Os desafios da habitação estarão em destaque no SIL
Promovido pela Fundação AIP, com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, o Salão Imobiliário de Portugal está de volta à FIL entre 4 e 7 de Maio de 2023, numa conjuntura particularmente desafiante para o sector

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Durante esta edição, destaca-se a realização de várias conferências que têm como principal objectivo debater as actuais circunstâncias do mercado, entre as quais, no dia 4 de Maio, o “SIL Cidades”, dedicado aos “Principais Desafios na Habitação”, e que conta com a presença de vários presidentes de câmara, como Carlos Moedas, CM Lisboa; Ricardo Leão, CM Loures; Rui Moreira, CM Porto; Ricardo Gonçalves, CM Santarém; Paulo Silva – CM Seixal e Eduardo Vítor Rodrigues – CM Vila Nova de Gaia.
Ainda no dia 04 de Maio, entre as 14h30 e as 15h30 decorre a Conferência organizada pela ERA sob o mote “Este país não é para jovens? – Os desafios da habitação para as novas gerações”, uma iniciativa que pretende dar voz à geração mais afectada pela actual crise da habitação e que vê, por isso, a sua emancipação e futuro hipotecados.
Termina o 1º dia do SIL com a conferência organizada pela Wire Portugal – Women in Real Estate
– sob o tema “ESG & Arte: O caminho para a valorização do imobiliário”.
No dia 5 de Maio durante a “Conferência SIL Investment Pro, powered by APPII”, será feita uma análise ao “Estado da Nação” do Imobiliário, da Habitação e do Licenciamento, contando com a presença de entidades sectoriais e empresas. A relação entre o ambiente e a sustentabilidade do imobiliário surgirá como pano de fundo em todas as conferências.
Prémios SIL do imobiliário
No dia 4 de Maio serão conhecidos os vencedores dos Prémios SIL do Imobiliário, em Cerimónia a ter lugar no SIL Village (Pavilhão 2 da FIL). Das mais de meia centena de candidaturas, serão premiadas personalidades, empresas, soluções, entidades e projectos que se destacaram pela sua competência e qualidade.
Há três categorias novas a concurso, nomeadamente a categoria “Melhor Campanha de Lançamento”, a categoria “Inovação” e a categoria “Responsabilidade Social” – atribuir o melhor projecto imobiliário em prol e para a comunidade (subcategorias – projecto, promoção imobiliária e mediação imobiliária). Mantem-se as categorias “Construção Sustentável e Eficiência Energética”, “Melhor Empreendimento Imobiliário” (subcategorias – comércio, serviços e logística, habitação e turismo) e “Reabilitação Urbana” (subcategorias – habitação, turismo, espaços públicos, escritórios, comércio e serviços).