Imobiliário

Promotores antecipam “perda de confiança, redução da oferta e aumento de preços” na habitação

De acordo com o mais recente inquérito Portuguese Investment Property Survey, conduzido pela Confidencial Imobiliário e pela APPII, 91% dos promotores imobiliários considera que o pacote “Mais Habitação” terá efeitos negativos sobre o mercado residencial

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Promotores antecipam “perda de confiança, redução da oferta e aumento de preços” na habitação

De acordo com o mais recente inquérito Portuguese Investment Property Survey, conduzido pela Confidencial Imobiliário e pela APPII, 91% dos promotores imobiliários considera que o pacote “Mais Habitação” terá efeitos negativos sobre o mercado residencial

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O mais recente inquérito Portuguese Investment Property Survey, conduzido pela Confidencial Imobiliário e pela APPII, revela que 91% dos promotores imobiliários inquiridos considera que o pacote “Mais Habitação” terá efeitos negativos sobre o mercado residencial. Perda de confiança dos investidores neste mercado, com impacto na redução da oferta e, por conseguinte, dando continuidade ao percurso de aumento dos preços, são os mais apontados.

As medidas de simplificação apresentadas para os tempos de licenciamento são o único factor encarado como positivo, mas apenas marginalmente, já que quase metade dos inquiridos antecipa que tais medidas não irão produzir grandes resultados. Esta percepção é evidente no âmbito dos obstáculos à actividade, com o tempo de licenciamento e a burocracia a manterem-se no topo das preocupações dos promotores quanto ao desenvolvimento da sua atividade. O segundo factor de maior preocupação passou a ser a instabilidade fiscal e legislativa, novamente em reflexo do impacto do novo pacote para habitação.

É, ainda, dado destaque à falta de atractividade da promoção para arrendamento (build-to-rent), com apenas 12% dos operadores a considerar esse mercado atractivo (contra 40% no trimestre anterior), como ascendendo a 32% aqueles que o consideram totalmente inviável, uma percentagem que era de apenas 14% três meses antes.

No que se refere à conjuntura actual do mercado, predomina o sentimento observado no final de 2022. Nos últimos três meses, aponta-se para uma redução do número de vendas e uma suavização da subida dos preços, daqui resultando um sentimento predominantemente negativo, embora em melhoria face ao último trimestre de 2022. Quanto às expectativas para os próximos três meses, o padrão é semelhante, antecipando-se um cenário que continua a ser de quebra de vendas, mas em desagravamento da contração, e uma estabilização dos preços.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, explica que, “os inquiridos revelam mesmo que, em muitos parâmetros, o programa parece até produzir efeitos inversos aos pretendidos. Dos factores considerados para o índice de impacto, a confiança dos investidores, a oferta para venda e o comportamento dos preços são os mais negativamente afectados, com os resultados a traduzirem uma leitura bastante linear: o programa irá afectar a confiança dos investidores, provocando uma quebra na oferta, da qual decorrerá um estímulo ao aumento dos preços”.

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Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach

Mais uma etapa da segunda fase do projecto Almar Beach chega ao mercado. Com este novo lançamento, estarão disponíveis 57 novos apartamentos de diversas tipologias

A Habitat Invest coloca no mercado 57 novos apartamentos no empreendimento residencial situado na Alameda Guerra Junqueiro, junto ao Parque da Paz, o Almar Beach.

Nesta segunda etapa de comercialização, vão ficar disponibilizados 57 apartamentos, incluindo fracções de T0 a T3 duplex, com áreas entre os 36 m2 e os 208 m2. As fracções contam com a oferta de um veículo eléctrico Citroën AMI, dando continuidade à parceria com a Stellantis, de modo a promover um estilo de vida mais sustentável e uma maior mobilidade dentro da cidade.

Os apartamentos são pensados para todos os estilos de vida e quem escolhe viver aqui tem tudo perto do seu lar. Isto é possível devido à proximidade às praias da Caparica, ao Parque da Paz, às escolas e aos espaços comerciais.
O projecto conta com o cunho de Saraiva + Associados. O Almar Beach é a segunda de três fases do projecto Almar South Living. Representa um investimento superior a 50 milhões de euros em Almada, que se destaca pela zona costeira e o fácil acesso a Lisboa.

