O projecto que está a nascer no Alentejo ganha visibilidade na CPLP
A secretária de Estado angolana para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável visitou a sede do projecto Guardiões, instalada na BioBIP, Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, para conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do combate às alterações climáticas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A responsável angolana foi recebida pelo coordenar do projecto, Jorge Martins, que partilhou as principais orientações do projecto e a sua dedicação à formação das novas gerações e à sensibilização da população para as temáticas de protecção da natureza, descarbonização e transição para uma Economia Circular. “Foi uma enorme honra receber um membro do Governo de Angola e dar-lhe a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver no Alentejo. Acreditamos que o Guardiões, nomeadamente através da expressão que um dos seus membros fundadores, p Fórum Energia e Clima, já detém na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), poderá levar a sua missão além-fronteiras num trabalho conjunto pela salvaguarda do nosso planeta”, afirmou.
Paula Coelho, secretária de Estado angolana para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, foi também recebida pelo Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, que reforçou a disponibilidade da instituição para uma parceria estratégica com o Governo de Angola.
Na incubadora de empresas do Politécnico, a secretária de Estado angolana teve ainda a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na BioBIP Energy para o aproveitamento de resíduos.
Recorde-se que o projecto Guardiões tem como objectivo sensibilizar e informar a sociedade civil sobre a temática das alterações climáticas. Através da partilha de conhecimento e da dinamização de acções junto da população, o projecto pretende transformar o Alentejo numa região exemplo, não só da descarbonização, mas também de uma transição de sucesso para a economia circular. O Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.