“Fashion Outlet Halle Leipzig”
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Centros Comerciais Outlet europeus registam forte desempenho no primeiro semestre de 2023
As vendas dos principais operadores europeus ultrapassam o máximo pré-pandémico de 2019 Na Península Ibérica, as vendas registaram um aumento de 18,7% desde 2019, revela a consultora imobiliária Cushman & Wakefield
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O desempenho dos centros comerciais europeus de segmento “outlet”, relativo ao primeiro semestre de 2023, destaca-se dos demais formatos do sector do retalho, de acordo com novos dados da consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W). Num desempenho muito homogéneo entre os principais operadores de “outlets”, registou-se um crescimento de vendas de +11,3% em relação ao primeiro semestre de 2019, e de 16,9% em relação ao mesmo período de 2022.
A resiliência do sector está comprovada em toda a Europa, com destaque para o Reino Unido. Este mercado registou um crescimento das vendas de +9,9% em relação ao primeiro semestre de 2019, mesmo num cenário de alguma retracção da procura por parte dos consumidores e a eliminação do reembolso do IVA. No caso da Alemanha, que apresenta um índice menos positivo de confiança por parte dos consumidores, o crescimento foi de apenas 0,2% em relação ao primeiro semestre de 2019, ficando assim atrás da restante Europa, tendo, no entanto, aumentado as vendas em 19,1% comparativamente aos valores do primeiro semestre de 2022.
A Península Ibérica registou uma recuperação muito positiva, beneficiando do regresso dos turistas internacionais, bem como do lançamento de novas rotas no período de Verão entre o continente americano e algumas cidades regionais, com um aumento de 18,7% nas vendas desde 2019. Esta evolução está em linha com a recuperação positiva da região após a pandemia em todos os segmentos de retalho, sustentada por um forte mercado ocupacional.
A Europa de Leste recuperou do impacto da guerra na Ucrânia em 2022, com um aumento de 16,7% desde 2022 e quase 3 pontos percentuais à frente do seu crescimento de 2019. Adicionalmente, a região registou um aumento de 26,7% nos gastos médios, um indicador de que os operadores estão a adaptar-se e a ter sucesso em ambientes operacionais difíceis.
“Os números sólidos do segmento Outlet, com especial destaque para o desempenho ibérico, mostram que este formato comercial segue de forma clara a tendência de crescimento de vendas também observada em Centros Comerciais e Retail Parks. A recuperação excepcional dos níveis de turismo face aos anos pré-pandémicos, a abertura de novas rotas aéreas e um mercado ocupacional forte e dinâmico alicerçam este crescimento e comprovam a resiliência deste formato”, sublinha Tiago Pereira, associate de capital markets na Cushman & Wakefield.
O aumento das vendas em toda a Europa ocorre apesar de o número de visitantes ter registado uma ligeira queda em relação a 2019 (-1,4%). No entanto, o crescimento em 2023 face a 2022 reflecte uma forte recuperação, com a Alemanha (+16,5%), a Europa de Leste (+7,7%), França e os Benelux (+13,5%), Suíça, Itália e Áustria (+15,4%) e a Península Ibérica (+12%), a registarem um crescimento de dois dígitos.