Panasonic comemora 20 anos da tecnologia nanoe
Ao longo dos anos a tecnologia evoluiu “drasticamente”. Em comparação com o primeiro gerador nanoe desenvolvido em 2003, o nanoe X Generator Mark 2 gera 20 vezes mais radicais hidroxila e o nanoe X Generator Mark 3 gera até 100 vezes mais

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Panasonic Heating & Cooling celebra duas décadas de revolução no espaço interno com a tecnologia nanoe. Criada em 1997, esta tecnologia permite limpar o ar que respiramos de poluentes e alcançar um ambiente interno mais agradável.
A preocupação da Panasonic em desenvolver esta tecnologia tem sido fundamental, com base nos radicais hidroxila, que são muito abundantes na natureza e têm a capacidade de inibir certos vírus e bactérias. Especificamente, os radicais hidroxila são moléculas instáveis que reagem facilmente com elementos como o hidrogénio, pois captura-os, decompõe-os e neutraliza-os.
A tecnologia Nanoe X evoluiu “drasticamente” ao longo dos anos. Em comparação com o primeiro gerador nanoe desenvolvido pela Panasonic em 2003, o nanoe X Generator Mark 2 gera 20 vezes mais radicais hidroxila; e o nanoe X Generator Mark 3 gera até 100 vezes mais.
Mais recentemente, em 2023, a Panasonic introduziu o gerador nanoe X Mark 3, integrado em muitos equipamentos de aquecimento e arrefecimento. Esta tecnologia de terceira geração produz radicais hidroxila (radicais OH), produtos de limpeza próprios da natureza, que efectivamente neutralizam contaminantes em interiores, superfícies e até tecidos, criando um espaço mais confortável.
Esta e outras soluções e novidades estiveram em destaque em dois encontros que aconteceram em Lisboa e no Porto, em conjunto com a Sanitop. Sob o tema “Soluções Sustentáveis para um Melhor Futuro”, as duas empresas reuniram mais de 300 profissionais para conhecer as “novas e eficientes” soluções AVAC da Panasonic.
Uma parceria que teve início em 2015, como parceiros estratégicos que desenvolveram acções, promoções e eventos como este, que se consolidaram ao longo do tempo e reforçam o compromisso mútuo de oferecer soluções avançadas de ar condicionado.
“A Panasonic tem desenvolvido um trabalho muito interessante com a Sanitop no sentido de satisfazer as necessidades dos clientes profissionais. Estamos orgulhosos desta parceria e muito optimistas relativamente aos seus resultados e ao seu impacto no mercado, para, em conjunto, podermos contribuir positivamente para uma sociedade cada vez mais descarbonizada, de forma a proporcionar uma vida melhor e mais confortável aos nossos utilizadores”, afirmou Bruno Pereira, director comercial da Panasonic Heating and Cooling em Portugal.
Também Johan Stevens, director geral da Sanitop, destacou o feedback “muito positivo” por parte dos profissionais presentes, com o objectivo conjunto de “levar o conforto com sustentabilidade à casa das pessoas”.