IP investe 4M€ na melhoria de acessos ao Porto de Leixões
O investimento insere-se no contexto da aposta na melhoria da capacidade e operação das ligações ferroviárias ao Porto de Leixões, potenciando o transporte de mercadorias por via-férrea
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que vai avançar com os trabalhos para melhoria dos acessos ao Porto de Leixões, na “Linha de Leixões e na Concordância de São Gemil, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos.”
A intervenção visa o reforço das condições de segurança e circulação da infraestrutura ferroviária, tendo um prazo de execução de 540 dias e insere-se no contexto “da aposta da IP em melhorar a capacidade e operação das ligações ferroviárias ao Porto de Leixões, potenciando o transporte de mercadorias por via-férrea”. “A obra, com um investimento associado de 4 milhões de euros tem como objetivo a estabilização geotécnica e estrutural de 11 taludes de escavação, e respetivas estruturas de contenção, onde se verificam sinais de instabilidade, que poderiam vir a comprometer a segurança ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, com prejuízo para a exploração ferroviária em duas ligações estratégicas para o tráfego de mercadorias e ligação ao Porto de Leixões”, justifica a empresa.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio EXTRACO, Construccións e Proxetos SA / MISTURAS Obras e Proxetos SA. O projecto foi desenvolvido pelo GEG Engineering, cabendo a Fiscalização da obra à Afaplan.
A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões. A Concordância de São Gemil tem início na Estação de Ermesinde, onde entroncam as Linhas do Minho e Douro e términus na Estação de São Gemil (Linha de Leixões), possibilitando a ligação direta entre o Porto de Leixões e as linhas do Minho e Douro.
Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea, a IP tem desenvolvido diversas intervenções de estabilização de taludes, com especial enfoque nas linhas onde este risco é mais acentuado, nomeadamente nas linhas do Douro, Beira Alta ou Beira Baixa, procurando corrigir sinais de instabilidade e minorar os riscos naturais que lhes estão associados, beneficiando as condições de segurança e consequentemente a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.