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    Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir a pegada de carbono dos pavimentos

    Os componentes de cortiça utilizados na indústria de pavimentos NRT 62 com e sem barreira de vapor by Amorim apresentaram um balanço de carbono negativo, após uma análise de ciclo de vida levada a cabo pela consultora EY

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    Os componentes de cortiça NRT 62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da Amorim Cork Composites, Unidade de Negócio de Aglomerados Compósitos da Corticeira Amorim, especialmente desenvolvidos para a indústria de pavimentos, contribuem positivamente para reduzir a pegada de carbono do processo produtivo dos fabricantes de pavimentos. Isto porque ambos os componentes NRT62 by Amorim, produzidos a partir da matéria-prima cortiça, têm um balanço de carbono negativo. Simultaneamente, evitam a transmissão de vibrações para a laje, reduzindo consequentemente o ruído de impacto.

    Segundo um estudo de análise levado a cabo pela consultora EY, o balanço de carbono do componente para pavimentos NRT 62 sem barreira de vapor by Amorim é de -11,8kg CO2 eq/m2. O balanço de carbono do componente NRT 62 com barreira de vapor by Amorim, por seu turno, é de -10,5kg CO2 eq/m2. Promovendo então um sequestro de carbono no montado superior às emissões de CO2 resultantes da sua produção, estas soluções surgem como uma opção para os fabricantes de pavimentos que procuram o equilíbrio entre performance e sustentabilidade ambiental.

    Matéria-prima 100% natural, reciclável e renovável, a cortiça consegue reduzir, assim, os possíveis impactos ambientais dos pisos que integrem os componentes NRT 62 by Amorim. Diferenças, essas, sobretudo visíveis quando comparamos estas referências da Amorim Cork Composites com outros componentes que utilizam matérias-primas cuja única fonte é de origem sintética. São disso exemplo as espumas de poliuretano e/ou de polietileno.

    “As mais valias da cortiça vão muito para além das suas características intrínsecas que a elegem como um dos materiais mais sustentáveis conhecidos pela humanidade”, sublinha António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim. “A cortiça contribui também para mitigar em larga escala o balanço de carbono de todos os produtos que a utilizam na sua composição”, sustenta o responsável.

    O estudo de pegada ambiental dos componentes para pavimentos NRT 62 by Amorim foi conduzido pela EY segundo uma perspectiva de Ciclo de Vida. Isto é, e tendo considerado o sequestro da floresta do montado, baseou-se na abordagem cradle-to-gate, contemplando os impactos ambientais de todas as actividades, desde a extracção da matéria-prima, passando pela produção de todos os componentes e indo até à porta da fábrica. A metodologia dos estudos da EY teve por base as normas ISO 14040/44, complementadas com as directrizes do International Reference Life Cycle Data System (ILCD). Os dados associados à produção foram fornecidos pela Amorim Cork Composites, ao passo que os processos gerais de produção associados à produção das matérias-primas, energia, transporte e gestão de resíduos foram obtidos na base de dados ecoinvent 3.5.

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    Ana Vicente, directora de RH da Sonae Sierra

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    Programa de estágios da Sonae Sierra oferece oportunidade de trabalhar no estrangeiro

    O programa de estágios “Big>In”, cujas candidaturas estão abertas desde 17 de Fevereiro a 31 de Março de 2025, vai permitir os estagiários, além de Portugal, possam, também, trabalhar na Alemanha, Espanha e Itália

    A Sonae Sierra, que trabalha verticalmente no sector imobiliário, dá um passo importante no crescimento do seu programa de estágios “Big>In”, com o lançamento da sua quarta edição, cujas candidaturas estão abertas desde 17 de Fevereiro a 31 de Março de 2025.

    Criado em 2022, a grande novidade deste ano é a internacionalização, já que além de Portugal, os estagiários terão a oportunidade de trabalhar na Alemanha, Espanha e Itália. A expansão do programa para novas geografias, “alinha-se com a ambição da empresa de expandir a sua presença e impactar diferentes mercados internacionais”, refere a Sonae Sierra em comunicado.

    Ana Vicente, directora de Recursos Humanos da Sonae Sierra, sublinha que “o programa “Big>In” é uma aposta estratégica da Sierra para identificar e desenvolver talento jovem, alinhada com o novo ciclo de crescimento da empresa. Com milhares de candidatos, temos conseguido atrair e reter profissionais qualificados, com perspectivas e competências diversas, que nos enriquecem. Pretendemos proporcionar uma jornada de aprendizagem e crescimento em diversas áreas da Sierra. Este ano, o programa assume uma dimensão internacional, resultado da nossa vontade de integrar talento jovem nos mercados críticos onde operamos”, afirma.