“Em cada nova fase do Almar Beach, damos continuidade a um projecto pensado ao pormenor para responder às exigências do presente e aos sonhos do futuro. Reforçamos, também, o nosso compromisso em trazer para o mercado habitações que se adaptam ao estilo de vida moderno. Contudo, não esquecendo dos momentos em que precisamos de parar e aproveitar a natureza ao nosso redor. É aqui que conseguimos proporcionar aos nossos clientes uma qualidade de vida única na margem sul do Tejo”, refere Duarte Soares Franco, board member da Habitat Invest.

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Victoria Golf Resort & Spa (piscina principal)
Imobiliário

Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal 

O hotel será gerido em regime de white label, durante a implementação de um plano de melhoria profunda das infraestruturas, após a qual será integrado na rede Fairmont

A Accor assumiu, a 30 de Abril, a gestão do Anantara Vilamoura, propriedade de fundos geridos pela Arrow Global Group. Com esta mudança de gestão, o hotel de 260 quartos passará a denominar-se Victoria Golf Resort & Spa, Managed by Accor. O Victoria Golf Resort & Spa beneficia de uma localização privilegiada com vista para o recém-anunciado Els Club Vilamoura, anteriormente conhecido como Victoria, palco durante vários anos do torneio internacional Portugal Masters, assim como a poucos minutos do renovado Centro Equestre de Vilamoura.

O hotel foi adquirido há alguns meses por fundos geridos pela Arrow Global Group que, juntamente com o grupo Accor, irá implementar um plano completo de melhoria do activo.

John Calvão, fund principal da Arrow Global Group explica que “a parceria com a Fairmont Hotels & Resorts e a Accor eleva significativamente o posicionamento do ecossistema integrado de hospitalidade, desporto e lazer que estamos a desenvolver em Vilamoura”.

Também Omer Acar, CEO da Fairmont Hotels & Resorts, considera que, tendo em conta “o campo de golfe de classe mundial e o cenário natural envolvente”, este hotel “encaixa-se na perfeição na filosofia Fairmont”.

“Estamos entusiasmados por colaborar com o Arrow Global Group na abertura da primeira unidade Fairmont em Portugal e por continuar a fortalecer a nossa presença no Sul da Europa”, acrescentou.

O hotel será gerido pela Accor, em regime de white label, durante a implementação de um plano de melhoria profunda das infraestruturas. Após a conclusão, o Victoria Golf Resort & Spa será totalmente requalificado e rebatizado como Fairmont, integrando oficialmente o portefólio da Fairmont Hotels & Resorts.

A Accor assegurará uma transição suave, introduzindo os elementos distintivos da marca Fairmont, complementados por detalhes que celebram a cultura local – reforçando a ligação do hotel à comunidade e ao destino.

Actualmente, a Accor opera mais de 35 hotéis em Portugal, com marcas como Sofitel, Novotel, Mercure, ibis Styles e ibis, bem como Mama Shelter (do grupo Ennismore).

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BPI Imofomento adquire primeira loja da Obramat em Portugal

O BPI Imofomento reforçou o seu portfólio com a aquisição da primeira loja da Obramat que é também a sede do grupo em Portugal. Com a nova aquisição, o portfolio de Retail do Fundo atingirá os 180 milhões de euros e quase 81.000 metros quadrados de superfícies comerciais

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O BPI Imofomento, Fundo de Investimento Imobiliário Aberto gerido pela BPI Gestão de Ativos, acordou a compra do espaço Obramat, do grupo Aldea, uma grande superfície comercial destinada aos profissionais da construção civil, que será também a sede da Obramat em Portugal.

Esta aquisição reforça a posição do Fundo no segmento comercial, através da aquisição de uma unidade cuja construção terminou em Março de 2025 e se localiza em Alfragide.

A localização privilegiada da Obramat, aliada às suas características únicas, sublinha o compromisso do BPI Imofomento em investir em activos que não só proporcionam rentabilidade, mas que também representam o futuro do mercado imobiliário comercial em Portugal.

O portfolio comercial destaca-se pela sua aposta em localizações de grande procura, em particular Lisboa, Alfragide e Porto. Actualmente, o Fundo detém três centros comerciais, uma grande unidade de retalho e duas grandes superfícies destinados a profissionais.

