Vicaima aponta novidades e tendências do design para 2024
Vicaima abre portas às tendências e novas perspectivas que a arquitectura, a construção e o design podem revelar este ano. Do poder transformador da Inteligência Artificial, à sustentabilidade, muitos são os drivers da evolução
CONSTRUIR
Trancoso lança concurso para Museu da Cidade por 3,4 M€
AML tem luz verde para construir 10.500 casas
AICCOPN: Valores em concursos públicos atingem em 2024 máximos históricos
‘The Social Hub’ chega ao Porto com novo conceito de hotelaria híbrida
Município de Arganil investe 5M€ na requalificação de Escola Secundária
Engie investe e implementa centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce
C&W e Worx assessoram arrendamento para novo laboratório da Affidea
Fileira Casa leva perto de uma centena de empresas nacionais a Frankfurt
Porto: Antigo Mercado de S. Sebastião dá lugar a novo espaço público
Dossier “Máquinas e Equipamentos”: Num mercado em transformação, aluguer domina e ‘pequenas’ crescem
Como um dos maiores players europeus no design e produção de soluções de vanguarda para portas de interior, portas técnicas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário, a Vicaima lista algumas das principais apostas que já estão a ser seguidas pelos profissionais da área e cuja relevância deverá aumentar durante este ano.
Um ponto será comum a qualquer sector: o poder transformador da inteligência artificial (IA). Seja no design e decoração de interiores, seja nos processos e softwares de construção, as tecnologias disruptivas irão desempenhar influência na eficiência das diferentes fases de um projecto, desde a geração de modelos 3D, gestão integrada de projectos ou selecção de elementos decorativos, elevando a criatividade e unicidade dos espaços ao agregar a capacidade analítica das ferramentas digitais com a sensibilidade estética e funcional da vertente humana.
Sustentabilidade vai continuar a desempenhar um papel essencial
Este ano, o factor da sustentabilidade será um ponto desdobrado em mais do que a escolha de um produto decorativo, através de elementos que reflictam a valorização da cultura local, da proximidade de comunidades e da consideração perante gerações vindouras.
No sector da construção, permanecerá relevante em projectos distintos a inclusão de produtos com certificação FSC (Forest Stewardship Council), a entidade que promove a gestão responsável das florestas, enquanto é mantida a atractividade estética e performance exigidas.
Além disso, ganhará ainda mais relevância a reabilitação de edifícios existentes, acrescidos do valor que a recuperação do património histórico pode trazer. Nos seus interiores, destacar-se-á o isolamento térmico como um dos factores chave para reduzir o consumo energético, simultaneamente garantido conforto para os utilizadores, mantendo-se a constante prioridade da iluminação natural pelos utilizadores ao proporcionar um ambiente acolhedor e convidativo.
A par, ganhará igualmente pertinência o isolamento acústico, factor preponderante quando o silêncio é a resposta mais audível à exigência actual pela tranquilidade e conforto.
As portas como elemento fundamental da personalização
A selecção de estilos, tonalidades e relevos elevada a um arquétipo que promete tornar-se na próxima revolução do design. Hoje, regista-se uma crescente procura por portas com designs e acabamentos personalizados adaptadas a necessidades e estéticas específicas, um factor alavancado pela IA no que toca à análise de dados, estilos de vida e preferências.
Desde a maleabilidade de formas suaves e orgânicas às colaborações arrojadas entre marcas de indústrias opostas, 2024 surge no horizonte como o ano ideal para utilizadores que anseiam o inesperado, numa era em que a liberdade é total e a mutação diária.
Neste panorama, a autenticidade das escolhas promete revelar-se na opção de revestimentos para as portas, desenvolvendo superfícies em que o relevo pode ser o factor diferenciador. Entre as vastas opções da Vicaima, esta onda criativa já se reflecte na gama de revestimentos portas Dekordor 3D, que marca a diferença pelo seu look moderno e textura pronunciada. No total, disponibiliza uma paleta requintada de quinze designs tendência, em tons claros e escuros.
Aliás, é precisamente o efeito do tom e da cor a reinar em projectos altamente personalizados, tal como traduz em toda a sua essência a eleição da Pantone para 2024, o Peach Fuzz, que pode destacar-se como diferenciador em qualquer décor.
A abordagem ecologicamente consciente na construção dos espaços será uma continuação daquilo que os anos recentes têm mostrado, revelando-se na arquitectura através dos materiais naturais, dos sistemas de reutilização e no compromisso ambiental. Um rumo definido pelas escolhas sustentáveis, abre caminho a uma construção mais bem preparada para adaptações às exigências ambientais e aos fenómenos climatéricos. Na camada anterior à estética, resistência e durabilidade integrarão o núcleo de qualquer projecto multifuncional.
Além da segurança, poupança energética e isolamento assumem-se, desta forma, como requisitos construtivos decisivos nas habitações e que se reflectem na performance técnica do Portaro de Segurança RC2 da Vicaima, uma solução de elevado desempenho que garante, num só produto, resistência à intrusão, excelente capacidade de isolamento térmico, elevada performance ao nível da resistência ao fogo e isolamento acústico, estando certificada por entidades internacionais acreditadas.