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    Volkswagen Financial Services estaciona novo hub tecnológico na Lionesa

    As instalações da empresa alemã ocupam um total de 1.100 metros quadrados e têm capacidade para receber cerca de 130 colaboradores

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    Volkswagen Financial Services estaciona novo hub tecnológico na Lionesa

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    A empresa alemã escolheu Lionesa Business Hub, em Leça do Balio para instalar o seu hub tecnológico.
    As instalações da empresa alemã ocupam um total de 1.100 metros quadrados e têm capacidade para receber cerca de 130 colaboradores, num centro empresarial que acolhe 120 empresas, a maior parte multinacionais e do sector tecnológico. A operação foi mediada pela consultora CBRE.

    “O Centro Empresarial Lionesa tem vindo a crescer e a criar cada vez mais e melhores condições para atrair e reter empresas internacionais no norte do país, como é agora o caso da Volkswagen Financial Services, que procurava uma morada para instalar o seu novo hub tecnológico. Com foco no futuro e nos novos modelos de trabalho, o centro empresarial soube adaptar o espaço do escritório, mas também toda a envolvente, ao manter um equilíbrio entre trabalho, cultura e bem-estar. Por outro lado, o projecto da Lionesa para duplicar o seu complexo até 2025 e a vontade de ali criar uma autêntica cidade empresarial foi igualmente importante na decisão da Volkswagen Financial Services, até porque a empresa pretende continuar a investir em Portugal”, explica André Almada, diretor de offices advisory & transaction services da CBRE Portugal.

    A Volkswagen Financial Services está em Portugal desde 2011 e é a maior entidade no mercado de financiamento automóvel na Europa, assumindo a coordenação das actividades financeiras do grupo Volkswagen em todo o mundo. A empresa prevê contratar 150 novos colaboradores até ao final de 2024.

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    Miguel Mascarenhas, CEO da Imovendo
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    Imovendo apoia recente decisão do TJUE de limitar comissões imobiliárias

    Segundo Miguel Mascarenhas, CEO da Imovendo, “é fundamental responsabilizar os vários agentes do mercado, incluindo as próprias imobiliárias, e exigir um quadro regulamentar robusto, que desburocratize processos, reforce a fiscalização e garanta condições dignas para os profissionais do sector”

    A recente decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que reconhece a possibilidade de limitar as comissões cobradas pelas agências imobiliárias, é um “sinal claro” de que “há espaço e necessidade para mudanças estruturais” no sector, no sentido de existir um mercado imobiliário “mais justo, transparente e sustentável, onde o foco esteja nas pessoas e no direito a uma habitação condigna”, defende Miguel Mascarenhas, CEO da Imovendo.

    “Mais do que nunca, é fundamental responsabilizar os vários agentes do mercado, incluindo as próprias imobiliárias, e exigir um quadro regulamentar robusto, que desburocratize processos, reforce a fiscalização e garanta condições dignas para os profissionais do sector”, afirma o CEO.

    Miguel Mascarenhas acrescenta que estas medidas confirmam o que a Imovendo tem vindo a defender há muito, ou seja, a “urgência em repensar o modelo de funcionamento do mercado imobiliário para garantir um maior equilíbrio, justiça e transparência para todos os intervenientes, desde construtores, imobiliárias e câmaras, até notários, bancos e agências de crédito”.

    Numa altura em que a crise da habitação em Portugal se agrava, com taxas de juro em máximos históricos e dificuldades crescentes no acesso à compra de casa, apesar dos apoios do estado a pessoas até aos 35 anos, acreditamos que soluções concretas, como a implementação de uma comissão fixa, são essenciais para aliviar os custos para quem vende e, consequentemente, para quem compra”.

    Num panorama em que os países europeus praticam comissões imobiliárias competitivas, as percentagens das comissões de venda em Portugal estão ainda situadas acima da média europeia, inclusive quando nos comparamos com outros países da Europa do Sul. A título exemplificativo, Itália dispõe de uma comissão que varia entre os 2 e 3% do preço de venda, e a Grécia varia entre os 2 e 5%, sendo comum que tanto o comprador quanto o vendedor paguem uma comissão em ambos países. A par destes, os Países Baixos (1% e 2%), o Reino Unido (1% e 3,5%) e a Suíça (1,5% e 3%) são também casos exemplares na prática de comissões imobiliárias.