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Nolipa
Imobiliário

Avenue lança “maior investimento residencial” até ao momento de 275 M€

Com uma área total de 63.500 m2, o empreendimento reflecte o “compromisso” da promotora com a revitalização urbana. A comercialização já está em curso, em regime de co-exclusivo, pelas consultoras JLL, Dils e Remax Collection

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A Avenue lançou comercialmente o Nolipa, o “maior projecto residencial” do seu portfólio, localizado entre o Campo Grande e o Parque Quinta das Conchas e dos Lilases, em Lisboa. Com um investimento de 275 milhões de euros, o empreendimento reflecte o “compromisso” da promotora com a revitalização urbana. A comercialização já está em curso, em regime de co-exclusivo, pelas consultoras JLL, Dils e Remax Collection.

“O NoLiPa é um projecto estratégico tanto para a Avenue como para a cidade de Lisboa. Trata-se do nosso maior investimento residencial até hoje, reflectindo uma aposta clara na qualidade de vida e na integração harmoniosa entre espaços interiores e exteriores. Com este empreendimento vamos criar um novo ponto de referência na cidade, um bairro moderno e vibrante, pensado para responder às exigências da vida urbana contemporânea”, firma Aniceto Viegas, CEO da Avenue.

Com uma área total de 63.500 metros quadrados (m2), o Nolipa disponibiliza 50 mil m2 para habitação, 3.400 m2 para lojas, localizadas nos pisos térreos dos edifícios residenciais, e 10.100 m2 para outros usos.

Com projecto de arquitectura do gabinete Risco, o NoLiPa é composto por 466 apartamentos, distribuídos por sete edifícios, com tipologias de T0 a T4. Todos os apartamentos dispõem de um espaço exterior — varanda ou terraço — promovendo uma ligação directa aos espaços verdes e à envolvente natural.

As fachadas dos edifícios inspiram-se na paisagem urbana, enquanto os nomes — Acácia, Plátano, Freixo, Tília, Bétula, Olaia e Jacarandá — remetem para a vegetação presente na envolvente, conferindo ao projecto uma identidade “singular” e em “harmonia”.

O Nolipa aposta, igualmente, na componente de sustentabilidade, com a instalação de painéis fotovoltaicos, assim como no estacionamento privativo com pré-instalação para carregamento de veículos eléctricos e parqueamento para bicicletas. Todos os apartamentos foram concebidos para atingir a certificação energética A, e o empreendimento conta com a certificação AQUA+, assegurando uma gestão eficiente do consumo de água.

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Investimento em imobiliário comercial cresce 151% nos primeiros três meses ano

Retalho e Hospitality foram os responsáveis pelo crescimento do investimento em imobiliário comercial em Portugal nos primeiros três meses de 2025, que totalizou 651 milhões de euros,151% acima dos valores registados no período homólogo. A região Norte, em especial o Porto, assume um papel cada vez mais relevante na atracção do investimento

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De acordo com o mais recente estudo Investment Market Overview da Savills, o investimento em imobiliário comercial em Portugal totalizou 651 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 151%, face ao mesmo período do ano anterior. Quando comparado com a média do primeiro trimestre dos últimos três anos, este crescimento cifra-se nos 144%.

“Este primeiro trimestre de 2025 revelou sinais muito positivos para o mercado de investimento imobiliário comercial em Portugal, com um crescimento assinalável face ao período homólogo. Apesar do actual contexto internacional marcado pela incerteza, tudo indica que 2025 poderá ser um ano particularmente dinâmico, com volumes de investimento expressivos. O sector de hospitality continuará a desempenhar um papel de relevo, beneficiando das condições únicas que o país oferece aos visitantes. Ainda que se antecipe uma ligeira desaceleração no curto prazo, a economia portuguesa está bem posicionada para manter a sua trajectória de crescimento, sustentada por uma procura interna robusta, investimento consistente e um alinhamento positivo com as tendências económicas da zona euro”, reflecte Paulo Silva, head of country da Savills Portugal.

O sector do retalho destacou-se ao captar aproximadamente 59% do volume total de investimento num total de 385.5 milhões de euros, seguido pelos segmentos de hospitality com 155.7 milhões de euros (24%), escritórios com 88 milhões de euros (13%) e logística com 24 milhões de euros (4%).

