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    Openbook cria ‘workplace design strategy’ para novo hub do BNP Paribas

    O gabinete de arquitectura é responsável pela criação do conceito “highlighted workplace” que servirá de mote ao novo hub do BNP Paribas em Lisboa. Espaços de contacto e comunicação, que surgem intercalados com espaços de foco e concentração e dão ritmo e compartimentação aos 30 000 m2 de escritório

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    O gabinete de arquitectura é responsável pela criação do conceito “highlighted workplace” que servirá de mote ao novo hub do BNP Paribas em Lisboa. Espaços de contacto e comunicação, que surgem intercalados com espaços de foco e concentração e dão ritmo e compartimentação aos 30 000 m2 de escritório

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    Openboook é responsável pelo projecto de arquitectura de interiores e workplace design strategy do novo hub do BNP Paribas, o qual abrange dois dos três edifícios do complexo EXEO, o Aura e o Echo, no Parque das Nações em Lisboa. O novo hub do BNP Paribas, com uma área total aproximada de 30.000 m2, é um projecto que nasce da vontade do grupo em centralizar num único local a maioria das suas equipas, até agora dispersas por diversas zonas de Lisboa. Esta estratégia permitirá criar um espaço desenvolvido à medida da empresa e que será adaptado às necessidades em constante evolução dos colaboradores, promovendo a inovação, a colaboração, o dinamismo e o bem-estar no local de trabalho.

    O desenvolvimento da workplace design strategy, a cargo da Openbook, teve como principal objectivo a criação de um ambiente funcional e inspirador que prioriza o bem-estar dos colaboradores e que optimiza a produtividade, com base na diversidade, flexibilidade, conforto e inovação. Num estudo que envolveu todos os colaboradores do BNP Paribas, a empresa quis que este espaço fosse desenhado tendo em máxima conta as necessidades de quem todos os dias utiliza o escritório. Num dia a dia em que tudo acontece a uma velocidade vertiginosa, é fundamental garantir a adaptação à mudança e o foco no que é importante. Foi este o mote que serviu de base ao conceito highlighted workplace, criado pelo escritório de arquitectura para o novo hub do BNP Paribas. Com base neste conceito, as zonas highlighted são espaços de contacto e comunicação, que surgem intercalados com espaços de foco e concentração e dão ritmo e compartimentação ao escritório no seu todo.

    Neste contexto, “o espaço de trabalho assume a dinâmica do mundo em que vivemos, com uma arquitectura criteriosa que irá permitir focar e destacar o que realmente interessa, por forma a ir ao encontro das necessidades e expectativas dos colaboradores do BNP Paribas”, explica Paulo Jervell, partner do Grupo Openbook.

    Como reforço e garantia do foco nas pessoas e em práticas sustentáveis, foi também definida a meta de obtenção de certificações LEED e WELL Gold, dois estatutos que podem ser complementares para criar uma união mais eficaz entre o ambiente físico e o colaborador, optimizando recursos para garantir a protecção do meio ambiente.

    “Para o BNP Paribas Portugal este projecto significa muito mais do que apenas novos escritórios. É sobre como nós, enquanto indivíduos, enquanto instituição, e enquanto parte da sociedade, vivemos, trabalhamos e evoluímos, tanto dentro, como fora deles. Assim, era crucial não apenas que este projecto fosse totalmente centrado nas pessoas, como também que conseguíssemos materializar estes valores e ambições nos nossos espaços, e é muito entusiasmante para nós ver o resultado deste alinhamento perfeito a começar agora a ganhar forma”, justifica Xavier Jombart, COO do BNP Paribas Portugal”.

    Nos diversos espaços que serão criados, o novo HUB do BNP Paribas contará ainda com um auditório, salas de formação, salas multiusos, centro médico, cafetarias, terraços e um piso dedicado a eventos.

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    Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025

    Na mais recente análise de “Conjuntura da Construção” a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, AICCOPN, estima que o sector da Construção venha a desempenhar um papel decisivo na evolução da actividade económica nacional em 2025, com a produção total, em termos reais, a crescer 4% no ponto médio do intervalo de previsão e a atingir um valor estimado de 23.700 milhões de euros

    A economia portuguesa registou um crescimento moderado de 1,7% no PIB em 2024, impulsionado pela dinâmica do consumo privado e do investimento. Este desempenho foi alcançado apesar de um contexto internacional desafiante, marcado por conflitos na Europa e no Médio Oriente, pressões inflacionistas e taxas de juro elevadas. No plano interno, destacou-se o contributo do sector do turismo, que manteve um crescimento robusto, bem como o investimento público associado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

    Para 2025, projecta-se uma ligeira aceleração da actividade económica, estimada em 1,9%. Este avanço será impulsionado pela esperada manutenção da tendência de redução das taxas de juro, pela recuperação dos salários reais e pelo aumento do investimento público, factores que deverão reforçar tanto o consumo privado como o investimento.

