ENGIE Hemera instala central solar na textil YKK
Central Solar instalada pela ENGIE Hemera na empresa YKK permite descarbonizar 37% do seu consumo eléctrico anual. No total, foram instalados 778 painéis solares na cobertura e no seu parque de estacionamento e permitiu à empresa YKK evitar a emissão de mais de 100 toneladas de CO2 por ano
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O sistema de produção de energia solar para autoconsumo implementado pela ENGIE Hemera nas instalações na fábrica da empresa do sector da indústria têxtil YKK, situada no concelho de Alenquer, resultou em poupanças energéticas anuais de 37% e na redução de 103 toneladas de CO2 por ano. A parceria comercial entre a ENGIE Hemera e a YKK, Integrada no Grupo “YKK – Fastening Products Group”, tem como objectivo apoiar a empresa a descarbonizar a sua actividade, reforçando o seu compromisso com a transição energética.
Para além da instalação, a responsabilidade pela boa performance das centrais está a cargo da ENGIE Hemera – empresa do Grupo ENGIE -, que monitoriza as produções da central solar em tempo real, 7 dias por semana e por uma equipa própria que trata da manutenção preventiva e correctiva, garantindo assim performances elevadas da instalação.
No total, este projecto de autoconsumo tem uma potência instalada de 291,75 quilowatt-pico (kWp), tendo já gerado perto de 1 GWh de energia, o equivalente ao consumo médio de electricidade de 285 residências.
Para Duarte Caro de Sousa, Director Geral da ENGIE Hemera, “a gestão operacional deste sistema para autoconsumo instalado na fábrica da YKK representa um passo fundamental na transição energética da empresa rumo a uma actividade netzero. Esta instalação permite ainda uma poupança em energia considerável, mais de metade do seu consumo eléctrico, possibilitando que a YKK se foque na sua actividade principal. É uma enorme satisfação trabalhar com a empresa num projecto que é um exemplo de compromisso com a descarbonização”.
Por sua vez, Mário Filipe, dircetor fabril, manifesta que “a sustentabilidade das operações da YKK Portugal é uma das prioridades da empresa, que não quer ficar de fora deste movimento global que visa a descarbonização. A parceria com a ENGIE Hemera deu-nos a confiança e todas as soluções que buscávamos para concretizar esta nossa aspiração e o resultado alcançado é para nós motivo de grande orgulho e satisfação”.