Geograficamente, a Região Norte, com especial destaque para a cidade do Porto, liderou a captação de capital, concentrando cerca de 67% do investimento realizado. O Algarve registou 16,9% do volume total, enquanto a cidade de Lisboa e respectiva Área Metropolitana atraíram 15,5%. No que diz respeito à origem do capital investido, os investidores nacionais ocuparam uma posição de liderança, representando 77,6% do total do volume de investimento registado nos primeiros três meses do ano. seguidos por capital proveniente do Reino Unido e da Suíça.

A par do crescimento do investimento em imobiliário comercial em Portugal, prevê-se que o segmento de escritórios registe também um aumento durante o ano de 2025, prosseguindo a recuperação, ainda que gradual, que se tem verificado de forma consistente desde a pandemia. O bom desempenho e a resiliência do mercado ocupacional constituem factores adicionais de confiança e segurança para os investidores, devendo reflectir-se positivamente no mercado de investimento.

O mercado de logística mantém-se resiliente, sustentado pelo elevado apetite dos investidores, sobretudo por oportunidades de development. No entanto, verifica-se uma muito interessante dinâmica que nos pode apontar a um dos melhores anos de investimento no segmento. As operações de sale and leaseback permanecem pontuais, reflexo das actuais pressões de mercado e das condições de financiamento mais exigentes, que ainda não criaram um contexto propício para um maior fluxo de transacções.

O sector do retalho tem sido fortemente impactado pela incerteza gerada pela guerra comercial entre os EUA e a China e pela aplicação de novas tarifas aduaneiras. Esta conjuntura tem incentivado uma postura de cautela por parte dos consumidores e um posicionamento de wait and see por parte de investidores e operadores com intenções de expansão. Em Portugal, os centros comerciais, retail parks e supermercados mantêm-se como os activos mais atractivos, concentrando o maior volume de investimento no trimestre. Destaca-se, em particular, a aquisição da totalidade do capital social do NorteShopping pelo Fundo Sierra Prime, gerido pela Sonae Sierra, que contribuiu de forma decisiva para a liderança deste segmento neste primeiro trimestre.

Hospitality continua a afirmar-se como um dos principais motores do mercado de investimento comercial. A tendência deverá manter-se nos próximos anos, sustentada por um pipeline robusto de novos projectos, sobretudo em Lisboa e no Porto, e por uma crescente aposta na requalificação e reposicionamento de activos existentes. No primeiro trimestre, o segmento foi o segundo mais activo, representando 24% do volume total de investimento. Este desempenho foi impulsionado pela venda de activos de elevada qualidade, adquiridos por Sociedades de Investimento Imobiliário e gestoras de activos que procuram imóveis prime para integrar os seus portfólios.

Neste contexto, “a Região Norte está a assumir um papel cada vez mais relevante na captação de investimento nacional e internacional em Portugal. O dinamismo que temos vindo a assistir em segmentos como os de escritórios e de industrial e logística vai certamente manter-se ao longo de 2025, pois existe um número crescente de empresas que pretendem instalar-se ou expandir as operações e consequentemente as suas instalações no norte do país. A mão de obra altamente qualificada, a qualidade das infraestruturas e a proximidade a rotas marítimas e terrestres de grande importância são apenas alguns dos factores que tornam a região tão atractiva para os investidores”, sublinha Ricardo Valente, managing director, Savills | Porto Division.

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BdP adquire nova sede por 191,99 M€

A concretização da transacção está prevista para o final de 2027, mas o contrato-promessa de compra e venda foi assinado esta sexta-feira pela Fidelidade e o Banco de Portugal. A nova sede, em Entrecampos, terá 32 mil m2 e um valor de venda de 191,99M€ 

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A Fidelidade, através da sua subsidiária Fidelidade – Property Europe, assinou hoje, 2 de Maio, com o Banco de Portugal o contrato-promessa de compra e venda de um dos edifícios nos terrenos da antiga Feira Popular em Entrecampos.

Esta aquisição, permitirá ao Banco de Portugal concentrar todos os seus serviços de escritórios, hoje dispersos por quatro localizações em Lisboa. O imóvel tem uma área bruta de construção de cerca de 32 mil metros quadrados e representará um investimento de 191,99 milhões de euros, que segundo a o BdP “corresponde ao limite inferior das avaliações independentes realizadas” e, assim, “protegendo da melhor forma o interesse público”. A concretização final da transacção prevista para o final de 2027. A nova sede “vai ao encontro das necessidades do Banco de Portugal nos planos funcional e institucional e representa o culminar de um processo com mais de quatro décadas de procura de uma localização única na cidade de Lisboa. A concentração de serviços permitirá reduzir os custos operacionais anuais em mais de cinco milhões de euros. A posterior alienação de património imobiliário do Banco de Portugal financiará uma parte substantiva do investimento”, afirma a instituição no seu site.