    No sector da construção, o Valor Bruto da Produção (VBP) terá registado um crescimento de 3% em 2024, reflectindo a resiliência do sector perante desafios significativos, como a escassez de mão de obra, a evolução do preço das matérias-primas, energia e materiais de construção, além dos elevados custos de financiamento. Entre os segmentos do sector da construção, destacou-se a engenharia civil, impulsionada pelo investimento público financiados por fundos europeus, como o PRR e o Portugal 2030. Os segmentos habitacional e de edifícios não residenciais também registaram evoluções positivas, embora de forma mais moderada.

    Com efeito, no segmento habitacional, o VBP terá registado um crescimento de 1,5% em 2024, sustentado por indicadores positivos como o aumento de 1,7% na conclusão de novos alojamentos, o crescimento de 0,7% no licenciamento de fogos novos e a valorização de 12% no valor mediano da habitação para avaliação bancária. Para 2025, considerando, nomeadamente, a evolução do licenciamento em 2024, prevê-se um crescimento da produção deste segmento entre 1,5% e 3,5%. Importa destacar que este ritmo será insuficiente para atender às necessidades nacionais, como demonstra, designadamente, o aumento de 8,5% no número de transacções de alojamentos e de 13,6% no seu valor durante os primeiros nove meses de 2024.

    O segmento de edifícios não residenciais apresentou um crescimento mais modesto em 2024, com o VBP a aumentar apenas 0,5%, reflectindo uma evolução contida no investimento privado. Para 2025, espera-se um desempenho semelhante, com o VBP a crescer entre 0% e 2%, condicionado por incertezas económicas e pela lenta recuperação do investimento empresarial.

    O segmento de engenharia civil destacou-se como o mais dinâmico em 2024, registando um crescimento de 5,1% no VBP, alavancado por um aumento de 37% nos concursos de obras públicas e de 52% nos contratos de empreitadas celebrados até Novembro. Para 2025, espera-se que o segmento mantenha um papel preponderante, com um crescimento projectado entre 5% e 7%, impulsionado pelo aumento do investimento público, suportado pelo financiamento do PRR e do Portugal 2030.

    Assim, estima-se que, em 2025, o sector da Construção desempenhe um papel decisivo na evolução da actividade económica nacional, com a produção total, em termos reais, a crescer 4% no ponto médio do intervalo de previsão e a atingir um valor estimado de 23.700 milhões de euros.

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    Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL

    Madalena Pereira, até agora residential marketing manager da JLL e passa assumir a responsabilidade pela definição da estratégia da consultora imobiliária em termos de marketing, comunicação e digital no mercado nacional

    Madalena Pereira, que integra a empresa desde 2016, foi promovida a head of Marketing da JLL em Portugal, assumindo a responsabilidade por delinear e implementar toda a estratégia de marketing da consultora no nosso país.

    “As pessoas são o nosso foco e reconhecer os talentos que temos em casa faz parte do nosso ADN. Esta promoção é o espelho dessa abordagem. A Madalena está connosco há oito anos e tem desenvolvido um trabalho notável na área residencial, uma paixão, talento e conhecimento que vamos levar a mais áreas de negócio”, comenta Carlos Cardoso, CEO da JLL Portugal.

    Com o novo cargo de Head of Marketing da JLL, Madalena Pereira conclui as suas anteriores funções como residential marketing manager e assume agora a responsabilidade pela definição de toda a estratégia da consultora imobiliária em termos de marketing, comunicação e digital no mercado nacional. À frente de uma equipa multidisciplinar, liderará iniciativas estratégicas para fortalecer a presença da JLL no sector imobiliário em Portugal.

    “Estou muito entusiasmada com estas novas funções, numa casa que é minha há quase 9 anos e que me tem permitido crescer e ser criativa. O negócio imobiliário é muito desafiante e poder trabalhar as suas várias vertentes a nível de marketing e comunicação, numa empresa, que é uma referência nacional e internacional, é um enorme orgulho”, afirma Madalena Pereira, head of marketing da JLL.

