Futura Estação de Metro de Alcântara
5 consórcios a concurso na empreitada do prolongamento da Linha Vermelha a Alcântara
O Metropolitano de Lisboa anunciou hoje que são cinco as propostas referente à Empreitada de Concepção e Construção da Extensão da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara com o preço base de 330 milhões de euros. Os valores variam entre os 306 e os 345 milhões de euros
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
Este concurso enquadra-se no âmbito da concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa e foi lançado em Janeiro de 2023. Cinco consórcios responderam ao concurso público. O primeiro junta a FCC Construcción, a Contratas Y Ventas, SAU e a Alberto Couto Alves. Um dos maiores consórcios junta a Teixeira Duarte Engenharia e Construção, a Casais Engenharia e Construção, a Alves Ribeiro, a Tecnovia Sociedade de Empreitadas, a Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, EPOS, e Somafel Engenharia e Obras Ferroviárias. Também na corrida está a Mota-Engil Engenharia e Construção e a SPIE Batignolles Internacional, sucursal em Portugal. A Acciona Construcción e a Domingos da Silva Teixeira também apresentaram proposta conjunta, assim como a Zagope Construções e Engenharia, a COMSA Instalaciones Y Sistemas Industriales, a COMSA e Fergrupo Construções e Técnicas Ferroviárias.
Com uma extensão total de cerca de quatro quilómetros, o prolongamento da Linha Vermelha que irá ligar São Sebastião a Alcântara iniciar-se-á a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça. Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas, Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo, e uma estação à superfície, Alcântara.
A conclusão deste prolongamento está prevista para o ano 2026, estando enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026, com um financiamento no montante global de € 405 400 000,00 (quatrocentos e cinco milhões e quatrocentos mil euros).
Enquanto projecto estruturante para a Área Metropolitana de Lisboa, o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objectivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.