
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
“Depois dos números alcançados no mês de Fevereiro e particularmente no mês de Março, este último assinalado como o melhor mês de sempre nas exportações do Metal Portugal, com 2.524 milhões de euros de vendas ao exterior, destaque agora para os resultados do mês de Maio,. Representando estes os três melhores meses de 2023, os quais integram já o ranking dos 10 melhores meses de sempre no que às exportações diz respeito, um indicador que reflecte a notável ‘performance’ deste sector, vital na realidade socioeconómica do país”, avança a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) em comunicado.
De acordo com a associação sectorial, nos primeiros cinco meses deste ano as exportações cresceram aproximadamente 13,9%, e os países para os quais as vendas mais cresceram em termos absolutos foram Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Marrocos e o Japão.
A União Europeia continua a representar o principal destino das exportações, com uma quota de 75% do total.
Para a AIMMAP, estes resultados “confirmam e consolidam” a trajectória de crescimento do sector metalúrgico e metalomecânico, num ano onde “a conjuntura económica se mantém desafiante”, resultado da inflação, da subida das taxas de juro e do clima de incerteza proveniente da situação de guerra na Ucrânia.
“Depois de sucessivos meses a reagir contra o contexto adverso, uma reacção muito salutar por parte das empresas do Metal Portugal, não só ficou confirmado mais um recorde anual com as exportações (…) a atingirem 23 080 milhões de euros em 2022, como o ano de 2023 continua a permitir prever o futuro com algum optimismo”, lê-se ainda no comunicado.