CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Associação dos Materiais de Construção (APCMC ) acaba de lançar no mercado a plataforma de gestão que permite aceder a toda a informação sobre os produtos do sector dos materiais de construção.
Designada de APCMC Datacheck, a ferramenta insere-se no projecto “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”, que compreende um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação dos produtos deste sector.
Segundo a APCMC, nos próximos dias será disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores, a estrutura de dados em Excel e o respectivo guia para que possam desde já começar a adaptar os respectivos sistemas internos de informação para tirar partido deste novo serviço.
Esta plataforma de gestão é o garante da qualidade da informação sobre os produtos, informação que será diretamente carregada e actualizada pelos fornecedores, num formato e com estrutura standard a nível europeu. A partir daí os comerciantes, clientes desses fornecedores, poderão fazer de forma simples o download de toda a informação sobre os produtos, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, etc., bem como as respectivas atualizações, numa vulgar folha de Excel.
O facto de ser usado um modelo standard europeu é um elemento facilitador importante, sobretudo para as empresas exportadoras nacionais, mas também para quem importa.
José de Matos, secretário geral da APCMC, refere que “a concretização, em cada uma das empresas e na cadeia de valor, das enormes vantagens em termos de economia de recursos, redução de erros e tempo, bem como as oportunidades que se abrem no domínio da automação de processos e da comunicação e marketing, só vai depender do grau de utilização. Podemos garantir, desde já, que é mais simples do que parece”.
“Speed Up”
A plataforma APCMC Datacheck está inserida num projecto mais abrangente que a Associação dos Materiais de Construção tem em curso e que vai permitir às empresas do sector a digitalização dos seus processos administrativos, logísticos e comerciais, bem como a comunicação com clientes e fornecedores, de forma mais célere, fiável e facilitada.
Trata-se do projecto designado por “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”, apoiado pelos fundos do Portugal 2020-COMPETE, que compreende um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação mais abrangente.
O projeto Speed Up tem como principal objetivo acelerar a transição dos materiais de construção para uma nova realidade de adoção tecnológica e digital nos processos de negócio das PME, condições essenciais ao desenvolvimento de uma abordagem integral e integrada na fileira da construção nacional.
“Este é um projecto estratégico e estruturante para a fileira dos materiais de construção, para a actividade de projecto e para a própria construção, em particular para as PME, que irá facilitar a digitalização dos processos internos e a comunicação entre os diversos agentes, propiciando maior eficiência, aumentando a produtividade, dinamizando as vendas pelos canais digitais, impulsionando a utilização das ferramentas BIM e o EDI entre fornecedores e clientes”, acrescenta José de Matos.