Para a Fidelidade, o projecto de EntreCampos, localizado nos terrenos da antiga Feira Popular, representa uma visão revitalizadora daquela área central de Lisboa. EntreCampos foi distinguido como “Best New Mega Development” nos MIPIM Awards 2025, um prémio que reconhece a sua abordagem inovadora e sustentável ao desenvolvimento urbano.

Concebido para se fundir com a cidade, EntreCampos promove a integração da comunidade local através de zonas de passagem e espaços públicos inseridos na malha urbana. Com amplas áreas verdes que fomentam a biodiversidade, o projeto valoriza a qualidade de vida e cria uma nova centralidade que articula habitação, trabalho e lazer. Além disso, alia eficiência energética ao uso pioneiro da geotermia e beneficia de uma localização privilegiada, num dos pontos de Lisboa mais bem servidos em termos de mobilidade.

 

 

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Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada

A autarquia considera que o projecto apresenta “evidentes e significativos efeitos negativos” para a população, território, paisagem e ambiente, “comprometendo o desenvolvimento sustentável do concelho”

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A Câmara Municipal de Grândola emitiu parecer desfavorável ao projecto da Mina da Lagoa Salgada, no âmbito da consulta pública que termina a 30 de Abril.

A Câmara considera que o projecto viola o Plano Director Municipal, ao “ignorar zonas protegidas pela Estrutura Ecológica Municipal, ameaça recursos hídricos, coloca em causa a saúde pública, devido a poeiras, ruído e vibrações de explosões subterrâneas, destrói a biodiversidade e coloca em causa a qualidade de vida da população, principalmente a que reside nos aglomerados rurais de proximidade, cujo desenvolvimento fica, também, seriamente comprometido”.

O projecto tinha como objectivo a exploração de depósitos minerais metálicos de cobre, chumbo, zinco e outros metais, sendo ainda exploradas mineralizações secundárias, como estanho, prata e ouro

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Metropolitan Living
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Alcácer do Sal tem a vantagem de “conseguir disponibilizar oferta para diferentes segmentos”

Nos próximos anos, a Metropolitan Living prevê investir perto de 80 milhões de euros, repartidos pelo pipeline de 200 apartamentos para Lisboa e dois novos projectos de turismo residencial em Alcácer do Sal. Uma nova aposta da empresa e cuja localização, Ricardo Kendall, CEO Metropolitan Living, acredita ter “potencial” e com valores mais adequados ao perfil nacional

Cidália Lopes

Ricardo Kendall e Vera Kendall são o rosto da Metropolitan Living. Depois do sucesso das residências de estudantes Smart Studios e da alienação dos seus activos, estudos e análises de mercado levaram-nos para o mercado turístico. Alguns dos edifícios que já vinham da anterior empresa foram adaptados a este novo negócio.

Depois da venda da Smart Studios centraram a vossa actuação em apartamentos turísticos com a Metropolitan Living, inclusive mantendo alguns dos activos que já vinham da empresa anterior. Qual o motivo para esta mudança de estratégia?

Existe uma série de estudos, sobretudo da consultora McKinsey, altamente especializada em turismo, que mostram que nos próximos 10 a 15 anos vai existir um grande boom no turismo a nível mundial. Países como a India, a China, a Indonésia, que representam mais de 50% da população mundial, vão registar um amento significativo da sua classe média. Esta classe média vai viajar mais, e por isso acreditamos que Portugal estará no radar destas pessoas como um dos destinos turísticos mais procurados na Europa, prevendo-se que o sector do turismo ganhe assim ainda mais robustez do que a tem hoje, em Portugal.

O turismo tem vindo a ganhar grande destaque nas últimas décadas, impulsionado pela diversidade e a oferta de qualidade, faz, por isso, todo o sentido apostar no sector, e os apartamentos turísticos são uma parte importante da indústria de turismo e hospitalidade. A Metropoltan Living dispõe de vários apartamentos, para estadias temporárias ou de longa duração, e têm-se revelado a alternativa de excelência aos hotéis tradicionais. Os turistas procuram nesta solução ter mais conforto, privacidade e flexibilidade, muitas vezes esta é também a resposta mais adequada para turistas que viajem em grupos. Termos mais pessoas e por mais tempo em virtude da oferta e da experiência que conseguimos proporcionar será a tendência.

