CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Porto Business School (PBS) acolhe na próxima quinta-feira, 26 de Setembro, o evento “Tourism Talent Xchange”, uma iniciativa do Tourism Futures Center, integrado no Innovation X Hub da escola.
A sessão, presencial, é gratuita e aberta ao público, e marca a apresentação dos resultados do primeiro estudo do Observatório do Talento Migratório no Turismo, criado pela Porto Business School.
Com o turismo a registar números recorde e a contar com uma força de trabalho cada vez mais internacional, a gestão eficaz do talento migratório torna-se fundamental para a sustentabilidade e o sucesso do sector em Portugal.
Nesse sentido, o Observatório do Talento Migratório no Turismo, liderado por Rita Marques, directora do Tourism Futures Center, da Porto Business School e ex-secretária de Estado do Turismo, tem vindo a trabalhar no sentido de identificar desafios, oportunidades e boas práticas na integração e qualificação do talento imigrante.
O “Tourism Talent Xchange” será inaugurado por José Esteves, dean da Porto Business School, e contará com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, no evento que pretende moldar o futuro do turismo em Portugal.
Por sua vez, Rita Marques irá apresentar os resultados do primeiro estudo do Observatório do Talento Migratório no Turismo.
Refira-se que os dados apurados pelo Observatório do Talento Migratório no Turismo da Porto Business School reforçam a necessidade de maior transparência e estruturação nos programas de integração da força de trabalho migrante no setor do turismo em Portugal.
O estudo aborda, ainda, a dimensão da implementação de medidas formais de apoio à integração por parte das organizações, a capacidade destas na identificação dos desafios e dificuldades enfrentados pelos migrantes, além da perceção salarial entre migrantes e trabalhadores portugueses em funções semelhantes.
De seguida, a sessão contará com a participação de diversos especialistas do sector na mesa-redonda “Atracção e Retenção”, incluindo Carmen Lima, general manager da Riversighting MysticInvest Holding, Filipa Santos, people development do IHG Hotels & Resorts e Bernardo Martinho, HR director da Plateform.