Luís Miguel Ribeiro
AEP encerra projecto que envolveu mais de 200 empreendedores e 40 empresas do Norte e Centro
A AEP, através do projecto Desafios 5.0, apoiou, entre Novembro de 2021 e Junho de 2023, mais de 200 empreendedores e empresas, constituídas há menos de dois anos, do Norte e Centro de Portugal. Desafios 5.0 distinguiu seis projectos com o Prémio Speed Up
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Para promover o espírito empresarial inovador e criativo destas zonas do país e consolidar um novo perfil empreendedor, o Desafios 5.0 contou, nas várias actividades desenvolvidas, com a participação de 40 empresas e mais de 900 participantes. No total, foram mais de 460 horas de capacitação, 720 horas de mentoria e 500 horas de consultoria de consolidação do plano de negócios para os 25 melhores projectos concorrentes.
Durante o desenvolvimento do Desafios 5.0, os 25 melhores projectos tiveram apoio para consolidar o plano de negócios e robustecer e potenciar a sua viabilização. No final, aos seis melhores projectos, o Desafios 5.0 atribui o Prémio Speed Up, no valor individual de 5 mil euros.
Os temas dos projectos apresentados são transversais a toda a sociedade: saúde, alterações demográficas e bem-estar, segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, energia não poluente, transportes inteligentes e ecológicos, acção climática, ambiente e eficiência de recursos e matérias-primas.
“No último ano e meio, o Desafios 5.0 promoveu o espírito empresarial do Norte e Centro, através de acções integradas que capacitaram centenas de jovens empreendedores, orientando-os num quadro de inovação do ecossistema e de resposta aos desafios económicos. Foi um projecto relevante na promoção do espírito empresarial destas duas regiões“, sublinhou Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.
“Através do Desafios 5.0, a AEP criou condições que facilitaram, apoiaram e incrementaram a materialização das ideias de negócio e minimizaram as dificuldades. Contribuímos para um ambiente mobilizador e propício ao empreendedorismo qualificado e criativo, que se traduziu na apresentação de 25 projectos que promovem soluções inovadoras, com impacto na melhoria do bem-estar social e no crescimento inclusivo e sustentável“, explicou Luís Miguel Ribeiro.
O Desafios 5.0 assentou em três acções centrais: Call For Ideas (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).