    Com o objectivo de oferecer estágios profissionais com a duração de nove meses, esta iniciativa pretende impulsionar as carreiras de recém-graduados, com oportunidades em diversas áreas de atcividade como Comercial, Comunicação, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Inovação, Sustentabilidade, Operações, Estratégia, entre outras.

    Entre 2022 e 2024, o programa atraiu quase 3 mil candidaturas com cerca de 50 jovens seleccionados para iniciar o seu estágio na empresa.

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    Keller Williams Portugal passa os 72M€ de facturação

    No ano em que celebrou a primeira década em território nacional, o negócio global dos consultores da Keller Williams Portugal superou os 72 milhões de euros. A KW é a terceira maior força na área da mediação imobiliária em número de consultores a nível nacional e é a maior operação do grupo fora dos Estados Unidos da América

    Há 10 anos em Portugal, a Keller Williams tem vindo a bater sucessivos recordes de facturação. 2024 não foi excepção. A empresa de formação, coaching e tecnologia que opera no sector imobiliário, fechou o ano com um novo marco histórico: passou os 72 milhões de euros de facturação, o equivalente a um crescimento de 33% face a 2023. Uma subida acentuada, sobretudo quando comparada com as previsões de crescimento atribuídas ao mercado.
    Com resultados consistentes ao longo do ano, Dezembro destacou-se como o melhor mês dos últimos dez anos, com mais de 8,3 milhões de euros facturados. Além disso, o último trimestre apresentou um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2023, consolidando o estatuto da KW como uma das maiores forças no sector imobiliário nacional.

    “O modelo de negócio da Keller Williams tem demonstrado solidez e crescimento. Entregamos mais valor ao negócio dos consultores, através da sua proposta de valor e de um modelo de comissionamento ímpar, permitindo que estes aumentem o seu negócio em mais de 35% face ao ano anterior. Destaca-se que mais de 72% das comissões cobradas a clientes foram entregues aos consultores”, começa por explicar Marco Tairum, CEO da Keller Williams Portugal. “Os franchisados da KW gerem operações rentáveis, com uma média mensal de 3M€ de facturação, e a empresa apoia mais de 15 000 famílias na realização de um dos seus maiores investimentos financeiros”, continua.
    Em 2024, também a área de intermediação de crédito registou fortes resultados, tendo crescido 100%, reforçando a abordagem integrada do modelo de negócio.

    Ao longo dos últimos 12 meses, a companhia repartiu 1,4M€ aos associados, através do Growth Share, programa de partilha de resultados que já distribuiu, desde 2014, 7M€ entre os seus associados.

    Segundo o CEO da Keller Williams Portugal, estes resultados reflectem o impacto directo do modelo de negócio focado no consultor. A empresa aposta nas melhores condições do mercado, garantindo que cada profissional tem as ferramentas para construir uma carreira de sucesso. “Estes resultados deixam-nos com um enorme sorriso porque representam um impacto real no negócio e vida dos nossos consultores. O nosso modelo de comissionamento a 98% faz com que o negócio dos nossos consultores tenha crescido exponencialmente. Esta aposta única na valorização dos nossos consultores associada à qualidade da nossa formação, que é inteiramente gratuita, reforça de forma consistente o compromisso com a nossa missão.”, acrescenta Marco Tairum.

    2024 foi também este o ano em que a Keller Williams trouxe para Portugal a Maps Coaching, a divisão responsável pelo coaching de alta performance e pelo desenvolvimento pessoal dos consultores imobiliários de topo associados à rede Keller Williams que termina o ano com mais de 900 horas de coaching entregues e mais de 400 alunos no programa BOLD.

    Marco Tairum atribui os resultados a uma estratégia clara baseada no trabalho de equipa, planeamento e uma forte aposta na formação contínua. “Estamos extremamente satisfeitos com estes resultados – a melhor facturação de sempre no ano em que celebramos 10 anos. Somos a terceira maior força na área da mediação imobiliária em número de consultores a nível nacional e somos a maior operação fora dos Estados Unidos da América do Norte.”

