Light + Building: “Be Electrified” em 2024
“Sustentabilidade”, “Conectividade” e “Trabalho + Vida” são, assim, o fio condutor da 7ª edição da feira internacional de iluminação, que decorre de 3 a 8 de Março em Frankfurt. A forma como a tecnologia se deve adaptar às actuais exigências, através de interfaces e sistemas interoperáveis estará em destaque
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A pedra angular para mais sustentabilidade e um sector de construção sustentável está na electrificação. É por isso que o lema da principal feira de iluminação será, em 2024, “Be Electrified”.
Com base nisso, três tópicos principais especificam o que será essencial para vivermos, trabalhar e nos movimentarmos no futuro. “Sustentabilidade”, “Conectividade” e “Trabalho + Vida” são, assim o fio condutor das palestras, visitas guiadas e espectáculos especiais que irão acontecer de 3 a 8 de Março de 2024, em Frankfurt am Main.
Tendo como base a tecnologia de iluminação inteligente até a tecnologia residencial e de construção voltada para o futuro, a principal feira mundial de tecnologia de iluminação é o ponto de encontro internacional da indústria para especialistas, fabricantes, planeadores, arquitectos e investidores.
A plataforma do sector reflecte os temas que influenciam significativamente os negócios das empresas expositoras. “A forma como as pessoas vivem, trabalham e interagem nas cidades e edifícios está em constante mudança. Portanto, a tecnologia de construção do futuro deve ser capaz de se adaptar às mudanças e exigências variadas. Deve haver interfaces para novas fontes de energia, os sistemas devem funcionar de forma interoperável e a operação eficiente deve ser algo natural em termos de emissões e economia”, explica Johannes Möller, director da Light + Building.
Sustentabilidade, conectividade e trabalho
O tema da luz e iluminação em todas as suas formas recebe nesta feira um foco especial. Aqui, a tecnologia inovadora é combinada com um design voltado para o futuro para maior conforto, definindo tendências no que respeita ao design de luminárias e de elementos em edifícios.
Para esse efeito, contribuem três pontos essenciais que caminham lado a lado. A contribuição de sistemas e abordagens mais integrativas e eficientes para tornar a construção mais sustentável, assim como a importância nos materiais utilizados e nos processos de fabricação é um desses pontos.
A questão da “conectividade” também contribui para o uso eficiente dos recursos. Na casa inteligente e no edifício inteligente, a electrificação e a digitalização são a base para uma rede bem-sucedida. No ciclo de vida do produto de um edifício, isso começa com o planeamento através do Building Information Modeling (BIM). A recolha e o armazenamento de dados permitem controlar e manter com eficiência as funções do edifício durante a fase de uso. O resultado é mais conforto e, principalmente, maior segurança.
Já o tópico principal “Work + Living” trata das novas necessidades de mobilidade, espaços de convivência e trabalho, salas de produção e vendas, bem como o contexto urbano. Seja a trabalhar remotamente em casa, no escritório ou num edifício industrial, a casa inteligente e o prédio inteligente do futuro são planeados de forma que ambos sejam possíveis.
O espaço da feira será dividido em áreas distintas de exposição. A área leste está reservada às diversas opções de aplicação desde luzes técnicas para edifícios de escritórios, instituições educacionais, indústria e comércio, iluminação pública e urbana, iluminação comercial e de emergência até luzes decorativas e de design, bem como componentes e acessórios para tecnologia de iluminação.
A tecnologia de construção inovadora para um futuro sustentável estará presente na zona oeste, com os fabricantes a darem a conhecer os seus portfólios de componentes electrotécnicos para a electrificação e digitalização da infraestrutura, bem como a tecnologia para automação de casas e edifícios.
A Light + Building conta, ainda, com uma área reservada para as soluções de segurança conectada, a Intersec Building, onde estarão disponíveis as tecnologias de vídeo e controle de acesso.
Os participantes podem, ainda, interagir com responsáveis de empresa e realizar contactos antes e durante o evento através do matchmaking digital, assim como assistir a muitas palestras e debates sobre o sector.