A Metropoltan Living dispõe de vários apartamentos, para estadias temporárias ou de longa duração e os turistas procuram nesta solução ter mais conforto, privacidade e flexibilidade ou é também a resposta mais adequada para turistas que viajem em grupos

Como olham para o sector e quais as principais tendências que antecipam?

A Metropolitan Living entrou num segmento muito específico com os apartamentos turísticos. A estratégia foi retirar da equação as três áreas onde, se perde mais dinheiro num formato de hotel e que são, tradicionalmente, o restaurante, o bar e a recepção. É tudo feito através das OTA’s, plataformas digitais que ligam os viajantes aos diversos serviços de viagem, como o booking ou o airbnb, e através do seu smartphone têm acesso ao edifício e ao seu apartamento. Outra mudança que adoptámos foi equipar todos os quartos com kitchenette, transformando todas as unidades em formato de apartamento, versátil e prático. Assim, também asseguramos, por exemplo, situações inesperadas, como uma eventual segunda pandemia, ou um downturn na economia em que o turismo estagna, e desta forma é possível alugar estes apartamentos a médio e longo prazo, e não ter um embate tão negativo, como teve a hotelaria tradicional durante o período da pandemia.

Esta tendência que estamos a criar, de apartamentos turísticos, com registo destes edifícios em modelo H1, modelo que não tem, por exemplo, obrigatoriedade de ter garagem ou elevador, e que são condições que a generalidade destes edifícios mais antigos da capital não tem, e que são o nosso mercado, para comprar e reformular na totalidade, e depois a superação de expectativas e o pricing são a nossa grande aposta.

Esta tendência que estamos a criar, de apartamentos turísticos, com registo destes edifícios em modelo H1, modelo que não tem, por exemplo, obrigatoriedade de ter garagem ou elevador, e que são condições que a generalidade destes edifícios mais antigos da capital não tem, e que são o nosso mercado, para comprar e reformular na totalidade, e depois a superação de expectativas e o pricing são a nossa grande aposta.

O “potencial” do Alentejo

O Olive Green é o vosso primeiro projecto fora de Lisboa. Apesar de ser também um produto turístico, este apresenta características distintas e um público-alvo diferenciado. Quais as principais diferenças?

O Olive Green é um projecto que se distingue desde logo pela sua essência, por ser uma oportunidade de escolher um estilo de vida equilibrado, consciente e cuidado, num local calmo e envolto na natureza, para tirar proveito das experiências e do momento, e também pela arquitectura, desenhada para se harmonizar e integrar com o ambiente.

Apresenta-se, por isso, como uma escolha ideal tanto para residência permanente como para segunda habitação. Os preços também se distinguem, começam nos 168 mil euros, sendo por isso uma oferta apelativa, acessível e direccionada para o público nacional. O metro quadrado aqui ronda os cerca de 4.700 euros, em contraponto com os cerca de 10 mil a 15 mil euros praticados na vizinha Comporta, preços incomportáveis para a generalidade dos portugueses.

Fruto desta diferenciação, preço, proximidade e qualidade, são já 24 os apartamentos vendidos em planta, ainda sem terem arrancado as obras de construção no terreno. É também um projecto diferenciador que redefine o conceito de habitação sustentável e moderna e se destaca da oferta imobiliária local, como um conceito apelativo para as famílias, com um conjunto de espaços comuns que permitem realizar diversas actividades.

Não sendo um formato turístico puro, a sua génese é residencial, haverá com certeza compradores investidores que poderão desejar rentabilizar o seu investimento, até porque Alcácer do Sal não tem, ainda, restrições para o alojamento local, e neste sentido, se assim houver interesse, a Metropolitan Living assegurará esse serviço aos seus clientes.

Porquê a escolha de Alcácer do Sal?