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    Lionesa Business Hub volta a Cannes para apresentar projecto de expansão

    Nos próximos anos, a expansão do Lionesa Business Hub, LBH, vai gerar cerca de 2000 postos de trabalho. Ecossistema empresarial vai ter mais 100 mil metros quadrados de novos espaços verdes e instalações sociais, desportivas e de lazer. O projecto de expansão estará em destaque em mais uma edição do MIPIM, que decorrerá entre 11 e 14 de Março, em Cannes, França

    O Lionesa Business Hub (LBH) estará presente em mais uma edição do MIPIM, que decorrerá entre 11 e 14 de Março, em Cannes, França. Integrada na delegação do Greater Porto (junta os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia), a presença do LBH tem como objectivo reforçar a sua posição “como um centro empresarial inovador e destino de destaque para empresas e talentos, cuja oferta será “desde uma secretária até 110 mil metros quadrados de área de escritórios feitos à medida”.

    Com projectos de expansão que vão ascender a 110.000 metros quadrados de área comercial e 5 hectares de jardim filosófico, “o maior ecossistema empresarial de Portugal” volta à maior feira internacional de imobiliário e investimento da Europa para apresentar e partilhar a sua estratégia de crescimento, sustentabilidade e inovação.

    Com quatro anos consecutivos de presença no evento, o LBH tem vindo a consolidar o seu posicionamento, beneficiando do crescente interesse por parte de parceiros internacionais que procuram “oportunidades alinhadas com os novos paradigmas do trabalho e da vida urbana”.

    No MIPIM, serão apresentados os novos projectos deste hub, incluindo a ampliação da oferta de escritórios e espaços de restauração e outros serviços à comunidade, que irão gerar 2.000 novos postos de trabalho, além da adopção de soluções inovadoras de Flex Working e Flex Living. O desenvolvimento de infraestruturas dedicadas ao desporto e lazer, que incluem campos de paddle e sports club é outra das áreas de investimento, contribuindo para reforçar a política de actuação do LBH na implementação de um estilo de vida activo e equilibrado dentro do ecossistema empresarial. “Estamos a introduzir milhares de metros quadrados de novos espaços verdes, juntamente com instalações sociais, desportivas e de lazer, para criarmos um ambiente onde as empresas e as pessoas possam continuar a prosperar. Num mercado em crescente competitividade, onde a selecção de um ambiente de trabalho vai além do escritório convencional, o LBH investe numa abordagem integrada que junta a cultura, o bem-estar e a sustentabilidade como elementos essenciais e decisivos na captação e manutenção de talentos”, adianta Eduarda Pinto, diretora executiva do LBH. “Com as empresas e os investidores internacionais cada vez mais à procura do talento português e de se instalarem em Portugal, o MIPIM revela-se uma feira muito importante para o Greater Porto na procura de investidores para a Região do Norte”, acrescenta.

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    Fonte Nova celebra 40 anos e anuncia investimentos de meio milhão de euros

    Depois de já ter investido cerca de um milhão de euros para a modernização do espaço entre 2020 e 2024, o Fonte Nova já tem em vista um novo projecto de requalificação do átrio central e dos acessos, incluindo as escadas

    O Centro Comercial Fonte Nova celebra quatro décadas de “dinamismo, inovação e compromisso” com a comunidade. Para assinalar este marco, o centro destaca o investimento de um milhão de euros realizado entre 2020 e 2025, que reflecte a “aposta contínua na modernização e na excelência da experiência” dos seus clientes e lojistas.

    O Fonte Nova já tem em vista um novo projecto de requalificação do átrio central e dos acessos, incluindo as escadas, com um investimento projectado de meio milhão de euros durante os próximos anos. Quando concretizado, “este plano elevará ainda mais os padrões de conforto, acessibilidade e modernidade do centro, consolidando a sua posição como um espaço comercial de referência”, indica a responsável.

    Desde a sua inauguração em 1985, o Fonte Nova tem sido um motor de crescimento para o comércio de proximidade, acompanhando as tendências do sector do retalho e mantendo-se um espaço de eleição e um ponto de encontro para famílias e visitantes.