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    DS Imobiliária regista forte crescimento em 2024

    Em 2024, a DS Imobiliária registou um crescimento de mais de 150% na facturação, relativamente ao ano anterior. Durante o ano, duplicaram também o número de transacções, bem como as angariações

    A DS Imobiliária, marca do Grupo Decisões E Soluções especializada em serviços nas áreas da consultoria imobiliária, registou um aumento de 158% na facturação, relativamente ao ano anterior. No ano de 2024, as transacções duplicaram em 50%, em comparação com o período homólogo e registou-se também um amento de 50% nas angariações.

    Marta Almeida, directora coordenadora nacional da DS Imobiliária, sublinha que “o franco crescimento de uma marca tão jovem, num sector tão competitivo e desafiante, muito nos orgulha e assegura-nos de que estamos no caminho certo. Devemos estes resultados, a toda a equipa de profissionais que se dedicam e que continuam a juntar-se a nós para fazer a diferença na vida das pessoas e, claro, a todos os clientes que confiam nos nossos serviços. Este ano, continuamos com objectivos muito ambiciosos, nomeadamente duplicar a facturação e as angariações e continuar a fazer crescer a nossa equipa.”

    A DS Imobiliária conta com um total de 35 lojas a nível nacional, entre unidades abertas e em fase de abertura e o objectivo é chegar às 60 até ao final do ano. Em 2024, juntaram-se à rede mais de 100 novos colaboradores, mais 43% do total de profissionais contratados em 2023, e o objectivo é duplicar este número para chegar aos 600 colaboradores em todo o país em 2025.

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    Saint-Gobain Top Employer Global pelo 10º ano consecutivo

    A Saint-Gobain foi reconhecida como Top Employer Global pelo décimo ano consecutivo, tornando-se uma entre as 17 empresas em todo o mundo a receber esta distinção em 2025. Em Portugal, a Saint-Gobain Portugal renova o selo do Top Employers Institute pelo 7º ano consecutivo

    O reconhecimento Top Employer Global foi atribuído ao Grupo Saint-Gobain graças aos 40 países em que a empresa está certificada. Especificamente em Portugal, este reconhecimento aplica-se à Saint-Gobain Portugal, detentora das marcas Isover, Placo e Weber.

    Entre as seis áreas auditadas pelo Top Employers Institute, a empresa registou progressos significativos em 3 delas, comparativamente a 2024. Destacam-se as melhorias nos campos “Unir” (+6,33%), “Liderar” (+3,25%) e “Desenvolver” (+1,39%). Estes números estão em linha com os resultados do inquérito de clima do Grupo, que revela que, em 2024, 89% dos empregados estavam orgulhosos de trabalhar na Saint-Gobain.

    O Grupo Saint-Gobain também se destacou com resultados em áreas que reforçam a sua estratégia a longo prazo, como sejam, “Ética e Integridade” (100%), “Propósito e Valores” (99,21%), “Estratégia Corporativa” (98,25%), “Aprendizagem” (93,25%), e“Sustentabilidade” (90,46%).

    “Receber esta certificação pelo décimo ano consecutivo é um enorme reconhecimento do compromisso que temos com os nossos 160.000 colaboradores em todo o mundo. A nossa ambição é construir um ambiente de trabalho motivador, onde todos os colaboradores encontrem significado nas suas actividades diárias, num ambiente cada vez mais inclusivo e equitativo. Damos especial ênfase ao aumento da representatividade das mulheres nos nossos cargos e, de uma forma geral, à diversidade em todas as suas dimensões, essencial para garantir a inovação e o crescimento a longo prazo. A certificação Top Employer Global reflecte a atenção contínua que dedicamos ao desenvolvimento profissional das nossas equipas. Trabalhar na Saint-Gobain significa contribuir para uma missão que importa: construir um futuro mais sustentável e responsável”, afirmou a propósito Claire Pedini, vice-presidente sénior de Recursos Humanos e Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Saint-Gobain.

    Para promover a sua cultura inclusiva, em 2024 a Saint-Gobain lançou o Diversity, Equity, and Inclusion Lab Accelerator, um programa concebido para acelerar o progresso em áreas-chave da sua estratégia a longo prazo, promovendo um diálogo aberto dentro do Grupo.

