Potenciar a sustentabilidade e digitalização da indústria tradicional em debate pelo CeNTI
Investigadores e profissionais analisam como podem os materiais avançados contribuir para este objectivo, no âmbito do Projecto Green4Industry, Na iniciativa, que decorre terça-feira, 27 de Junho, em Vila Nova de Gaia, será também entregue o Prémio CeNTI Inovação a uma empresa portuguesa
CONSTRUIR
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Como podem os materiais avançados contribuir para a sustentabilidade e a digitalização da indústria tradicional, tornando-a mais competitiva à escala global? As respostas a esta questão serão dadas num encontro que reúne, na próxima terça-feira, 27 de Junho, na The Baron’s Hall & Gallery, em Vila Nova de Gaia, diversos profissionais e investigadores. “Sustent(H)abilidade e Materiais Avançados: qual o caminho?” é o nome da iniciativa, que encerra o Projecto Green4Industry, organizado pelo CeNTI, no qual será ainda entregue o Prémio CeNTI Inovação.
Analisar a importância e o impacto dos materiais avançados na sustentabilidade e na transformação digital das empresas industriais será, assim, o principal assunto de uma mesa de debate que será composta por representantes de empresas de referência a nível nacional e internacional. Além de António Braz Costa, director executivo do CeNTI, estarão, também, presentes Nelson Ferreira, da Bosch Home Comfort, Luís Marques, da Rangel, João Gomes, da dst group, e João Borga, do COMPETE 2020 e, ainda, João Matos Fernandes, antigo Ministro do Ambiente e da Transição Energética.
Os especialistas irão, assim, abordar a importância e o impacto da integração de materiais avançados no desenvolvimento de produtos e processos de valor acrescentado que permitam às empresas industriais serem mais competitivas e reforçarem o seu posicionamento ao nível da sustentabilidade e transformação digital. O encontro servirá, também, para promover a partilha de ideias, experiências e visões de diferentes sectores no panorama actual da transição verde e digital.
No evento, será ainda conhecido o vencedor do Prémio CeNTI Inovação, uma iniciativa integrada no Projecto Green4Industry que teve como objectivo distinguir uma empresa portuguesa pela dinamização de atividades de inovação, nos domínios da Sustentabilidade e Digitalização Inteligente, para os setores da Energia, Transporte e Indústria.
No final, serão ainda apresentados os diversos demonstradores desenvolvidos no âmbito do Projecto e que correspondem a cada área de implementação do Green4Industry – Energia, Indústria, Transporte e Investigação e Inovação (I&I).
O Projecto Green4Industry, que teve inicio em Janeiro de 2022 e termina neste mês de Junho, visa promover e potenciar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, no âmbito da Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, promovendo a Sustentabilidade e Digitalização Inteligente do setor industrial. Para tal, têm sido promovidas diversas acções de demonstração, disseminação e valorização dos resultados da investigação e desenvolvimento, tendo como foco sensibilizar a indústria tradicional para a importância e impacto da integração destes materiais nos processos industriais.