    Após o ambicioso plano de renovação de 2015, o centro voltou a investir na modernização entreve 2020 e 2024. Este novo investimento incluiu a modernização dos sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado (AVAC), novos tectos, iluminação mais eficiente e a renovação das casas de banho, reforçando a atractividade e funcionalidade do espaço.

    “Quarenta anos não se celebram todos os dias. É um marco que nos enche de orgulho e que demonstra a força da nossa ligação com o público”, afirma Helda Silva, directora do Fonte Nova desde 1998, com um percurso ligado ao centro comercial desde 1990. “Este investimento reflecte o nosso compromisso em oferecer um espaço que acompanha os tempos, sem perder a sua essência de proximidade e acolhimento”.

    Com um conceito que se diferencia dos grandes centros comerciais, o Fonte Nova destaca-se pelo seu ambiente “acolhedor” e pela forte “ligação emocional” com os clientes. A sua conveniência, acessibilidade e rapidez nas compras são trunfos que garantiram a sua longevidade e relevância. A directora do centro acredita que os centros comerciais de proximidade estão a recuperar protagonismo.

    “O mercado está em constante evolução vemos que os consumidores privilegiam espaços mais pequenos, confortáveis e próximos das suas necessidades. O Fonte Nova sempre esteve um passo à frente neste conceito, e continuaremos a inovar para manter essa vantagem competitiva”, explica Helda Silva. “O futuro do retalho passa por esta ligação, por esta proximidade e o Fonte Nova está preparado para esse futuro”, remata.

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    Mercado imobiliário de gama alta gera 7,2 MM€ para a economia nacional

    Números dizem respeito a 2023 e foram revelados na primeira edição do estudo “Premium Realty Market”, desenvolvido pela Porta da Frente Christie’s e pela Nova School of Business & Economics

    O sector imobiliário de gama alta gerou, em 2023, mais de mais de 7,2 mil milhões de euros em produção nacional e criou mais de 94 mil empregos. De acordo com a primeira edição do estudo “Premium Realty Market”, desenvolvido pela Porta da Frente Christie’s e pela Nova School of Business & Economics, este segmento do mercado imobiliário “continuar a desempenhar um papel essencial na economia nacional, contribuindo significativamente para a produção, valor acrescentado bruto, remunerações e criação de emprego”.

    O estudo analisa a evolução do mercado imobiliário de gama alta desde 2021 até à data, concluindo que o grande crescimento deste mercado, acima de 50% nos últimos três anos, se deveu em parte ao aumento dos preços, que cresceram 23% no mesmo período. Este aumento dos preços é, segundo aponta a investigação, “uma consequência da dificuldade que a oferta tem tido em acompanhar o crescimento da procura e do aumento dos preços da construção, muito impactados pelo período de inflação nos últimos três anos”.

    O impacto da procura sobre a oferta foi, também, analisado, verificando-se que a pressão da procura duplicou entre 2021 e 2023, estabilizando posteriormente devido ao aumento do fim dos Vistos Gold e do programa de Residentes Não Habituais (RNH).

    A oferta de imóveis de gama alta tem vindo a concentrar-se nos distritos de Lisboa, Porto, e Faro, com destaque para as freguesias de Cascais e Estoril, Quarteira, Santo António, Avenidas Novas e na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória. Adicionalmente, registou-se um crescimento notável nos distritos de Setúbal, Beja e na Ilha da Madeira, especialmente no segmento Affluent, isto é, os imóveis que se situam entre os 10% e 5% mais caros do mercado.

    A tipologia da oferta tem evoluído, com um aumento da representação dos apartamentos T2, que passaram de 30% para 35% da oferta total, refletindo mudanças nas preferências dos compradores. As moradias continuam a representar aproximadamente um terço da oferta total.

    Além disso, o estudo destaca, ainda, que existe um “claro desfasamento” entre o mercado de gama alta e o restante mercado imobiliário. “Esta diferença de comportamento é notória em 2024, onde a média deste mercado teve um crescimento superior ao do segmento de gama alta, tendo sido mais impactada pela descida das taxas de juro e incentivos fiscais, tais como o da aquisição de habitação pelos jovens até aos 35 anos”. Contrariamente, o mercado de gama alta teve um crescimento mais moderado em 2024, reflectindo o fim do programa RNH.

