Congresso da CMM regressa em Novembro
A 14ª edição do Congresso promovido pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, CMM, que está agendada para 23 e 24 de Novembro, será dedicada ao debate da “Construção Modular” e na “Manufactura Aditiva”. Espanha é o país convidado num evento que regressa ao formato presencial
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O encontro que visa disseminar o reconhecimento técnico sobre a construção em aço, está agendado para os dias 23 e 24 de Novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
Durante dois dias as empresas da fileira da construção metálica – siderurgia, metalomecânicas, construção, montagem, importadores e armazenistas, produtores de perfis e componentes de aço, consultoria e projecto, equipamentos e instituições de ensino e de investigação – vão reunir-se para debater a inovação do sector, em particular no domínio da “Construção Modular” e da “Manufactura Aditiva”, dois dos temas centrais do encontro.
Com cerca de 30 sessões técnicas previstas para os dois dias, a sessão de abertura do congresso contará com a presença da secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues. A responsável estará presente na sessão de abertura bem como na sessão dedicada à “Construção Modular”. Aquele que é hoje um dos maiores desafios transformador do sector da construção, no seu todo, conta ainda com a participação RSHP, da Bysteel e da ARUP, empresas na linha da frente do desenvolvimento em torno da construção modular e do aço.
A manhã do primeiro dia do encontro encerrará com a sessão dedicada à “Economia e Legislação”, que será presidida pelo secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e conta com as intervenções do IPQ, da Martifer e da ASAE.
A sessão dedicada ao debate da “Manufactura Aditiva” terá a contribuição da investigadora e arquitecta Stefana Paracho, fundadora do Laboratório de Computação Criativa e de Luís Simão da Silva, presidente da CMM.
O congresso contará, entre outros, com a presença de José Miguel Castro, membro efectivo co Comité técnico 13, sobre Projecto Sísmico da Convenção Europeia para a Construção em Aço, que irá falar sobre “As estruturas mistas aço-betão no contexto da nova geração dos Eurocódigos”, do especialista László Dunai, cujas principais áreas de investigação abrangem estruturas de aço e estruturas mistas aço-betão, sistemas estruturais de paredes finas, estabilidade e fadiga de pontes. Também já confirmada está a presença de Jean-François Demonceau (resistência e estabilidade de estruturas de aço e estruturas mistas), e de Markus Knobloch (especialista em estabilidade e durabilidade estrutural e desempenho de risco estrutural).
Espanha é país convidado do 14º Congresso da CMM, um mercado cada vez mais importante para a fileira portuguesa, proporcionado pela proximidade geográfica e pela dimensão e oportunidades.
A importância dos recursos humanos
Este ano o Congresso de Construção Metálica e Mista irá realizar uma feira de emprego em parceria com instituições de ensino e as empresas do sector. O objectivo é o de disponibilizar um espaço dedicado aos estudantes, criando oportunidades para estes estabelecerem o primeiro contacto profissional.
Esta primeira edição da feira de empresa irá contar com a presença de 17 empresas do sector da construção e engenharia: Bysteel, Constálica, Construsoft, DNC Técnica, EISP Qualidade, Ergicon, Fametal, Galvaza, JP Engenharia, Leica, Martifer, Metalogalva, O Feliz, Pecol, Rawlplug, Slefty e Tecofix.