Accionista da Victoria Seguros recebe classificação ‘A+’ da Fitch Ratings
Avaliação reflecte o “forte perfil” empresarial do grupo, tendo sido considerados factores chave como a posição de mercado do grupo SMABTP no sector de seguros e construção, a gestão prudente dos riscos e a sólida capitalização
CONSTRUIR
Habitação em Vila do Conde premiada em diferentes iniciativas internacionais
Governo dá luz verde à ANA para avançar com proposta para NAL
Retail Mind reforça estrutura com entrada de Telma Oliveira como managing director
Lagos investe mais de cinco milhões de euros em obras de eficiência hídrica
Madeira de freixo e cortiça vão equipar Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka
Kodawari Residences anuncia Fernando Cunha como director de Operações em Portugal
Grupo Libertas avança com construção do Lux Garden EVO
Número de casas vendidas sobe 27,7% em 2024
João Tinoco junta-se à equipa de capital markets da Worx
Governo cria “estrutura de gestão” para acompanhar projectos de aeroportos
A Victoria Seguros anuncia que os ratings do seu accionista a Societe Mutuelle d’Assurance du Batiment et des Travaux Publics (SMABTP), e da SMA, receberam a importante classificação de ‘A+’ (Forte) pela Fitch Ratings, uma das mais prestigiadas agências de classificação de risco de crédito a nível global. Uma classificação que “reflecte a solidez financeira, a sustentabilidade das operações e a robusta capacidade” de ambas as empresas para cumprir com as suas obrigações financeiras, indica a seguradora.
A Fitch Ratings baseou a sua avaliação em factores chave como a posição de mercado do grupo SMABTP no sector de seguros e construção, a gestão prudente dos riscos e a sólida capitalização. A classificação ‘A+’ reforça o “compromisso contínuo” do Grupo em garantir “estabilidade financeira” e prosseguir uma “estratégia de crescimento sustentável” no longo prazo.
Além de confirmar a “força e a confiança” depositada no accionista da Victoria Seguros, confirmando a “capacidade do Grupo para enfrentar os desafios do mercado segurador”, com resiliência e inovação, esta classificação também “evidencia o valor e a segurança oferecidos aos clientes, colaboradores e parceiros da Victoria no mercado nacional”, afirma a Comissão Executiva da Vcitoria Seguros.
A capitalização do Grupo continua a ser um ponto forte para a actual avaliação de rating. Segundo o relatório divulgado pela Fitch, no final de 2023, foi obtida a classificação de “Extremamente Forte” no modelo Prism Global da Fitch e o seu rácio Solvência II (S2) situava-se a um nível muito elevado de 250 % (final de 2022: 315 %), excluindo as medidas transitórias.
A descida do rácio S2 deveu-se principalmente à aquisição da CCR Re, em 2023, exclusivamente a dinheiro. O Finantial Leverage Ratio (FLR) aumentou de 3% no final de 2022 para 8% no final de 2023, devido à aquisição da CCR Re, que acrescentou 325 milhões de EUR de dívida subordinada.