    “O mercado imobiliário de gama alta em Portugal continua a ser um segmento vital e em crescimento, com impactos económicos expressivos que vão muito para além da construção e venda. Este estudo não só valida a força deste sector, como oferece uma visão clara para investidores e profissionais do imobiliário sobre o que esperar nos próximos anos”, afirmou João Cília, CEO da Porta da Frente Christie’s.

    Já para Pedro Brinca, coordenador do estudo e investigador na Nova SBE, “os resultados deste estudo reflectem não só a resiliência do mercado imobiliário de gama alta, mas também a sua capacidade de adaptação e crescimento sustentável, mesmo num contexto económico desafiante. A análise detalhada permite traçar um caminho sólido para o futuro, com oportunidades claras para investidores e dinamizadores do sector.”

    Já as perspectivas futuras apontam para uma melhoria dos custos de financiamento, que poderão impulsionar novos projectos imobiliários, num crescimento que deverá ser “moderado” quanto aos preços e vendas, acompanhando a estabilização do mercado e os elevados custos de construção. Lisboa, Faro e Porto continuarão a ser os mercados mais dinâmicos, com procura resiliente, especialmente por parte de investidores internacionais.

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    Hipoges encerra 2024 com mais de 50MM€ em activos sob gestão

    A empresa ultrapassa os 50 mil milhões de euros em activos sob gestão até ao final de 2024 e acrescenta 27 novas carteiras avaliadas em mais de 3,1 mil milhões de euros. Consolidação da posição na Península Ibérica com a transacção de uma média de 2.170 activos por mês em 2024, 77% dos quais correspondem ao segmento residencial

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    A Hipoges, empresa de serviços de gestão de activos no Sul da Europa, encerrou 2024 com uma carteira de activos sob gestão superior a 50 mil milhões de euros. Espanha, Portugal, Itália e Grécia, são mercados chave onde emprega mais de 1800 profissionais.

    Entre os destaques do último ano, a empresa adicionou 27 novos portfolios, com um valor agregado de mais de 3,1 mil milhões de euros, cobrindo uma grande variedade de tipologias, incluindo Reperforming Loans (RPL) para os bancos, Non Performing Loans (NPL) e Real Estate Owned (REO), que variam em tamanho.

    No total, a empresa incorporou 14 novas carteiras em Itália e 11 em Espanha, os mercados onde tem estado mais activa nesta matéria. As restantes carteiras foram acrescentadas em Portugal e na Grécia.

    A Hipoges aumentou as suas vendas de activos em Portugal e Espanha em 21% para mais de 26.000 transacções, com uma média de quase 2.170 por mês. Por segmentos, 77% das transacções concentraram-se no sector residencial, o que representa um aumento de 4% num ano. Destaca-se também a venda de terrenos, que representou 10% das vendas, com um aumento de 39%.

    No domínio das avaliações imobiliárias, a Hipoges avaliou mais de 90.000 activos, especialmente imóveis residenciais e dispersos. Este número totaliza um valor de mais de 9.794 milhões de euros, um aumento de 24,5% em relação ao ano anterior.

    Aumento da eficiência operacional
    Durante o ano de 2024, a Hipoges implementou uma nova estrutura operacional centrada na eficiência da gestão das carteiras. Neste contexto, foi criado o Reporting Hub, uma ferramenta para centralizar a distribuição de relatórios aos clientes, controlar a qualidade

    da entrega e garantir os compromissos de tempo. Para além disso, foi criada uma área global de NPL para uniformizar processos e melhores práticas em todos os mercados onde a empresa opera.
    Além disso, a empresa deu um passo na diversificação dos seus serviços, em 2024, 47% das suas receitas são provenientes de serviços auxiliares de assistência, entre os quais se incluem aqueles prestados por todas as empresas da Hipoges fora da actividade principal. Este segmento gerou aumento anual de 16,7% das receitas e uma melhoria de 18% da margem EBITDA.

    “A nossa visão é clara: queremos continuar a crescer e a proporcionar valor a todos os nossos stakeholders, ultrapassando todos os desafios que o mercado nos coloca. A chave consiste em continuar a apostar na diversificação e na expansão internacional, assegurando que os nossos processos são cada vez mais eficientes para oferecer o melhor serviço aos nossos clientes”, afirma Hugo Velez, fundador e Co-CEO da Hipoges.

