Visabeira fecha o primeiro semestre de 2023 com crescimento do 13,4% no volume de negócios
Nos primeiros seis meses do ano o volume de negócios consolidado do grupo atingiu 797 milhões de euros, o que representa um crescimento de 13,4% face ao período homólogo. Cerca de 78% do negócio é nos mercados externos

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Entre Janeiro e Junho o volume de negócios consolidado do Grupo Visabeira atingiu os 797 milhões de euros, mais 94 milhões de euros face ao período homólogo de 2002, traduzindo-se um crescimento de 13,4%. Já o EBITDA atingiu 111 milhões de euros, mais 15% do que no ano anterior.
No período em análise o grupo registou um crescimento, que representou 86% do crescimento do volume de negócios consolidado, nas suas actividades core: a prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia, em particular naqueles que são os seus principais mercados: Europa e Estados Unidos da América.
“O mercado Europeu, excluindo Portugal, representa uma dimensão cada vez mais relevante para o Grupo. Nos primeiros seis meses de 2023, o seu volume de negócio alcançou os 484 milhões de euros, representando cerca de 61% do volume de negócios total, sendo os principais mercados França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Itália e Espanha. Portugal contribuiu com 178 milhões de euros de receitas neste 1º semestre de 2023, crescendo 18% face a 2022”, sublinha o grupo em comunicado.
Resultados por áreas de negócio
Assim, a Visabeira Global, holding que integra os negócios na área das telecomunicações energia, tecnologia e construção, fechou o primeiro semestre de 2023 com um volume de negócios de 681 milhões de euros, mantendo-se assim como a área de negócios com maior peso no Grupo Visabeira, representando 85% do volume de negócios. Face ao ano anterior, o volume de negócios cresce 15%, o que demonstra uma excelente performance operacional nas actividades de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia tanto a nível nacional e internacional, assim como nas operações próprias de televisão por cabo e telecomunicações móveis, em Angola, Moçambique e São Tomé. Destaque, para a integração, a partir do mês de Maio, no perímetro da Visabeira Global de mais três empresas em Portugal, França e Alemanha, reforçando assim o posicionamento e consolidação das operações nestas geografias.
Por sua vez, a Visabeira Indústria atinge 91 milhões de euros, representando um aumento de 5% face ao mesmo período de 2022, contribuindo com 11% para o volume de negócio consolidado do Grupo Visabeira. Nesta área, o grupo destaca os resultados alcançados pela Vista Alegre.
A Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, que conta este ano com o recentemente inaugurado Montebelo Mosteiro de Alcobaça, registou um volume de negócios de 24 milhões de euros, crescendo 10% face ao período homólogo.
O grupo destaca ainda a “robusta carteira de encomendas já contratualizadas, que à data representa 4,2 mil milhões de euros, em todas as áreas de negócio”.