5,2 M€ para a resiliência hídrica do algarve
Ministério do Ambiente e Energia investe 5,2 milhões de euros na resiliência hídrica do Algarve. O financiamento visa construção de novas captações de água, reabilitação de infraestruturas existentes, redução das perdas de água e melhoria dos sistemas de abastecimento. A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, defende que investimento garantirá o reforço das infraestruturas hídricas da região e maior eficiência da gestão da água

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, aprovou um investimento de 5,2 milhões de euros para o Algarve, destinado a apoiar medidas de intervenção na sequência de situações de seca na região. Com este investimento pretende-se promover um uso mais eficiente da água e a protecção dos recursos hídricos, contribuindo para a sustentabilidade e resiliência do Sul do País face às alterações climáticas.
A ser executado pela empresa Águas do Algarve e com financiamento do Fundo Ambiental, o investimento prevê a realização de novas captações de águas subterrâneas e a reabilitação de captações públicas estratégicas existentes, para reforçar o sistema de abastecimento público de água, correspondente a quatro milhões de euros de investimento. Estando também contemplado o reforço temporário de equipas para a exploração das captações estratégicas, garantindo uma gestão eficiente e um controlo de qualidade rigoroso, onde serão investidos 700 mil euros e a reabilitação da rede de saneamento de Castro Marim, com a qual se pretende assegurar a redução de afluências indevidas e melhorar a eficiência do sistema, e que representa meio milhão de euros de investimento.
“Este investimento é um passo crucial para enfrentar os desafios impostos pelas situações de seca, que têm afectado o Algarve. Este Governo pretende garantir que as infraestruturas hídricas da região sejam reforçadas e que a gestão da água seja feita de forma eficiente, garantindo o abastecimento sustentável e contínuo para a população. Este esforço financeiro é um exemplo claro de como o Governo, através do Fundo Ambiental, está comprometido em apoiar iniciativas que assegurem a protecção dos nossos recursos hídricos e o bem-estar das comunidades”, salienta Maria da Graça Carvalho.
As acções previstas têm prazos bem definidos para a sua conclusão, destacando-se o término da primeira fase das empreitadas em Dezembro de 2024, a segunda fase em Março de 2025, e o término em Dezembro de 2025. Com este investimento, a Águas do Algarve compromete-se a apresentar relatórios de progresso e um relatório final, demonstrando a execução física e financeira das actividades, com indicadores de resultados claros.