    O marketing associado ao sector imobiliário tem marcado a carreira da Madalena Pereira, que trabalha nesta área desde 2000, com passagem por várias companhias e projectos de referência. Os últimos oito anos deste percurso foram passados na JLL, onde ingressou em 2016 para gerir o marketing do negócio residencial. Madalena iniciou o seu percurso profissional em 1998, ligado ao marketing na área dos seguros.

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    TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024

    Em 2024, foram registadas 602 transacções. Volume de transacções regista queda de 16% em comparação a 2023. O sector de Real Estate foi o mais activo no período, com 105 transacções

    Em 2024, o mercado transaccional português viu a concretização de 602 operações e um valor total de 12,6 mil milhões de euros. Destas, 41% revelaram seus valores, conforme aponta o mais recente relatório do TTR Data em parceria com A&O Shearman.

    Estes números representam uma queda de 16% no número de transacções em comparação com o ano anterior, bem como uma diminuição de 17% no capital mobilizado.

    No quarto trimestre de 2024, foram registadas 153 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 3,2 mil milhões de euros.

    Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo em 2024, com 105 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services com 70 operações, o qual registou uma queda de 18% comparado a 2023.

    Âmbito Cross-Border
    No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha e a França, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 70 e 38 transacções, respectivamente.
    As empresas portuguesas escolheram a Espanha e o Reino Unido como principal destino de investimento, com 45 e 14 transacções, respectivamente.

    As empresas norte-americanas diminuiram em 25% suas aquisições no mercado português, em 2024. As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet aumentaram em 27% em comparação ao mesmo período de 2023.
    Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

    Em 2024, foram contabilizadas 70 transacções de Private Equity contabilizando 3,5 mil milhões de euros, representando um crescimento de 56% no valor em comparação ao mesmo período de 2023.
    Em Venture Capital, foram realizadas 122 rodadas de investimentos e um total de 886 milhões de euros, representando um crescimento de 55% no capital investido. No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 135 transacções com um valor de 3,0mil milhões de euros, representando um aumento de 47% no valor mobilizado.
    A transacção destacada pelo TTR Data em 2024, é a aquisição de uma participação majoritária na FairJourney Biologics pelo Partners Group. O valor da transacção é de aproximadamente 900 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa dos escritórios Cuatrecasas Portugal e Deloitte Legal Portugal. Do lado financeiro, foi assessorado pelo J.P. Morgan. A PwC Portugal realizou a Due Diligence.

    Ranking de assessores financeiros e jurídicos
    O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica em 2024 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a actividade dos assessores é reflectida pelo número de transacções e pelo valor total.

    Quanto ao ranking de assessores jurídicos, por número de transacções lidera ao longo de 2024, o escritório Cuatrecasas Portugal, com 49 transacções. Em valor, lidera o escritório PLMJ contabilizando um total de 2,7 mil milhões de euros.

    No que se refere ao ranking de assessores financeiros, por número de transacções lidera em 2024 o Banco Santander com cinco operações. Em valor lidera o escritório J.P. Morgan, contabilizando um total de 900 milhões de euros.

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    Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros

    Actualização do salário mínimo da empresa com impacto directo em todas as remunerações até 1.400 euros, que passam a receber um aumento mínimo de 50 euros

    A Garcia Garcia, construtora nacional, actualiza, já este mês, o ordenado mínimo em vigor na empresa para 925 euros, 55 euros acima do valor fixado pelo Governo para 2025. A construtora estabelece, assim, um incremento de 6,3% no seu salário de entrada. Com esta medida, a Garcia procura potenciar a captação e retenção e talento, assim como promover o bem-estar dos seus colaboradores. De recordar que já no ano passado, a empresa fixou o salário mínimo em 875€, valor superior aos 820€ definidos por lei.

    Paralelamente, todos os salários inferiores a 1.400 euros beneficiarão directamente de um aumento mínimo de 50 euros, acompanhando, assim, a evolução registada ao nível do salário mínimo do Grupo. A Garcia Garcia irá ainda aumentar o subsídio de alimentação dos trabalhadores para 9,5 euros por dia, como complemento ao aumento do salário dos seus trabalhadores. Desta forma, num mês de trabalho completo, a empresa assume um pacote salarial mínimo de 1134€.