    O ano de 2024 não foi isento de desafios. A empresa teve de enfrentar desafios decorrentes da implementação de novas regras e regulamentos nos vários países onde opera, o que exigiu uma rápida adaptação e ajustes nos processos internos.

    A nível operacional, a incorporação das novas carteiras também apresentou desafios em termos de integração e gestão eficiente – especialmente em Itália – contudo, a empresa adaptou-se com sucesso às circunstâncias. Ao mesmo tempo, a criação do Reporting Hub e da área global de NPL representou uma mudança organizacional significativa na Hipoges.

    Além disso, a actividade em cada país apresentou desafios diferentes. Em Portugal, a escassez de stock afectou o mercado, sobretudo nos activos terciários, que cresceram 17%. Esta situação deveu-se a vários factores, como a elevada procura, principalmente por parte de investidores internacionais; as restrições urbanísticas e os processos burocráticos, bem como a transformação do mercado devido ao boom do turismo e do arrendamento para férias.
    “2024 foi um ano chave para nós, um ano em que superámos grandes desafios e, apesar das incertezas de um mercado cada vez mais competitivo, conseguimos manter um ritmo de crescimento constante”, comenta Claudio Panunzio, fundador e Co-CEO da Hipoges.

    Em 2025, a Hipoges vai continuar a implementar o seu plano estratégico, que será orientado para o desenvolvimento da actividade global do grupo, analisando novas oportunidades de expansão geográfica e de diversificação dos serviços. França, em particular, é um mercado atractivo para a empresa, que continua interessada em iniciar a sua actividade neste país, tendo em conta o actual contexto macroeconómico, que poderá gerar um aumento das carteiras de NPL, RPL e REO.

    A nível de negócio, a empresa irá centrar-se este ano no apoio aos bancos na recuperação antecipada de NPLs e na optimização dos serviços de back-office, bem como na consolidação da sua base de clientes, tanto nesta área como em grandes carteiras corporate e granulares. Para além disso, prevê também um aumento da disponibilidade de imóveis geridos ao abrigo do modelo “build to rent”.

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    Porto (imagem cedida pela Remax Portugal)
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    Habitação: Porto abrande subida de preços e cresce nas vendas

    Os dados do desempenho do mercado residencial do Porto da Confidencial Imobiliário destacam o abrandamento da subida de preços para 7,8%  e o crescimento de 19% nas vendas. A região lidera o investimento nacional em nova promoção

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    Os preços das casas no Porto aumentaram 7,8% em 2024 face ao ano anterior, uma subida menor que a de 10,7% registada em 2023 (menos 2,9 pontos percentuais). No mesmo período, as vendas de habitação na cidade aumentaram 19,0%, estimando-se a transação de 6.800 fogos em 2024, e deram entrada na autarquia pedidos para o licenciamento de 3.410 novas casas, o maior volume de investimento em nova habitação do país.

    Os dados são revelados pela Confidencial Imobiliário, que divulga os principais indicadores de desempenho do mercado residencial do Porto para o ano 2024.

    No contexto dos preços, cuja evolução é apurada através do Índice de Preços Residenciais considerando a taxa de variação homóloga no 4º trimestre do ano, o arrefecimento da subida verificado no Porto é comum a Lisboa, bem como a outros mercados da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar e Valongo. Sem prejuízo deste abrandamento, o Porto continua a ser um dos mercados da Área Metropolitana com um maior crescimento dos preços, apenas superado em 2024 pelos concelhos de Espinho (8,6%), Póvoa de Varzim (12,0%) e Vila do Conde (16,9%).

    No que concerne as vendas, estima-se a transacção de 6.800 casas no Porto em 2024, conforme as projecções realizadas a partir da base de dados SIR-Sistema de Informação Residencial. Trata-se de um crescimento da ordem dos 19,0% face aos 5.700 fogos vendidos em 2023, alinhando o ritmo de recuperação das transacções com os restantes mercados metropolitanos, todos com variações anuais de 19% a 21%. O Porto mantém-se como o principal mercado residencial da região, com 28% das vendas em 2024, liderando também em preço, ao transaccionar a uma média de 3.356€/m2. A cidade é a única da região com valores médios de venda superiores a 3.000€/m2, colocando o preço 32% acima da média regional, que atingiu 2.461€/m2.

