Cleanwatts inicia expansão internacional para o Reino Unido
A empresa portuguesa faz parte do projecto pioneiro internacional Community DSO, partilhando, além-fronteiras, os seus conhecimentos em ferramentas de digitalização de energia a todos os sectores. A Cleanwatts posiciona-se a nível global como líder em soluções energéticas inovadoras
CONSTRUIR
A Cleanwatts, empresa portuguesa líder na digitalização de energia, pretende criar um impacto significativo na eficiência energética e na optimização da rede local do Reino Unido, contribuindo para transformar a independência energética do país ao participar no projecto Community DSO. Esta iniciativa, é uma colaboração entre a Northern Powergrid, TNEI e LCP Delta. A Cleanwatts é um dos parceiros-chaves no Consórcio Condor, liderado pela Electric Places CIC, e foi escolhida para o primeiro ensaio do projecto Community DSO.
O Consórcio Condor tem como objectivo desbloquear a flexibilidade de baixa tensão através de soluções inovadoras em gestão de redes de energia, flexibilidade do lado da procura, mercados de energia e inclusão dos clientes. A Cleanwatts irá fornecer ferramentas de digitalização de energia a todos os sectores, implementando centrais eléctricas virtuais e promovendo ferramentas de flexibilidade energética no mercado.
A participação da Cleanwatts nesta iniciativa marca a sua expansão internacional e sublinha a crescente influência internacional da empresa, bem como o seu compromisso em impulsionar a transição energética a nível global. Ao trazer inovação portuguesa para o sector energético do Reino Unido, a Cleanwatts está a desempenhar um papel crucial na formação do futuro dos sistemas de energia e optimização das redes liderados pelas comunidades europeias.
O Consórcio Condor envolve parceiros-chave como a Energise Barnsley, Whitley Bay Big Local, Knaresborough Community Energy,Nodes, ev.energy e SMPnet. Cada parceiro traz conhecimentos especializados únicos para o projecto, criando um ecossistema robusto para a inovação na gestão de energia comunitária. Inicialmente, o projecto Community DSO irá desenvolver e testar diferentes abordagens em quatro comunidades locais, abrangendo redes rurais e urbanas.