Porto da Figueira da Foz lança concurso público internacional
Com o valor de 24,32 milhões de euros, a empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas e infraestruturas do Porto da Figueira da Foz visa capacitar as infraestruturas para receber embarcações de maior dimensão

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Administração do Porto da Figueira da Foz deliberou na passada quinta-feira o lançamento do concurso público internacional para a “Empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e das Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz” com um preço base de 24,326 milhões de euros. Esta empreitada é estrutural para o porto na medida em que capacitará as suas infraestruturas para receber navios de maior porte, dando resposta à tendência mundial de aumento da dimensão dos navios que operam no mercado, reforçando, ainda, as condições de segurança da navegabilidade e aumentando a eficiência das operações portuárias, permitindo ganhos de competitividade económica e ambiental.
Este investimento permitirá ao Porto da Figueira da Foz receber navios até 140 metros de comprimento (actualmente e oficialmente 120 metros) e 8 metros de calado, afirmando-o cada vez mais como uma infraestrutura portuária europeia contribuindo para o crescimento da dimensão ibérica ao seu hinterland e foreland.
Esta obra conta com a participação do sector privado no seu financiamento, nos termos do protocolo assinado em 25 de Setembro de 2019 entre a APFF, operadores portuários e principais clientes a operar no porto.
Esta projecto incluído na Resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017, de 24 de Novembro, que aprova a “Estratégia para o Aumento da Competitividade da rede de Portos Comerciais do Continente”, alterada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 182/2021, de 24 de Dezembro, e no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, estando previsto ser cofinanciada pelo Programa Temático para a Acção Climática e Sustentabilidade.
Prevê-se que o início dos trabalhos ocorra durante o último trimestre de 2024, sendo o prazo previsto de execução de 460 dias.