    O Porto evidenciou-se também no mapa do investimento em nova promoção residencial, registando em 2024 pedidos para o licenciamento de 3.410 novos fogos e liderando o pipeline a nacional a par de Vila Nova de Gaia, onde a carteira de fogos projectados em 2024 ascendeu a 3.400 unidades. Todos os restantes concelhos do país registaram, em 2024, pipelines inferiores a 3.000 fogos, conforme mostram os dados do Pipeline Imobiliário, apurado com recurso aos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE. O número de fogos em carteira no Porto aumentou 33% face a 2023, ano em que deram entrada na autarquia pedidos para o licenciamento 2.567 habitações. O Porto agregou, em 2024, 25% do pipeline de nova promoção residencial na respectiva Área Metropolitana.

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    Dils e Porta da Frente Christie’s comercializam Nama House Carcavelos

    Promovido pela Stone Capital e AEMG, o aparthotel de 5 estrelas, composto por 45 apartamentos, encontra-se agora na segunda fase do seu lançamento comercial

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    O novo aparthotel de 5 estrelas, situado em Carcavelos, a poucos passos da praia, é promovido pela Stone Capital, em conjunto com a AEMG. A comercialização está a cargo da Dils e da Porta da Frente Christie’s. O Nama House, que se encontra agora na segunda fase do seu lançamento comercial, é composto por 45 apartamentos exclusivos, de tipologias T1 a T4.

    Concebido pelo estúdio Broadway Malyan, o Nama House destaca-se pela sua arquitectura costeira, que alia um design contemporâneo, que se integra de forma harmoniosa com a natureza. O empreendimento apresenta amplas fachadas de vidro e generosos terraços com vistas deslumbrantes sobre o mar, enriquecidos por acabamentos em madeira natural, que reforçam a sensação de tranquilidade e bem-estar.

    Os apartamentos encontram-se totalmente mobilados e decorados pela marca Restoration Hardware (RH), garantindo um ambiente sofisticado e acolhedor.

    Distinguindo-se pelos seus serviços exclusivos, o Nama House oferece limpeza, concierge e lavandaria. Além disso, disponibiliza um conjunto de amenities diferenciadoras, incluindo uma piscina exterior, um ginásio totalmente equipado, uma sala de jogos e um restaurante no jardim do empreendimento, onde os residentes podem desfrutar de uma experiência gastronómica assinada por um Chef.

    “O Nama House Carcavelos não se limita a oferecer apartamentos, promove um conceito de serviced living, que alia a qualidade de vida a uma experiência única, respondendo às crescentes expectativas dos clientes que procuram mais do que uma localização, zona ou tipologia ideal”, afirma Patrícia Barão, partner residential da Dils Portugal

    João Cília, CEO da Porta da Frente Christie’s destaca, ainda, a sua “localização única”. “Junto da praia e a 15 minutos de carro do centro de Lisboa, em Carcavelos poderá usufruir desde serviços locais e óptimos restaurantes a escolas internacionais”.

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    Antiga fábrica em Alcântara reconvertida para apartamentos turísticos

    A limehome, operador de apartamentos turísticos na Europa, reforça a sua presença em Lisboa com a assinatura de contrato para novo projecto em Alcântara que irá criar 57 novos apartamentos turísticos

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    A limehome, operador de apartamentos turísticos na Europa, reforça a sua presença em Lisboa com dois marcos importantes: a recente abertura da sua nova propriedade na zona do Campo Pequeno e a assinatura do contrato do novo projecto em Alcântara. Ambas as localizações foram escolhidas estrategicamente para garantir uma forte presença da limehome em áreas com elevado potencial.

    O projecto da Rua Maria Luísa Holstein, em Alcântara, irá converter uma antiga fábrica em ruínas num espaço moderno com 57 apartamentos totalmente equipados e uma área de apoio dedicada à restauração. Sem revelar valores de investimento, em nota enviada ao CONSTRUIR, o operador de apartamentos turísticos europeu sublinha que a localização do activo, junto à LX Factory, reforça o posicionamento estratégico da limehome, “antecipando o crescimento e a valorização desta área nos próximos anos. A inauguração está prevista para 2028/29”.

