Visabeira fecha o primeiro semestre de 2023 com crescimento do 13,4% no volume de negócios
Nos primeiros seis meses do ano o volume de negócios consolidado do grupo atingiu 797 milhões de euros, o que representa um crescimento de 13,4% face ao período homólogo. Cerca de 78% do negócio é nos mercados externos
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Entre Janeiro e Junho o volume de negócios consolidado do Grupo Visabeira atingiu os 797 milhões de euros, mais 94 milhões de euros face ao período homólogo de 2002, traduzindo-se um crescimento de 13,4%. Já o EBITDA atingiu 111 milhões de euros, mais 15% do que no ano anterior.
No período em análise o grupo registou um crescimento, que representou 86% do crescimento do volume de negócios consolidado, nas suas actividades core: a prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia, em particular naqueles que são os seus principais mercados: Europa e Estados Unidos da América.
“O mercado Europeu, excluindo Portugal, representa uma dimensão cada vez mais relevante para o Grupo. Nos primeiros seis meses de 2023, o seu volume de negócio alcançou os 484 milhões de euros, representando cerca de 61% do volume de negócios total, sendo os principais mercados França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Itália e Espanha. Portugal contribuiu com 178 milhões de euros de receitas neste 1º semestre de 2023, crescendo 18% face a 2022”, sublinha o grupo em comunicado.
Resultados por áreas de negócio
Assim, a Visabeira Global, holding que integra os negócios na área das telecomunicações energia, tecnologia e construção, fechou o primeiro semestre de 2023 com um volume de negócios de 681 milhões de euros, mantendo-se assim como a área de negócios com maior peso no Grupo Visabeira, representando 85% do volume de negócios. Face ao ano anterior, o volume de negócios cresce 15%, o que demonstra uma excelente performance operacional nas actividades de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia tanto a nível nacional e internacional, assim como nas operações próprias de televisão por cabo e telecomunicações móveis, em Angola, Moçambique e São Tomé. Destaque, para a integração, a partir do mês de Maio, no perímetro da Visabeira Global de mais três empresas em Portugal, França e Alemanha, reforçando assim o posicionamento e consolidação das operações nestas geografias.
Por sua vez, a Visabeira Indústria atinge 91 milhões de euros, representando um aumento de 5% face ao mesmo período de 2022, contribuindo com 11% para o volume de negócio consolidado do Grupo Visabeira. Nesta área, o grupo destaca os resultados alcançados pela Vista Alegre.
A Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, que conta este ano com o recentemente inaugurado Montebelo Mosteiro de Alcobaça, registou um volume de negócios de 24 milhões de euros, crescendo 10% face ao período homólogo.
O grupo destaca ainda a “robusta carteira de encomendas já contratualizadas, que à data representa 4,2 mil milhões de euros, em todas as áreas de negócio”.