Alcácer do Sal é uma das cidades mais antigas da Europa, com mais de 3000 anos, uma cidade bonita, com rio, a 85 km de Lisboa, a pouca distância do futuro aeroporto e a cerca de 23 km das praias e da Comporta. A vantagem desta localização privilegiada são também as infraestruturas da cidade, nomeadamente acessos, centro de saúde, escolas, espaços de lazer e cultura e espaços comerciais, e com a chegada de novas famílias jovens haverá lugar para novos negócios e empreendedorismo na cidade, criando também novas oportunidades e um novo mercado, além das inúmeras actividades de lazer que se pode fazer desde canoagem, stand up paddle, golfe,  passeios de barco na Reserva Natural do Estuário do Sado, percorrer os trilhos de bicicleta ou pela ciclovia que liga a cidade às praias.

Por isso, Alcácer do Sal tem muito potencial, com a vantagem de conseguirmos disponibilizar oferta residencial e turística para diferentes segmentos o que, naturalmente, terá maior abrangência em termos de alcance e diversidade dos interessados, quer de nacionais quer de estrangeiros.

O próximo grande investimento será também em Alcácer do Sal, onde comprámos recentemente mais um terreno, e onde vai nascer um segundo projecto na região, o Salt Residences, com características mais exclusivas, mais direccionado para o segmento de luxo

Que outras localizações estão, também, no vosso radar? Que características procuram?

O próximo grande investimento será também em Alcácer do Sal, onde comprámos recentemente mais um terreno, e onde vai nascer um segundo projecto na região, o Salt Residences, com características mais exclusivas, mais direccionado para o segmento de luxo. Nós acreditamos e estamos a apostar muito nesta localização e nesta região porque reconhecemos o seu potencial.

Neste caso será um projecto diferente, composto por 25 moradias/vilas, com um pricing bem distinto, com valores acima de um milhão de euros. Localizado junto à estrada da Comporta, num terreno mais nobre em termos de privacidade e iniciámos agora o processo de licenciamento. Estes dois projectos em Alcácer do Sal, Olive Green Residences e Salt Residences, envolvem um investimento bastante avultado, na ordem dos 60 milhões de euros, por isso, sim, apostamos e acreditamos no potencial da região. Alcácer do Sal vai tornar-se num sítio com muita vida, aprazível e que os portugueses vão conseguir alcançar e onde vão querer estar.

Depois, estamos também a investir em Lisboa, através da Metropolitan Living, com características mais citadinas. Neste momento temos cerca de 80 apartamentos em Lisboa já em operação e mais três prédios, em obras e em licenciamento, o que perfaz um pipeline de 200 apartamentos. A ambição é chegar aos 500 apartamentos, mas há o obstáculo dos preços, que estão demasiado elevados, e por isso esta ambição poderá não ser alcançada já, mas acredito que chegaremos aos 300/350 apartamentos.

Qual a estratégia de crescimento da Metropolitan Living para os próximos anos? Que investimento está previsto?

A estratégia mantém-se no aumento do número de apartamentos turísticos em Lisboa, através da compra de edifícios mais antigos e com boa localização. Como já referi, estamos com um pipeline de 200 apartamentos na capital, há negociações a decorrer para outros prédios, e estamos com uma oferta recente para um prédio com 25 apartamentos no centro da cidade. Acreditamos que a ambição de alcançar as 500 unidades será num horizonte, talvez, a 10 anos, mas nesta fase estamos compradores de mais prédios em Lisboa, embora neste momento os valores estejam tão elevados que está a ser difícil comprar. O investimento envolvido nesta fase para a concluir o pipeline dos 200 apartamentos chega aos 20 milhões de euros.

Sobre o autorCidália Lopes

Cidália Lopes

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Leandro Silva, novo presidente do Conselho de Administração
Imobiliário

Leandro Silva junta-se à AM48 como responsável pelas áreas financeira e de auditoria

“A entrada do Leandro Silva traduz o nosso compromisso com uma liderança sénior, experiente e com provas dadas, capaz de apoiar o Grupo num momento de afirmação. A sua visão estratégica e profundo conhecimento do sector financeiro são determinantes”, afirmou Alejandro Martins, CEO da AM48

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O promotor imobiliário Grupo AM48, a operar no mercado nacional há mais de 12 anos, anuncia Leandro Silva como novo presidente do Conselho de Administração, sendo que será ainda responsável pelas áreas Corporativa, Financeira e de Auditoria, reforçando e consolidando, de forma estratégica, a estrutura de governance e gestão da organização. A integração insere-se no “plano de crescimento e profissionalização” do Grupo, reflectindo o compromisso da empresa com os mais elevados padrões de excelência, transparência e boa governação financeira.

