Gulbenkian distinguida pela DOCOMOMO Internacional
O projecto de renovação do Grande Auditório, da autoria da arquitecta Teresa Nunes da Ponte, ganhou o Prémio de Reabilitação da Docomomo, na categoria Sustained Uses

CONSTRUIR
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
CAM “Edifício do Ano” pelo ArchDaily
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
O projecto de renovação do Grande Auditório, da autoria da arquitecta Teresa Nunes da Ponte, ganhou o Prémio de Reabilitação da Docomomo, na categoria Sustained Uses. O prémio distingue projectos de preservação da arquitectura moderna no mundo, que se adaptaram aos padrões contemporâneos como forma de inspirar uma reflexão sobre a herança viva do Modernismo. As intervenções arquitetónicas premiadas incluem projectos de renovação, restauro, reutilização ou manutenção de edifícios em todo o mundo, nos últimos 12 anos.
O júri internacional considerou o projecto de renovação e restauro do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian como “uma renovação exemplar” ao adaptar o espaço aos padrões actuais, tanto em termos técnicos, como tecnológicos e de segurança. O júri considerou que esta “atualização invisível conseguiu manter o carácter único e monumental do edifício, adaptando-o à contemporaneidade”.
O projecto do gabinete Teresa Nunes da Ponte Arquitectura, que projectou a renovação e restauro do Grande Auditório decorreu, entre 2013 e 2014, tendo incluído obras de renovação da sala de espetáculos, palco, subpalco e salas de ensaio da orquestra e coro. Foram ainda renovadas todas as zonas de apoio técnico, que passaram a dispor de novas estruturas e infraestruturas completamente adaptadas às regras europeias em matéria de segurança, qualidade e operacionalidade.
Apesar da amplitude da intervenção, as mudanças introduzidas foram apenas as estritamente necessárias para reforçar a capacidade tecnológica, acústica e de segurança da sala, não alterando o notável conjunto composto pelo edifício Sede e Museu Gulbenkian (classificado como Monumento Nacional, em 2010), da autoria dos arquitetos Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy d’Athouguia.
A Docomomo – Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement – é uma organização não governamental representada em cerca de 70 países nos cinco continentes.