Concreta regressa à Exponor em 2022
Sobre o tema Economia Circular e a determinação de desenhar o futuro, a feira une, num só local, os eixos de criatividade, sustentabilidade, tendências e arte. A 30ª edição regressa entre os dias 21 e 24 de Abril de 2022
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A feira de Arquitectura, Construção, Design e Engenharia – Concreta está de regresso à Exponor em 2022 para aquela que é a sua 30ª edição. A bienal regressa entre os dias 21 e 24 de Abril de 2022, num formato já consolidado e prepara-se para apresentar novidades técnicas e tecnológicas, soluções e novos materiais com um olhar sobre as tendências da construção, da arquitectura, do design e da engenharia no contexto nacional.
Sobre o tema Economia Circular e a determinação de desenhar o futuro, a feira une, num só local, os eixos de criatividade, sustentabilidade, tendências e arte para promover as melhores práticas nos sectores que abrange, de uma forma integrativa e visionária.
A Concreta disponibiliza o acesso a uma multiplicidade de negócios para as empresas portuguesas, que se reflecte, também, numa agenda diversificada de eventos paralelos, assegurando condições para o fomento de cooperações internacionais e para a realização de encontros de negócio, bem como para a concretização de sessões de networking e brainstorming e para a captação de novos clientes e distribuidores.
Um desses exemplos é a 3.ª Edição do Prémio Under 40 by CIN, realizado com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos e com o patrocínio da Tintas CIN. Com um júri constituído por cinco especialistas, os arquitectos Bruno André, Paula Santos, Diogo Aguiar, Luís Pedro Pires Sobral e a engenheira Sandra Pereira, o concurso visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitectos portugueses, distinguindo obras construídas em território nacional.
Além disso, a feira volta a promover o Prémio Archiprix Portugal, que distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitectura e Urbanismo, e o Prémio Arquétipo, em parceria com a Ordem dos Arquitectos (Secção Regional do Norte), que, sob o tema Economia Circular, distinguem profissionais pela sua forma de trabalhar, processos de construção e novos produtos.
De entre as várias ‘praças temáticas’, criadas especialmente para esta edição da bienal, destacam-se o Dream LabEspaço – dedicado a start-ups ligadas à área da construção, arquitectura e design e às indústrias criativas como forma de valorização de novos talentos e de potencialização de oportunidades – e as Praças Concreta- palco de práticas, técnicas e produtos originais que prometem marcar o futuro, onde serão realizados exercícios de provocação, de encontro e de reflexão.
Esta edição contará, também, com a disponibilização da plataforma digital E+E Concreta, com vista a estreitar as relações entre visitantes e expositores, promovendo a partilha de experiências, conhecimentos, negócios e encontros.
Em simultâneo regressa a Elétrica – Exposição de Material Elétrico e Eletrónica e que apresenta as últimas novidades e soluções para uma adequação ao mercado e às exigências de sustentabilidade. Este sector é um dos que mais reflecte o aumento da construção em Portugal, tanto no mercado da reabilitação como da construção nova.