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    Geberit lança nova válvula para uma casa de banho “mais silenciosa”

    O novo mecanismo de alimentação série 383 foi pensado para reduzir o ruído do enchimento do autoclismo da sanita, acelerar a instalação e economizar recursos

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    A Geberit lançou o novo mecanismo de alimentação série 383. Pensado para reduzir o ruído do enchimento do autoclismo da sanita, acelerar a instalação e economizar recursos, a nova válvula, apresenta uma série de melhorias importantes, vem instalada de série em todos os autoclismos de interior Geberit Sigma e Omega a partir de 2025 e também se fornece como peça sobresselente universal para todos os autoclismos de exterior do mercado com alimentação lateral.

    O mecanismo de alimentação série 383 é actualmente uma das boias mais silenciosas do mercado (apenas 7 dB(A) a 3 bar de pressão). «O som do autoclismo a encher na casa de banho agora é quase inaudível», diz Pascal Rüegg, Product Manager International da Geberit. De facto, o volume de ruído perceptível reduz-se pela metade em comparação ao modelo de boia anterior. A sua tecnologia inovadora minimiza a quantidade de ar que entra na válvula para garantir um processo de enchimento mais suave e silencioso. Isso também reduz significativamente o nível de ruído nas divisões adjacentes à casa de banho, tornando o novo mecanismo numa solução ideal tanto para edifícios residenciais como para casas multifamiliares, bem como para hotéis e todos os tipos de alojamento. O novo mecanismo, em combinação com os outros elementos Geberit, garante uma descarga 30% mais silenciosa do que os sistemas de descarga para a sanita convencionais.

    O design muito pequeno e compacto do mecanismo de alimentação série 383 torna a instalação muito mais rápida e simples. A nova válvula é compatível com modelos anteriores de autoclismos Geberit, mesmo com autoclismos fabricados há mais de 50 anos, e pode, também, ser usado como peça sobressalente para todos os autoclismos de exterior. Além disso, tanto o nível de água no autoclismo como o volume de descarga podem ser ajustados com precisão, e o filtro pode ser facilmente limpo e reutilizado.

    A boia série 383 utilizou, também, menos 40% de material que o modelo anterior, o que representa uma redução de várias centenas de toneladas métricas de plástico por ano. Além disso, o mecanismo é feito com 10% de plástico reciclado proveniente de lixo electrónico, que se identifica pela sua cor cinza-escuro.

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    R.Power reforça posição através de parcerias estratégicas com municípios

    Em 2024 a empresa lançou no município da Sertã a sua primeira central fotovoltaica na região, a qual poderá agora servir como modelo de referência para futuros projectos na região

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    A R.Power, uma das principais produtoras independentes de energia renovável na Europa, continua a reforçar a sua presença em Portugal através de uma cooperação bem-sucedida com os municípios locais. Em 2024 a empresa lançou no município da Sertã a sua primeira central fotovoltaica na região, a qual poderá agora servir como modelo de referência para futuros projectos na região. No âmbito da Iniciativa Europeia EUCF, o município da Sertã está a desenvolver um conjunto de acções para criar as condições necessárias para alcançar um balanço energético positivo, com o objectivo de aumentar a eficiência energética e implementar sistemas de armazenamento de energia em grande escala.

    “A R.Power demonstrou ser um parceiro confiável e profissional na nossa jornada rumo à independência energética. A sua experiência em energias renováveis e soluções de armazenamento em baterias está perfeitamente alinhada com os objectivos do nosso município de alcançar um balanço energético positivo”, afirma Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã. “Vemos um grande potencial na combinação das nossas iniciativas locais com as capacidades tecnológicas e a experiência da R.Power, como já demonstrado pela central fotovoltaica em operação no nosso município.”

    A crescente presença da empresa em Portugal faz parte da sua expansão estratégica no sul da Europa. A R.Power pretende consolidar-se como um player de referência no futuro mercado de capacidade português, demonstrando o seu compromisso a longo prazo com o sector das energias renováveis no país.

    Um dos pilares desta estratégia é o desenvolvimento de sistemas independentes de armazenamento de energia em baterias (BESS). Actualmente, os projectos BESS da R.Power em Portugal têm 380 MVA de capacidade em licenciamento, com planos de expansão para aproximadamente 800 MVA até ao primeiro trimestre de 2026.

    “Portugal continua a ser um dos nossos mercados-chave no sul da Europa, onde vemos um enorme potencial de crescimento tanto na geração de energia solar quanto em soluções de armazenamento de energia” afirma Przemek Pięta, CEO da R.Power. “As nossas parcerias com municípios, como a Sertã, demonstram como a expertise do setor privado pode apoiar eficazmente os objectivos locais de transição energética.”

