Potenciar a sustentabilidade e digitalização da indústria tradicional em debate pelo CeNTI
Investigadores e profissionais analisam como podem os materiais avançados contribuir para este objectivo, no âmbito do Projecto Green4Industry, Na iniciativa, que decorre terça-feira, 27 de Junho, em Vila Nova de Gaia, será também entregue o Prémio CeNTI Inovação a uma empresa portuguesa

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Como podem os materiais avançados contribuir para a sustentabilidade e a digitalização da indústria tradicional, tornando-a mais competitiva à escala global? As respostas a esta questão serão dadas num encontro que reúne, na próxima terça-feira, 27 de Junho, na The Baron’s Hall & Gallery, em Vila Nova de Gaia, diversos profissionais e investigadores. “Sustent(H)abilidade e Materiais Avançados: qual o caminho?” é o nome da iniciativa, que encerra o Projecto Green4Industry, organizado pelo CeNTI, no qual será ainda entregue o Prémio CeNTI Inovação.
Analisar a importância e o impacto dos materiais avançados na sustentabilidade e na transformação digital das empresas industriais será, assim, o principal assunto de uma mesa de debate que será composta por representantes de empresas de referência a nível nacional e internacional. Além de António Braz Costa, director executivo do CeNTI, estarão, também, presentes Nelson Ferreira, da Bosch Home Comfort, Luís Marques, da Rangel, João Gomes, da dst group, e João Borga, do COMPETE 2020 e, ainda, João Matos Fernandes, antigo Ministro do Ambiente e da Transição Energética.
Os especialistas irão, assim, abordar a importância e o impacto da integração de materiais avançados no desenvolvimento de produtos e processos de valor acrescentado que permitam às empresas industriais serem mais competitivas e reforçarem o seu posicionamento ao nível da sustentabilidade e transformação digital. O encontro servirá, também, para promover a partilha de ideias, experiências e visões de diferentes sectores no panorama actual da transição verde e digital.
No evento, será ainda conhecido o vencedor do Prémio CeNTI Inovação, uma iniciativa integrada no Projecto Green4Industry que teve como objectivo distinguir uma empresa portuguesa pela dinamização de atividades de inovação, nos domínios da Sustentabilidade e Digitalização Inteligente, para os setores da Energia, Transporte e Indústria.
No final, serão ainda apresentados os diversos demonstradores desenvolvidos no âmbito do Projecto e que correspondem a cada área de implementação do Green4Industry – Energia, Indústria, Transporte e Investigação e Inovação (I&I).
O Projecto Green4Industry, que teve inicio em Janeiro de 2022 e termina neste mês de Junho, visa promover e potenciar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, no âmbito da Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, promovendo a Sustentabilidade e Digitalização Inteligente do setor industrial. Para tal, têm sido promovidas diversas acções de demonstração, disseminação e valorização dos resultados da investigação e desenvolvimento, tendo como foco sensibilizar a indústria tradicional para a importância e impacto da integração destes materiais nos processos industriais.