    “Estas medidas adoptadas representam o compromisso da Garcia com o bem-estar e a valorização dos seus colaboradores, reforçando a sua importância para a trajectória de crescimento e sucesso da empresa. A Garcia acredita que faz parte da sua missão contribuir para a comunidade e desempenhar um papel activo na construção de uma sociedade mais equitativa e justa, sendo este um passo concreto em direcção a esse compromisso social”, salienta a construtora.

    O aumento do salário mínimo está integrado na política de responsabilidade social e benefícios e que é parte integrante da estratégia da empresa. Esta medida acresce a outros benefícios em vigor no Grupo, como seguro de saúde para todos os funcionários, que inclui os filhos dos funcionários com idade inferior a 18 anos; apoios ao ensino dos filhos dos colaboradores; prémios de desempenho regulares; entre outros benefícios na área da saúde, bem-estar e formação.
    De salientar que, como tem sido prática habitual, no final do ano de 2024, em função dos resultados, a Garcia Garcia realizou uma distribuição extraordinária de resultados pelos seus colaboradores, através da atribuição de um salário extra. Esta distribuição acresce à política de incentivos que se traduz em prémios de desempenho atractivos e regulares, que abrange todos os quadros e colaboradores operacionais da empresa.

    Em função desta política de distribuição de resultados e de prémios de desempenho, os colaboradores da empresa com mais de seis meses de antiguidade, receberam em 2024 um valor médio superior a dois salários adicionais.

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    Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios

    A Carmo Wood, responsável pela construção original dos Passadiços do Paiva em 2015, foi a empresa selecionada pela Câmara Municipal de Arouca para assegurar a reconstrução de parte do percurso consumido pelos fogos no passado mês de Setembro de 2024

    Nove anos depois a Carmo Wood regressa aos Passadiços do Paiva, para assegurar a reconstrução de parte do percurso consumido pelos fogos de Setembro de 2024. A empresa foi responsável pela construção original dos Passadiços do Paiva e volta a ser seleccionada para reconstruir os cerca de 600 metros de troço afectado pelos incêndios florestais que levaram ao encerramento, desde então, de parte do percurso original desta obra emblemática.

    A intervenção da Carmo Wood inclui a reposição de escadarias e segmentos do passadiço consumidos pelo fogo, bem como a limpeza de elementos afectados, garantindo a segurança e a preservação ambiental da área envolvente. A desafiante localização do troço em causa vai exigir muito das equipas Carmo Wood que terão de carregar e instalar todo o material pela via terrestre.

    “É com enorme sentido de responsabilidade e dedicação que assumimos a reconstrução dos Passadiços do Paiva, uma infraestrutura tão emblemática para o turismo nacional e com a qual a Carmo Wood tem uma relação tão especial. A nossa vasta experiência em projectos de engenharia complexos e o facto de conhecermos tão bem aquele terreno e as suas adversidades logísticas, aliados à vontade de devolver esta atracção aos visitantes com a máxima brevidade são o garante de sucesso desta nova obra”, afirma João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering.

    Os Passadiços do Paiva, reconhecidos internacionalmente e galardoados com 20 prémios, incluindo o de Melhor Atracção de Turismo de Aventura do Mundo pelo sétimo ano consecutivo nos World Travel Awards, são uma referência no turismo de natureza e aventura.

    João Figueiredo alerta ainda que “os acontecimentos de Setembro de 2024, como infelizmente os de tantos outros anos, recordam-nos que até as infraestruturas mais emblemáticas e premiadas estão vulneráveis quando a protecção ambiental é negligenciada. Portugal tem de cuidar e proteger a sua floresta com a mesma dedicação e empenho com que protege os seus marcos históricos e culturais. Sem floresta, sem natureza, perdemos não só infraestruturas emblemáticas como os Passadiços do Paiva; perdemos a essência de quem somos enquanto país”.

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    Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional

    Sem data de arranque dos trabalhos, nem data de conclusão definida, o investimento estimado ronda os 25 milhões de euros

    Manuel Aires Mateus vai ser o coordenador do projecto de reabilitação do Estádio Nacional, segundo os resultados de um concurso de ideias realizado com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.

    “A proposta foi destacada pela sua excelente adequação ao carácter patrimonial do estádio, pela originalidade da cobertura e pela coerência programática”, pode ler-se no comunicado que revela a ponderação do júri constituido para o efeito.

