Mercado: Transacções registam quebra de 13%
Os dados do SIR referem-se aos últimos três meses de 2020 em contraponto aos três meses anteriores

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
As últimas previsões SIR, já tendo por base os dados do mês de Janeiro, apontam para uma quebra de 13% no número de transacções nos últimos três meses face aos três meses anteriores.
Entre as várias regiões em análise, foi no Algarve que mais se fez sentir a quebra da actividade, com uma redução superior a 40%. Segue-se a Área Metropolitana do Porto (AMP), onde o mercado observou uma descida de 28% no número de negócios realizados.
Em termos gerais no mercado, uma vez mais, a redução no nível de actividade teve como contrapartida uma elevada estabilidade no padrão de preços praticados. Focando no segmento de usados, ao nível regional regista-se mesmo um padrão para aumento de preços, sendo o Centro e a AMP as únicas exceções.
A resiliência nos preços de venda é, no entanto, atingida através de um aumento da taxa de desconto total praticada, que atinge agora os 8,0% a nível geral, superando os 10% no Algarve.
Mesmo no caso dos fogos ainda em oferta, 16% dos proprietários optaram por rever em baixa os respectivos valores, reduzindo-os em 5%. Este é o padrão relativo ao mercado de fogos usados. No mercado de fogos novos não só a incidência de revisão de tabelas é de somente 7,6%, como tem um efeito apenas marginal de, por exemplo, -1,6% na AM Lisboa e de -1,3% na AMP.