Com uma carreira sólida no sector bancário e financeiro, Leandro Silva traz consigo uma vasta experiência nacional e internacional em cargos de elevada responsabilidade, nomeadamente em Macau no Banco Nacional Ultramarino (BNU) e em Cabo Verde no Banco Comercial do Atlântico e na Companhia de Seguros Garantia.

A carreira de Leandro Silva inclui, ainda, as passagens como administrador executivo do Banco Montepio e do Banco de Empresas Montepio e como chief procurement officer do Grupo Caixa Geral de Depósitos. Além do sector financeiro, fez ainda parte do XV Governo Constitucional, como adjunto do Chefe de Gabinete e Conselheiro do Ministro da Economia.

“A entrada do Leandro Silva traduz o nosso compromisso com uma liderança sénior, experiente e com provas dadas, capaz de apoiar o Grupo num momento de afirmação. A sua visão estratégica e profundo conhecimento do sector financeiro são determinantes para continuarmos a reforçar e a consolidar os elevados padrões financeiros, éticos e estratégicos do grupo” refere, Alejandro Martins, CEO da AM48.

Já Leandro Silva, administrador da AM48, afirma que “é com enorme entusiasmo que abraço este novo desafio. Acredito no projecto, na visão estratégica do Grupo e na sua ambição de se afirmar como um player de referência no mercado nacional, com padrões de governação sólidos e uma visão a longo prazo. Estou certo de que o reforço da estrutura corporativa e financeira será um pilar essencial no crescimento sustentável da organização e estou convicto de que poderei contribuir para o crescimento do grupo”.

Ópera LX, Focus LX, The Boulevard, Santa Joana, Promenade, Foz de Prata e a Quinta do Alverde, estando para breve o anúncio de um dos maiores projetos no Concelho de Loures com cerca de 400 fogos e ainda cerca de 5000m2 de comércio, são alguns projectos que fazem parte do portfólio da AM48.

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Forum Coimbra investe 12M€ em expansão de lojas âncora

Primark, Stradivarius e Pull&Bear, Lefties terão mais cerca de quatro mil m2 de área. Durante as obras de remodelação, que terão início em Maio de 2025, as lojas irão manter a sua actividade com ligeiros constrangimentos

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O Forum Coimbra acaba de anunciar um investimento de 12 milhões de euros na expansão de quatro lojas âncora do centro gerido pela Multi Portugal. ZARA. Primark, Stradivarius e Pull&Bear, Lefties terão mais cerca de quatro mil metros quadrados (m2) de área.

Durante as obras de remodelação, que terão início em Maio de 2025, as lojas irão manter a sua actividade com ligeiros constrangimentos.

A loja Zara, que passará a ter 3.684 m2, vai ser uma das maiores do País localizada num centro comercial, a Primark vê a sua área duplicar para 4.103 m2 e tornar-se a segunda maior da insígnia em Portugal e a Stardivarius e a Pull&Bear também duplicam as suas áreas e irão manter-se no mesmo piso.

A estratégia de expansão das lojas onde operam estas marcas surge da necessidade de “aumentar” as suas superfícies de vendas, com vista a concentrarem no Forum Coimbra as suas principais lojas da região, ficando assim dotadas das características necessárias para poderem suportar uma procura mais alargada.

“É com enorme orgulho que damos mais um passo na renovação e requalificação dos espaços do Forum Coimbra com o objectivo de proporcionar uma visita ainda mais cómoda e completa aos nossos visitantes e maior visibilidade às nossas lojas consolidando o Forum Coimbra como o principal centro comercial da Região Centro e uma referência no nosso mercado. A expansão de lojas âncora e o facto de, em alguns casos, serem das maiores do nosso país, vai totalmente ao encontro desta estratégia.” afirmou João Vaz, director do Forum Coimbra.

O Forum Coimbra é um centro gerido pela Multi Portugal e conta com uma área bruta locável de 48 mi m2, sendo o maior da Região Centro. Conta com 141 lojas, distribuídas por três pisos comerciais, seis salas de cinema, uma área de restauração com 1 070 lugares sentados e 30 restaurantes e disponibiliza 2 579 lugares de estacionamento gratuitos.

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