    Manuel Aires Mateus explicou que “este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. A prioridade foi preservar o património e refuncionalizá-lo. Entre as novidades destacam-se a construção de uma pala com inclinação variável, umaoperação de ‘limpeza’ na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo.”

    O concurso recebeu 13 candidaturas, das quais seis foram selecionadas para apresentação de trabalhos de conceção.

    Fernando Gomes, presidente da FPF afirmou que foi “com sentido de responsabilidade e enorme orgulho que a Federação Portuguesa de Futebol assumiu a liderança do projeto de reabilitação do Estádio Nacional, em conjunto com as federações de atletismo e de râguebi.”
    “Quero felicitar o consórcio vencedor do concurso e agradecer a todos os restantes concorrentes que apresentaram as suas candidaturas”, disse. “A reabilitação do Estádio Nacional é um testemunho do compromisso de todos nós com o desporto, com a história e com o futuro.

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    Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros

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    Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única

    Esta é a primeira vez que o processo de votação numa eleição regular da Ordem dos Engenheiros é totalmente eletrónico, numa clara aposta na desmaterialização de processos e em consonância com a crescente digitalização em curso

    Fernando de Almeida Santos lidera a única lista que se apresentou à corrida para a presidência do conselho directivo nacional sendo, por isso, o único candidato a bastonário da Ordem dos Engenheiros. Santos deverá, assim, ser reeleito para a presidência daquele organismo, nas eleições que decorrem no próximo dia 8 de Fevereiro.

    Encerrado o período regulamentar para a apresentação de candidaturas aos Órgãos Nacionais, Regionais e Distritais da Ordem dos Engenheiros, para o mandato 2025/2028 Fernando de Almeida Santos estará acompanhado por Jorge Liça e Dina Dimas como candidatos a seus Vice-presidentes Nacionais, numa lista nacional que engloba mais de duas centenas de candidatos, oriundos de todo o País, incluindo Regiões Autónomas Insulares.

    Esta é a primeira vez que o processo de votação numa eleição regular da Ordem dos Engenheiros é totalmente eletrónico, numa clara aposta na desmaterialização de processos e em consonância com a crescente digitalização em curso. Toda a informação sobre o processo eleitoral e documentos relacionados, pode ser consultada em permanência em ordemdosengenheiros.pt/eleicoes2025/pt/.

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    As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park

    O Instituto de Soldadura e Qualidade, ISQ, no Tagus Park, recebe dia 15 de Janeiro um workshop sobre políticas publicas sobre Renovação Energética de Edifícios. A organização do encontro é do grupo coordenador do projecto SUREFIT

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    A coordenação do projecto SUREFIT organiza um Workshop de Políticas sobre Renovação Energética de Edifícios no dia 15 de Janeiro, no Instituto Soldadura e Qualidade, ISQ, Tagus Park. O evento reunirá decisores políticos, investigadores e especialistas do sector para debater as oportunidades e desafios associados à renovação energética profunda do parque edificado nacional, estimulando o debate sobre as implicações de futuros desenvolvimentos tecnológicos e políticos neste domínio.

    O workshop pretende debater, entre outros, os desafios legais, institucionais, financeiros e técnicos para a renovação energética de edifícios, com destaque para a nova Directiva sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD, na sigla inglesa). Assim, a primeira parte da manhã é dedicada à “Revisão da EPBD: Quais as alterações previstas para Portugal?” e contará com a participação de Ricardo Frutuoso Aguiar, Direcção-Geral de Energia e Geologia, de Rui Fragoso, ADENE e de Hélder Gonçalves, do LNEG, num debate moderado por Sérgio Tadeu do ISQ.

    A segunda parte da manhã é dedicada à “Descarbonização do sector dos edifícios em Portugal” num debate que contará com a participação de Eduardo Maldonado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, José Dias, da SEL, e Vanessa Tavares do BuiltColab.

    O encontro terminará com uma mesa-redonda que reunirá todos os participantes, com moderação de João Safara, do ISQ, e participação de Rita Moura, presidente da PTPC.

    Este workshop visa promover o intercâmbio de conhecimento e a cooperação a longo prazo, contribuindo para uma política de renovação energética mais eficaz e alinhada com os objectivos de neutralidade carbónica.

