Explorer e Pedro Seabra adquirem gestora de fundos imobiliáros Refundos
A aquisição desta entidade gestora de activos, investimentos e fundos imobiliários permite a reorganização do negócio da área de real estate da Explorer, que passa a ser gerida pela sociedade Refundos-Explorer
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Explorer e Pedro Seabra adquiriram a Refundos SGOIC à Rivercrown Real Estate Management. A aquisição desta entidade gestora de activos, investimentos e fundos imobiliários permite a reorganização do negócio da área de real estate da Explorer, que passa a ser gerida pela sociedade Refundos-Explorer.
A nova sociedade passa a ser investment advisor do Explorer Real Estate Fund I, fundo criado em 2017, e co-investidor responsável pela gestão do activo da CPHP (Penha Longa Resort). Na sua nova actividade de entidade gestora de veículos de investimento colectivo encontra-se já neste momento a constitur três SICAFIs que ficarão sobre a sua gestão.
A Refundos-Explorer vai ser liderada por Pedro Seabra, responsável pela área de Real Estate, fazendo parte do conselho de administração Elizabeth Rothfield e Frederico Arruda Moreira, que transita da gestão da Refundos.
A equipa acompanha de forma contínua o mercado para identificação de novas oportunidades e conta com inúmeros casos de sucesso nas várias áreas em que tem actuado, entre os quais se podem destacar a renovação e reposicionamento de edifícios de escritórios como é exemplo a nova sede da Cuatrecasas em Lisboa.
Para Pedro Seabra “esta aquisição e este reposicionamento, dando-nos a capacidade de gerir veículos regulados pela CMVM, dá-nos uma maior projecção e abrangência como gestores de imobiliário. A junção das duas equipas dá-nos mais força e solidez para actuar neste mercado que continua atractivo para investidores nacionais e internacionais e com enorme potencial”.
Criada em 2003 por Rodrigo Guimarães e Elizabeth Rothfield, a Explorer gere e assessora fundos com activos superiores a 1,4 mil milhões de euros, divididos em três áreas de negócio: Private Equity, Turismo e Imobiliário.
Já a Refundos foi fundada em 1993 e, em 2007, adquirida pela Sonagi SGPS (Grupo Queiroz Perreira – Semapa) e depois, em 2019, pelo Grupo Rivercrown, com Frederico Arruda como sócio. A principal actividade da Refundos foi a gestão do Maxirent Fundo De Investimento Imobiliário Fechado cotado na Euronext, Lisboa.
A Refundos foi distinguida com o MSCI European Property Investment Award pela carteira especializada com melhor desempenho no mercado português por atingir o maior retorno total (8,67%) relativamente ao benchmark do sector imobiliário anualizado ao longo de três anos até dezembro de 2021.