    Já em operação está a mais recente unidade da limehome em Lisboa, situada na Avenida dos Defensores de Chaves, 95. Esta propriedade, a quarta em actividade na capital, conta com 38 estúdios e apartamentos T1, “oferecendo uma experiência de alojamento moderna e digitalizada”.

    De acordo com Daniel Hermann, chief growth officer da limehome, o objectivo é consolidar e aumentar a presença em todo o território nacional “Com esta abertura, aproximamo-nos das 200 unidades em funcionamento, tendo mais de 300 em contrato. Estas novas propriedades certamente terão o mesmo sucesso do nosso portfólio actual em Lisboa, não só pela sua localização privilegiada, mas também pelas características únicas dos próprios edifícios, que prometem oferecer uma experiência excepcional aos hóspedes”, afirma.

    Já com unidades disponíveis no Porto, em Lisboa e Évora, a limehome pretende estender-se a todas as regiões de Portugal, oferecendo estadias confortáveis em unidades modernas e práticas. Sempre com localizações estratégicas, dentro e fora dos centros urbanos, a total digitalização dos processos facilita e flexibiliza a utilização por parte do cliente.

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    Imobiliário: Sustentabilidade, inovação tecnológica e localização estratégica são factores chave

    Estes são factores cada vez mais críticos para a dinâmica do mercado português, afirma a JLL no seu mais recente estudo sobre procura e decisões de investimento e ocupação, Market 360º, para 2025

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    A consultora  JLL prevê um 2025 positivo para o mercado imobiliário português, impulsionado pela sustentabilidade, inovação tecnológica e localização estratégica. Escritórios, retalho, logística, habitação e hotelaria deverão registar um desempenho sólido, com crescimento nas transacções e rendas.

    Não obstante ser esperado um 2025 “melhor que o ano 2024”, permanecem desafios como os conflitos armados na Europa e as alterações que possam advir das políticas comerciais da administração Trump.

    De acordo com o mais recente relatório Market 360º, o investimento comercial atingiu os 2,31 mil milhões de euros (+40% vs. 2023), e a hotelaria bateu recordes no que diz respeito ao número de hóspedes e receitas.

    Já o sector residencial, mantém os preços em alta devido à escassez de oferta. A consultora destaca, ainda, o impacto favorável do ambiente macroeconómico e a necessidade de acelerar licenciamentos e novos projectos.

    “O mercado está a evoluir muito rapidamente e estes são requisitos cada vez mais críticos para consumidores, ocupantes, proprietários, investidores e promotores imobiliários”, explica Carlos Cardoso, CEO da JLL Portugal. “São aspectos que influenciam as decisões de quem compra, vende ou arrenda imóveis, bem como para quem os detém ou desenvolve, e vão ter um impacto crescente sobre a dinâmica do mercado imobiliário em todos os segmentos. Isso está a acontecer já, neste momento”, diz ainda Carlos Cardoso.

    De acordo com a JLL, nos escritórios serão a pressão para os proprietários modernizarem os seus activos para ir ao encontro dos padrões de sustentabilidade e descarbonização, assim como a crescente importância da componente híbrida dos escritórios, alinhada à localização estratégica que será mais crucial que nunca.

    No retalho, um dos factores chave será a inovação tecnológica de forma a proporcionar uma experiência ao consumidor e promover a sua deslocação à loja física.

    No imobiliário industrial & logístico, um dos segmentos de maior potencial de crescimento, os data centers, é impulsionado pelo crescente recurso aos sistemas de inteligência artificial, sendo igualmente um sector onde a procura é também bastante impactada pela necessidade de projectos com maior sustentabilidade, eficiência energética, e onde a localização estratégica é chave.

    “Portugal continua a estar no radar internacional de investimento e das empresas que ocupam escritórios e áreas logísticas, além de beneficiar também da diversificação das fontes de procura externa quer a nível da habitação tradicional quer dos novos formatos de living, dos quais se destacam as residências de estudantes. Os preços e as rendas dos diversos segmentos deverão crescer devido a esta base sólida de procura, mas o seu ritmo de crescimento reflete sobretudo o facto de o mercado se manter deficitário de oferta”, diz Carlos Cardoso.

