Riportico Engenharia desenha novas piscinas da Câmara de Moura
A Câmara Municipal de Moura adjudicou à Riportico Engenharia a concepção do Projecto de Arquitectura e Especialidades da Piscina da Amareleja.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara Municipal de Moura adjudicou à Riportico Engenharia a concepção do Projecto de Arquitectura e Especialidades da Piscina da Amareleja.
O projecto prevê a implementação da nova piscina na zona sul da vila junto a outros equipamentos, designadamente escolas, extensão de saúde e casa mortuária. “A localização destes equipamentos não seguiu um desenho urbano que os ligasse e favorecesse a delineação de arruamentos e vazios, resultando numa malha urbana descaracterizada e disfuncional. Esta intervenção tem como objectivo programático, para além do equipamento em si, a reconfiguração do quarteirão com novas relações entre as construções adjacentes e desenho de arruamentos”, explica a empresa em comunicado.
À Riportico caberá o desenvolvimento do programa base, estudo prévio e projecto de execução, que consiste na elaboração do projecto de arquitectura e dos projectos de especialidades, nomeadamente: arquitectura paisagista; estabilidade, escavação e contenção periférica; instalações eléctricas gerais; instalação das infraestruturas de telecomunicações em edifícios; instalações de segurança; instalação de climatização e ventilação; estudo do comportamento térmico; estudo de condicionamento acústico; redes de águas e esgotos; rede de gás; plano de segurança e saúde; e plano de gestão de resíduos de construção e demolição. Os serviços prestados pela Riportico incluem ainda a fase de assistência técnica em obra.
O objectivo do projecto é dotar a freguesia da Amareleja de uma Piscina Semiolímpica Convertível, segundo as normas da Federação Internacional de Natação, que responda tanto às necessidades desportivas ao longo do ano, como às actividades de lazer na época estival. O projecto permitirá também dotar aquela localidade de um equipamento com vocação educativa e de primeiro acesso a níveis de competição.
A consultora de engenharia emprega cerca de 180 trabalhadores da área da engenharia, arquitectura, tecnologias de informação, ambiente e gestão, contando ainda com mais 20 trabalhadores em Moçambique e 30 em Cabo Verde. Sediada em Cabanas de Viriato, no distrito de Viseu, a empresa tem uma actividade em todo o território nacional.
Distinguida como PME Excelência em 2020, pela qualidade do seu desempenho e perfil de risco, a empresa tem vindo a registar, ao longo dos últimos anos, um forte crescimento nos mercados onde actua, com especial destaque para a aposta na CPLP, concretamente em Moçambique e em Cabo Verde, onde elabora, acompanha e fiscaliza projectos no sector das vias de comunicações e de infraestruturas aeroportuárias. Em 2020 Riportico registou um volume de negócios próximo dos cinco milhões de euros. Já este ano a empresa anunciou o investimento na abertura de uma sucursal em Angola, a realizar até 2023.