IP investe 4M€ na melhoria de acessos ao Porto de Leixões
O investimento insere-se no contexto da aposta na melhoria da capacidade e operação das ligações ferroviárias ao Porto de Leixões, potenciando o transporte de mercadorias por via-férrea
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que vai avançar com os trabalhos para melhoria dos acessos ao Porto de Leixões, na “Linha de Leixões e na Concordância de São Gemil, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos.”
A intervenção visa o reforço das condições de segurança e circulação da infraestrutura ferroviária, tendo um prazo de execução de 540 dias e insere-se no contexto “da aposta da IP em melhorar a capacidade e operação das ligações ferroviárias ao Porto de Leixões, potenciando o transporte de mercadorias por via-férrea”. “A obra, com um investimento associado de 4 milhões de euros tem como objetivo a estabilização geotécnica e estrutural de 11 taludes de escavação, e respetivas estruturas de contenção, onde se verificam sinais de instabilidade, que poderiam vir a comprometer a segurança ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, com prejuízo para a exploração ferroviária em duas ligações estratégicas para o tráfego de mercadorias e ligação ao Porto de Leixões”, justifica a empresa.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio EXTRACO, Construccións e Proxetos SA / MISTURAS Obras e Proxetos SA. O projecto foi desenvolvido pelo GEG Engineering, cabendo a Fiscalização da obra à Afaplan.
A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões. A Concordância de São Gemil tem início na Estação de Ermesinde, onde entroncam as Linhas do Minho e Douro e términus na Estação de São Gemil (Linha de Leixões), possibilitando a ligação direta entre o Porto de Leixões e as linhas do Minho e Douro.
Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea, a IP tem desenvolvido diversas intervenções de estabilização de taludes, com especial enfoque nas linhas onde este risco é mais acentuado, nomeadamente nas linhas do Douro, Beira Alta ou Beira Baixa, procurando corrigir sinais de instabilidade e minorar os riscos naturais que lhes estão associados, beneficiando as condições de segurança e consequentemente a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.