    “Há muita vontade de lançar novos projetos, fazer novos investimentos nas mais diversas áreas, mas continuamos a esbarrar com obstáculos importantes a nível de licenciamento e fiscalidade, que temos, como país, de resolver”, nota o responsável da JLL Portugal.

    Na sua análise ao mercado imobiliário, a consultora evidencia, ainda, o impacto positivo do ambiente macroeconómico sobre o desempenho esperado para o sector em 2025. Por um lado, a inflação deverá continuar a convergir com os objectivos do Banco Central, mantendo-se em torno dos 2,0%, enquanto a taxa de desemprego se mantém em níveis baixos (6,4%), e o PIB cresceu 1,9% em 2024 de acordo com as recentes estimativas do Governo, bastante acima da média da Zona Euro, com boa dinâmica do consumo privado e do turismo.

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    B. Prime abre novo departamento de Sustentabilidade & ESG

    A nova unidade de negócio, liderada por Virgiliu Obada, pretende “acrescentar valor, acompanhando, apoiando e aconselhando os nossos clientes ao longo do seu percurso de descarbonização dos seus portfólios”

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    Face à cada vez maior procura dos seus clientes sobre questões ambientais, sociais e governativas (ESG), sendo elas próprias geradoras de valor acrescentado ao negócio, já que actualmente a sociedade e os consumidores exigem, não só, produtos de qualidade, como também políticas amigas do ambiente e com impacto social e ao qual o mercado imobiliário não é exceção, sendo que tanto investidores como promotores têm vindo a adoptar, cada vez mais, as boas práticas de ESG para mitigar o risco do investimento, a consultora B. Prime decidiu expandir a sua actividade através da abertura de uma nova unidade de negócio intitulada Sustainability & ESG que será liderada por Virgiliu Obada.

    Segundo Virgiliu Obada, “o compromisso do RNC2050 (Roteiro para a Neutralidade Carbónica) exige um esforço conjunto por parte dos legisladores, investidores, promotores e inquilinos para gerar o impacto necessário na indústria da construção e imobiliário sendo que a maior parte do trabalho está por fazer, sendo que uma parte significativa destas emissões provêm de ineficiências de desenho, sistemas, e envolvente construtiva do edificado, o que torna programas como o ELPRE ( Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios) fundamentais para cumprir estes objectivos nacionais”.

    Actualmente existem apenas cerca de 100 edifícios de escritórios certificados pelo BREEAM e LEAD, o que demonstra que Portugal terá necessariamente de acelerar este processo de consolidação, dado que a sustentabilidade dos edifícios deixou de ser uma opção, para passar a ser uma necessidade.

    Actualmente sabemos que novos empreendimentos têm cada vez mais essa preocupação e mais de 60% dos novos escritórios em construção hoje já saem de “fábrica” com certificações deste tipo o que é um óptimo sinal para o mercado sinalizando que os líderes já identificaram a sustentabilidade enquanto um critério fundamental no sucesso de novos empreendimentos, no entanto quando olhamos para o parque imobiliário nacional vemos que á data temos menos de 300 certificados emitidos entre as duas entidades de certificação representando menos de 1% do parque nacional.

    “A maioria das emissões acima referidas são provenientes de edifícios em uso, sendo que a previsão é que, em 2050, 80% do parque seja constituído pelos mesmos, tornando o stock existente fundamental no plano geral de descarbonização do edificado, os sistemas de certificação  em causa preveem essa situação e possibilitam a certificação de activos em uso, incentivando os proprietários a um processo de melhoria continua através de uma renovação periódica dos certificados. É nesse processo que nós assessores credenciados podemos acrescentar muito valor, acompanhando, apoiando e aconselhando os nossos clientes ao longo do seu percurso de descarbonização dos seus portfólios”, acrescentou Virgiliu Obada.

    Virgiliu Obada detém um mestrado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e fundou o seu próprio atelier. Foi igualmente fundador e responsável pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Vray.pt onde leccionou e forneceu suporte técnico e teórico aos alunos do curso. Ingressou na B. Prime, em 2024, com o intuito de desenvolver o departamento de sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance) que dará apoio aos clientes neste processo tão relevante para o futuro do imobiliário. Virgiliu Obada é, ainda, um Breeam Licensed Assessor.

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