Greenvolt conclui ligação à rede projecto da Central Solar da Tábua
Trata-se do primeiro projecto solar de grandes dimensões da Greenvolt em Portugal e que representa um investimento de cerca de 40 M€. Com cerca de 90 mil painéis solares, ocupa uma área de aproximadamente 90 hectares

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Grupo Greenvolt concluiu a ligação da Central Solar de Tábua à rede eléctrica nacional. Trata-se do primeiro projecto solar de grandes dimensões da Greenvolt em Portugal, que representa um investimento de cerca de 40 milhões de euros e que permitirá suprir as necessidades energéticas de cerca de 60 mil famílias anualmente.
Localizado na freguesia de São João da Boa Vista, a Central Solar de Tábua é composta por cerca de 90 mil painéis solares e ocupa uma área de aproximadamente 90 hectares.
O parque tem uma capacidade instalada de 48 MWp que lhe permite gerar anualmente até 60 GWh de energia renovável, obtida a partir da irradiação solar. A energia verde gerada pelos painéis solares fotovoltaicos de silício policristalino está a ser injectada na rede eléctrica nacional através de uma linha de distribuição a uma tensão de 60 kV ligada à subestação de Tábua, podendo abastecer cerca de 60 mil famílias.
João Manso Neto, ceo do Grupo Greenvolt salienta o reforço da capacidade instalada em projectos de energia solar e eólica de larga escala. “Este parque demonstra a capacidade de entrega do Grupo Greenvolt, reforçando para mais de 200 MW a capacidade já em produção nos vários mercados em que estamos presentes. E há ainda muito mais capacidade em pipeline”, afirma.
O Grupo Greenvolt já desenvolveu 217 MW em projectos Utility Scale até à fase de operação, a que se somam 62 MW em Ready to Build (RtB) e 460 MW já em construção. Os projectos em pipeline ascendem a 11,6 GW, sendo que a sua capacidade ponderada por probabilidades de sucesso ascende a 6,9 GW num total de 13 geografias. Até ao final de 2023 estarão em RtB, construção ou operação, cerca de 2,9 GW.