1º Congresso da APPC discute a mudança na Arquitectura e Engenharia
A Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores lança o tema “Arquitectura e Engenharia: Um sector em mudança acelerada” para 1º Congresso. O evento terá lugar no próximo dia 21 de Novembro e será presidido por Pedro Siza Vieira

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores, APPC, pretende incentivar a discussão de temas que estão a mudar o sector. O primeiro congresso da associação está agendado para o próximo dia 21 de Novembro, terá como palco o CCB e é subordinado ao tema “Arquitectura e Engenharia: Um sector em mudança acelerada”. O encontro, presidido pelo ex-ministro Pedro Siza Vieira, será dividido em três partes: “A sustentabilidade na construção: oportunidades e desafios”; “Os impactos das metodologias colaborativas BIM e da industrialização da construção”; e “A inovação nos empreendimentos públicos: que mudanças?”
O congresso conta ainda com a presença de Inés Ferguson, Presidente da Federação Europeia de Associações de Consultoria de Engenharia EFCA, como keynote speaker, e Marina Gonçalves, ministra da Habitação, como convidada especial.
“É com muito prazer que me associo a este 1.º Congresso da APPC. Poucos sectores serão tão afectados pelas mudanças na forma como se desenvolve a sua actividade como o da engenharia e construção. Os equipamentos terão de ser sustentáveis e os processos serão mais digitais e colaborativos. E todas estas mudanças ocorrerão num contexto de grande actividade pública e privada. Será muito entusiasmante participar nesta discussão”, justifica Pedro Siza Vieira.
“Organizar um evento desta magnitude era o próximo passo a dar pela APPC. A evolução e a inovação resultam sempre de um primeiro passo de discussão. Claro que as metodologias colaborativas, por exemplo, serão a solução para alguns problemas, mas tudo começa com uma conversa entre intervenientes interessados e especialistas no assunto. Serão abordados temas como a escassez de mão de obra qualificada, a prefabricação e até mesmo a legislação, que são variáveis que têm vindo a moldar o sector no contexto nacional”, sustenta Jorge Nandin de Carvalho, presidente da direcção da APPC.