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    Simon lança novo catálogo ‘Consumer 2025’

    Este catálogo reúne uma selecção de produtos essenciais para pequenas renovações ou projectos de bricolagem domésticos, combinando tecnologia avançada com os mais elevados padrões de segurança e funcionalidade

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    tagsSimon

    A empresa de material eléctrico e de design de iluminação e sistemas de controlo e de conectividade, Simon, lançou o seu novo catálogo ‘Consumer 2025’. Com uma vasta selecção de produtos essenciais, este catálogo abrange as pequenas renovações ou projectos de bricolagem domésticos, combinando tecnologia avançada com os mais elevados padrões de segurança e funcionalidade.

    Na categoria dos mecanismos, a Simon acrescenta novas funcionalidades com carregadores USB-A e USB-C com carregamento rápido em praticamente todas as suas séries. Dispõe, também, de uma vasta gama de soluções de conectividade para obter uma Smart Home sem necessidade de um HUB nem de substituir a cablagem.

    Na iluminação, a empresa aposta em soluções inovadoras que incluem sistemas com sensores de movimento e crepusculares, bem como uma gama versátil de downlights. Entre os lançamentos mais relevantes, a Simon apresenta uma gama de enroladores de cabos e extensões orientada tanto para ambientes profissionais como residenciais, oferecendo desde soluções USB para um ambiente doméstico até extensões profissionais para ambientes exigentes, como estaleiros de construção.

    Por último, o catálogo oferece também novidades na categoria de soluções para jardim, com uma gama de produtos que combina a tecnologia antipragas com a iluminação exterior, oferecendo aos utilizadores funcionalidade e conforto para os seus espaços exteriores.

    A equipa da Simon, composta por profissionais altamente qualificados, oferece um aconselhamento contínuo, garantindo o cumprimento dos critérios de qualidade e regulamentares mais exigentes.

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    LoopOS conclui ronda de investimento de 3 M€

    O capital será utilizado para consolidar as ferramentas tecnológicas e expandir a presença da empresa no mercado português, espanhol e francês, reafirmando o seu compromisso em democratizar a economia circular, afirma a emrpresa em comunicado

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    tagsLoopOS

    A LoopOS anuncia a conclusão da ronda de investimento de três milhões de euros. O capital será utilizado para consolidar as ferramentas tecnológicas e expandir a presença da empresa no mercado português, espanhol e francês, reafirmando o seu compromisso em democratizar a economia circular.

    “A LoopOS foi criada para revolucionar a forma como empresas adoptam a economia circular, permitindo-lhes transformar processos complexos em soluções simples e eficientes,” afirmou João Bernardo Parreira, CEO da LoopOS, que considera que este é um investimento “essencial” para levar a tecnologia da empresa a “mais mercados e promover um impacto ambiental e económico positivo”.

    O Impact Innovation Fund, fundo de impacto da 3XP Global, liderou a operação, que contou ainda com a participação da Beta Capital e da FundBox na ronda de investimento.

    A LoopOS disponibiliza uma plataforma modular e escalável que permite às empresas de qualquer sector criar e gerir qualquer tipo de canal de economia circular, como retomas, reparações, devoluções, aluguer ou C2C, de forma flexível e rastreável e operam, actualmente, em mais de 50 categorias de produtos, e estima-se que os seus canais de reutilização tenham gerado uma economia circular superior a 1,5 milhões de euros e um impacto ambiental significativo, evitando cerca de 20,6 toneladas de emissões de CO2.

    Com o crescimento da LoopOS, a empresa procura consolidar-se como uma tecnologia facilitadora, capaz de apoiar as novas diretrizes europeias na área da economia circular, como o Right to Repair e o Digital Product Passport (DPP). Este movimento não só promove práticas mais conscientes, mas também fomenta o desenvolvimento de novos modelos de negócio capazes de gerar novas fontes de receita e criação de postos de trabalho na economia circular.

