ASMIP lança portal ‘Habitar Portugal’ para profissionais
Na génese do Habitar Portugal está a vontade de criar “ferramentas de valor”, que respondam às necessidades do sector da mediação na promoção e divulgação das suas carteiras de imóveis

CONSTRUIR
Bondstone apoia primeira Cátedra em “Sustentabilidade de Ecossistemas Subterrâneos – Loulé”
Grupo Pestana reforça aposta no Algarve com projecto premium
Universidade da Beira Interior faz parceria na China para formar 1.200 engenheiros
Corum reforça oferta com fundo direccionado para activos ESG
Panasonic lança Aquarea Home para “controlo total” da casa
Município do Porto lança concurso para requalificar Praça Pedro Nunes por 2,5M€
Setúbal adquire 24 imóveis à Hipoges para arrendamento municipal
Micro-rede resiliente salva FCTUC do apagão ibérico
Geberit lança nova sanita bidé ao “alcance de todos”
Garcia Garcia relança programa de estágios de Verão para estudantes universitários
A ASMIP vai lançar no Salão Imobiliário o portal Habitar Portugal, exclusivamente para anúncios imobiliários colocados por mediadores profissionais, legalmente licenciados pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC).
O ‘Habitar Portugal’ tem como objectivo “criar ferramentas de valor”, que respondam às necessidades do sector da mediação na promoção e divulgação das suas carteiras de imóveis para venda e arrendamento, permitindo aos consumidores obter acesso a informação credível, prestada apenas por profissionais habilitados e com conhecimento absoluto do negócio e das transacções imobiliárias.
“O portal Habitar Portugal tem como prioridade a transparência de informação e o acesso universal a todos os clientes compradores, e está altamente focado na disponibilização de uma abordagem diferenciadora, que melhore a experiência na procura e selecção de casas”, destaca Francisco Bacelar, vice-presidente da ASMIP.
O responsável acrescenta que a “escolha do nome ‘Habitar Portugal’ pretende estabelecer um posicionamento que traduz o propósito da indústria do imobiliário. Todos os valores que envolvem a marca inspiram a portugalidade, o nosso povo, as nossas tradições e as nossas casas, onde estas estejam”.
O acesso ao Habitar Portugal é livre e as várias ferramentas de pesquisa e filtros de selecção estão disponíveis aos utilizadores em modo aberto ou privado.
A plataforma ‘Habitar Portugal’ utiliza um modelo habitual de pesquisa por objectivo (compra ou arrendamento), tipo de imóvel e localização. Nos resultados da pesquisa o portal dá prioridade à lista dos resultados com apoio de geolocalização com representação em mapa, trazendo mais informação ao utilizador e melhor suporte à pesquisa. Permite delimitar área geográfica, informa sobre pontos de interesse e permite a distribuição dos imóveis no mapa com representação de preços.
O utilizador do Habitar Portugal vai poder guardar pesquisas, criar alertas de redução de preços e pode explorar uma área privada com dezenas de funcionalidades pensadas para ajudar na pesquisa e selecção de casa.
A área privada vai permitir configurar o perfil do utilizador, aceder e guardar pesquisas, criar colecções, receber notificações do sistema e ainda convidar os seus familiares e amigos a participar e interagir.
O ‘Habitar Portugal’ tem um extenso plano de desenvolvimento previsto para os próximos 12 meses onde muitas das novas funcionalidades irão chegar de forma gradual, sendo que o objectivo é trabalhar a favor e pelo mercado imobiliário com foco nas reais necessidades dos utilizadores.
O portal foi desenvolvido pela M&A Digital, empresa especializada em desenvolvimento tecnológico, sendo a gestão assegurada pela ASMIP.