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    AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha

    Primeira feira de 2025 do calendário de acções de internacionalização da AEP leva sector da construção à Alemanha. Em 2024, o projecto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 20 mercados

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    Em 2024, o projecto BOW, Business on the Way ,promoveu a participação de 180 empresas em 27 acções, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos. O balanço do principal programa de internacionalização da Associação Empresarial de Portugal, AEP, é feito a propósito do arranque da BAU, a feira do sector da construção e materiais de construção que arranca hoje em Munique, na Alemanha, e decorre até dia 17.

    Com a AEP vão cinco empresas nacionais: Castelhano & Ferreira, (indústria de tectos falsos e divisórias); Fatimastones Marsefal, (fabricação de artigos de mármore e de rochas similares); Mvc Mármores de Alcobaça, (indústria de transformação de calcário); Polo JCP (fabricação de artigos de arte em madeira e seus derivados e fabricação de azulejos); e RCN Innovation In Aluminium Systems, (criação, desenvolvimento, produção e instalação de sistemas de alumínio).

    A feira BAU, acontece de dois em dois anos em Munique e é considerada uma referência a nível mundial para o sector da construção e materiais de construção. “Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 acções, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos. A participação na BAU tem como objectivo proporcionar às empresas oportunidades de negócios num mercado exigente, mas muito atractivo e com um potencial ainda por explorar. Apesar da Alemanha apresentar oportunidades em diferentes áreas e de ser um dos principais parceiros de Portugal, obriga a uma abordagem estruturada e persistente e é aqui que a AEP tem um papel importante no apoio à internacionalização, nomeadamente através do projeto BOW”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

    Esta é a quarta participação na feira BAU. A primeira foi em 2017. Mas no mercado alemão a AEP já organizou várias participações coletivas de empresas para os setores médico e hospitalar (Feira Medica, em Dusseldorf), componentes automóveis (Feiras IZB, em Wolfsburg, IAA, em Frankfurt, GACS, em Stuttgart), construção e equipamentos para a construção (Feira BAUMA, em Munique) e retalho (Feira EUROSHOP, em Dusseldorf).
    A Alemanha é uma das mais desenvolvidas economias do mundo, altamente inovadora e voltada para a exportação. O ano passado, foi o terceiro cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 10,8%, ocupando a segunda posição ao nível das importações (11,5%). É o segundo maior cliente da indústria de componentes automóveis, com uma quota correspondente a 22,6 %.

    Líder a nível mundial para as áreas da arquitectura, materiais e sistemas de construção, a BAU é um certame onde está representada toda a tecnologia de ponta da indústria da construção internacional, permitindo a entrada em novos mercados. Em 2023, esgotou os 19 pavilhões do recinto da feira, com mais de 200 mil m² de exposição e um total de 2260 expositores. No total, a BAU contou com 190 mil visitantes, sendo 40% oriundos do estrangeiro. Países como a Áustria, Itália, Suíça, Polónia e Turquia estão na lista dos Top 5 em participação.

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    Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025

    O design português dá o seu primeiro grande passo de 2025 nos palcos internacionais com a presença de 57 marcas portuguesas na Maison&Objet, uma das mais prestigiadas feiras globais de design, decoração e lifestyle. O evento decorre em Paris, de 16 a 20 de Janeiro, sob o tema Sur/Reality

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    A Maison&Objet, reconhecida por moldar as tendências globais da indústria, está de regresso de 16 a 20 de Janeiro. Atraindo um público diversificado e altamente qualificado: dois terços são retalhistas e um terço são profissionais da área, como arquitectos e designers de interiores, o certame é uma plataforma única para promover o design português a nível global.

    As marcas nacionais, 57, estarão integradas numa estratégia coordenada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA. Este esforço conjunto destaca o papel do design português no cenário global, reforçando a ligação histórica com o mercado francês, o principal destino das exportações da Fileira Casa Portuguesa.

    Esta edição explora fantasia, distorção, humor e poesia para responder ao crescente apetite dos consumidores pelo estranho e pelo surpreendente. Com uma programação que inclui as 100 melhores moradas de design de Paris, e 45 conferências, a feira, que reúne 2.400 marcas e espera atrair mais de 70 mil visitantes de 145 países, é uma plataforma de interacção criativa e oportunidades de negócio.

    Após a edição de Janeiro, a Maison&Objet voltará a fazer de Paris o centro internacional do design entre os dias 4 e 8 de Setembro. Além disso, ao longo do ano, o hub digital MOM (Maison&Objet and More), conecta marcas, designers e compradores e destaca mais de 30.000 produtos.

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