V Escola de Verão em Sustentabilidade arranca em Setembro
A iniciativa decorrerá em formato online entre os dias 13 e 17 de Setembro e reúne vários intervenientes, entre eles a MatosinhosHabit, que irá abordar o trabalho desenvolvido em matéria de reabilitação de bairros habitacionais.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A V edição da Escola de Verão sobre Sustentabilidade, resulta de uma parceria entre a associação ZERO, o ICS-ULisboa e o GRACE, Empresas Responsáveis (associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que actua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade). A iniciativa decorrerá em formato online entre os dias 13 e 17 de Setembro.
Através de palestras e discussões temáticas, a iniciativa pretende reflectir sobre os caminhos e desafios para tornar Portugal numa economia do bem-estar. Neste âmbito, a MatosinhosHabit apresenta no dia 15 de Setembro, na sessão dedicada à “Energia e Sustentabilidade”, o trabalho desenvolvido em matéria de reabilitação de bairros habitacionais.
A partir do tema “Da pobreza energética à eficiência na reabilitação”, a MatosinhosHabit apresentará os projectos desenvolvidos nos últimos anos que visaram a requalificação do parque habitacional do concelho, o melhoramento das condições de habitabilidade para as famílias residentes e as intervenções que visaram essencialmente a beneficiação energética das habitações.
“A MatosinhosHabit tem vindo a integrar, ao longo dos últimos anos, quer através de candidaturas próprias quer a convite de outras entidades, consórcios e grupos de trabalho inseridos em iniciativas, projectos nacionais e europeus focados no uso eficiente de recursos e na eficiência energética em edifícios. No presente mandato, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit, estão a investir 20 milhões de euros na requalificação do parque habitacional do concelho”, refere a propósito Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.
Com o objectivo de partilhar exemplos de acções determinantes para a reabilitação e transformação de bairros até então com baixa eficiência energética, a MatosinhosHabit apresenta programas e parcerias desenvolvidos, a nível europeu, nacional ou apenas localmente.
“A MatosinhosHabit continuará a promover a participação neste tipo de iniciativas, de âmbito nacional e europeu, com o objectivo de apreender as melhores práticas e colocar à disposição dos/as munícipes soluções que melhor respondam à concretização dos desígnios ambientais”, sublinha o responsável.