Nova ecopista liga Famalicão a Póvoa de Varzim
O antigo ramal ferroviário, com 27 km, que ligava os centros das duas cidades foi transformado numa ecopista, num projecto de 4,3 M€
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Depois dos comboios é a vez das bicicletas e dos peões darem uso aos 27 km que ligam os centros de Póvoa de Varzim a Vila Nova de Famalicão. A antiga linha férrea, desativada em 1995, é hoje ecopista. O projecto teve um custo total de cerca de 4,3 milhões de euros, parte financiados por Fundos Estruturais do Programa Operacional Norte 2020.
A nova infraestrutura oferece condições de excelência para caminhar ou andar de bicicleta, tendo sido dotada de equipamentos, pavimentada com asfalto, iluminação pública em toda a sua extensão, bem como de sinalética vertical e horizontal. Está dividida em trilhos para peões e para bicicletas, permitindo ambas práticas desportivas sustentáveis num percurso junto ao rio onde não faltam passadiços. A intermodalidade é uma mais valia desta nova Ecopista que se desenvolve entre a Estação Ferroviária de Famalicão e a estação de metro da Póvoa de Varzim.
Na sequência de um acordo entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Famalicão serão ainda instalados semáforos em três atravessamentos de estradas nacionais para garantir a segurança de peões e ciclistas.