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    Pladur Gypsum lança três novos produtos no mercado

    Duas novas pastas para juntas e um novo gesso fino da acabamento vêm reforçar a oferta da marca

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    A Pladur Gypsum amplia a sua gama de produtos com a incorporação de duas novas pastas de juntas no seu catálogo Pladur, Pladur ST2 SUPERFINA e Pladur ST30, e um novo gesso fino de acabamento no catálogo Algíss, o Zafiro.
    Um dos processos mais delicados na instalação de sistemas construtivos de placa de gesso laminado é o tratamento das juntas. Não só pela dificuldade da sua execução, mas também pelo impacto directo que tem no acabamento final ou na decoração das paredes.

    Neste sentido, a Pladur continua a trabalhar diariamente na inovação e melhoria das suas pastas com o objectivo de oferecer novas soluções que tornem este processo uma tarefa cada vez mais simples e cómoda, sem esquecer o resultado.

    “A Pasta Pladur ST2 SUPERFINA é uma opção fácil de lixar, fácil de manusear e fácil de aplicar, que oferece um óptimo acabamento estético. A sua fórmula permite realizar a aplicação da fita e as demãos de acabamento até aos níveis: Q1, Q2 e Q3 – estes definidos na norma UNE 102043, que contempla a montagem dos sistemas construtivos com placa de gesso laminado”, garante a marca. Com um tempo de presa de duas horas, é uma solução ideal para climas frios e húmidos, uma vez que o endurecimento da pasta não depende das condições climáticas em que é aplicada.

    Também foi adicionada à gama de produtos a Pasta Pladur ST30, que proporciona um tempo de secagem em 30 minutos, tornando-a ideal para trabalhos mais pequenos que exijam que o tratamento de juntas seja concluído num dia.

    A Algíss dispõe de uma grande variedade de produtos, aos quais se junta agora o gesso de projecção aligeirado Algíss Zafiro, um gesso ultrafino.

    A Pladur Gypsum reforça a sua gama com soluções inovadoras que aliam a eficiência energética, a sustentabilidade e o bem-estar dos utilizadores, reafirmando a sua posição na construção sustentável.

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    Pedro Sottomayor, novo director criativo da Adico

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    Pedro Sottomayor é o novo director criativo da Adico

    “O objectivo será manter a Adico por outros 100 anos e o que faremos nestes próximos anos será a preparação disso. Encurtando a proximidade com os portugueses e chegando a outros países, com novos produtos de grande qualidade, funcionalidade, e sempre intemporais”, refere Pedro Sottomayor sobre o seu novo desafio

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    A marca portuguesa de mobiliário, Adico, integrou Pedro Sottomayor como director criativo. Com um “sólido” percurso no design de produto e uma ligação de longa data à empresa, Pedro Sottomayor assume o desafio de continuar a reforçar a identidade da Adico no cenário do design contemporâneo.

    “É uma grande honra e responsabilidade integrar uma marca como a Adico, com uma carga histórica tão importante a manter, mas explorando novos caminhos. O objectivo já estava definido que será manter a Adico por outros 100 anos, e o que faremos nestes próximos anos será a preparação disso. Encurtando a proximidade com os portugueses e chegando a outros países, com novos produtos de grande qualidade, funcionalidade, e sempre intemporais como a Adico sabe bem fazer”, refere Pedro Sottomayor.

    A relação do novo director criativo com a Adico remonta à sua adolescência, quando, no final da década de 80, vendia cadeiras da marca numa loja de decoração no Porto. Em 2016, essa ligação reforçou-se com a sua vitória no concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo MUDE – Museu do Design para projectar o novo layout, regulamento e mobiliário das esplanadas do centro da cidade. Desenhou algumas das novas peças, produzidas pela Adico, nomeadamente os modelos Maria e Manuel, e foi responsável por coordenar todo o processo. Este percurso culmina com a sua integração oficial na equipa da Adico.

    Natural do Porto, Pedro Sottomayor tem-se destacado no desenvolvimento de projectos inovadores e funcionais. Com formação em design e uma carreira internacional, trabalhou com diversas marcas de renome antes de fundar a MOR design. A sua abordagem ao design combina tradição e modernidade, promovendo a valorização da produção nacional e o uso sustentável dos materiais. Ao longo da sua carreira, colaborou com muitas marcas, empresas e instituições, sempre com o objetivo de criar soluções que aliam estética, funcionalidade e inovação.

    O seu portfólio inclui uma vasta gama de projectos que exploram o potencial de diversas indústrias em Portugal. Entre os exemplos, destacam-se por exemplo a Mèzë, uma marca e linha de produtos desenvolvida do zero, e a cadeira Adagio para a Casa da Música produzida pela Nautilus.

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