CONSTRUIR
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
Em 2023, a Schindler registou um aumento tanto de encomendas, como de receitas, alcançando os 11.439 milhões de francos suíços e 11.494 milhões de francos suíços (CHF), respectivamente. Em moeda local, o crescimento foi de 1,7% e 7,45%, para ambas as situações.
Também o lucro operacional aumentou para 1.188 milhões CHF, correspondendo a um EBIT de 10,3% (EBIT ajustado de 10,9% vs. 9,2% em 2022). O lucro líquido aumentou significativamente para 935 milhões de CHF, correspondendo a uma margem de 8,1%. O cash-flow operacional aumentou 84,7%, para os 1.271 milhões de CHF.
“Apesar do enfraquecimento dos mercados de construção e da persistente pressão da taxa de câmbio, continuamos no nosso caminho de melhorar a rentabilidade e o crescimento sustentável”, declarou Silvio Napoli, presidente e CEO da Schindler. “Com a nossa estratégia reorientada, construída em torno de um serviço dedicado ao cliente, nas fortes capacidades do nosso pessoal da primeira linha e em medidas de melhoria da eficiência, estamos determinados a continuar neste caminho e a melhorar ainda mais a nossa competitividade, passo a passo, ano após ano”.
Ao nível das encomendas o negócio das Novas Instalações registou um decréscimo, embora inferior ao do mercado global. Já os Serviços registaram um forte crescimento, enquanto as Modernizações começaram a recuperar no último trimestre.
Quanto às receitas, todas as linhas de negócio cresceram devido à sólida execução do volume de encomendas. As regiões EMEA, América e Ásia-Pacífico registaram um forte crescimento, enquanto as receitas da China diminuíram ligeiramente.
Ainda em 2023, e em matéria de sustentabilidade, a Schindler foi reconhecida pelo Carbon Disclosure Project (CDP) pelos seus “esforços em combater as alterações climáticas”, mantendo-se na lista CDP A, que integra o grupo de empresas que operam de acordo com os mais elevados padrões ambientais.
Para 2024, ano em que a Schindler comemora o seu 150º aniversário, a empresa continua a rota de crescimento de receitas, na ordem de um dígito em moeda local, com uma margem EBIT de 11%. Olhando para o futuro, em linha com o compromisso de alcançar uma maior competitividade, o objectivo da Schindler é atingir um EBIT reportado de 13% a médio prazo.