Análise Casafari: Oferta de arrendamento dispara 67%

Por a 14 de Janeiro de 2021

A CASAFARI, proptech portuguesa que dispõe uma base de dados do mercado imobiliário em Portugal, divulga hoje o mais completo relatório de análise do mercado imobiliário em 2020, com destaque para os distritos de Lisboa, Porto e Faro, e uma análise geral da evolução dos preços de venda, por distrito, ao longo do ano.

O relatório conclui que, em 2020, mesmo em situação de pandemia, os preços dos apartamentos para venda, em Portugal, mantiveram-se resilientes, e o mercado imobiliário manteve-se estável aos efeitos da pandemia COVID-19. No entanto, e face à actual crise no sector do turismo, a oferta de casas para arrendar registou uma subida considerável, 78.17% quando analisamos, por exemplo, o crescimento da oferta da tipologia T1 para arrendamento no distrito de Lisboa.

Esta análise revela assim dados relevantes sobre o sector imobiliário em Portugal, no que se refere ao mercado de compra e arrendamento de apartamentos usados no país, e o impacto da pandemia ao longo de um ano considerado atípico.

Os preços de venda de apartamentos usados, em Portugal, registaram um aumento de 5.69% em 2020, em plena pandemia, fixando-se em 2.146 euros por metro quadrado (m2). Todos os distritos, à excepção de Viseu, que registou uma quebra de 4.62%, assistiram a um aumento dos preços médios, em 2020. Destaca-se o distrito de Braga, a registar a maior subida do ano, com um crescimento de 9.09%, e Bragança, com uma subida de 8.21%. Segue-se o distrito da Guarda (8.76%) e Coimbra (7.87%), na Região Centro. Lisboa continua a ser o distrito com os preços mais elevados, sendo, no entanto, o que registou o menor crescimento – de apenas 0.87%, nos preços médios de venda de apartamentos usados ao longo de 2020.

No que toca ao arrendamento, é de salientar que todos os distritos, em Portugal, assistiram a um aumento do stock disponível, registando uma subida considerável, de 67%, impulsionado pela crise no sector do turismo, num total de 43.235 apartamentos disponíveis para arrendar.

Os preços dos apartamentos para arrendar diminuíram 11.74% em 2020, fixando-se em 11 euros por metro quadrado (m2), com o preço médio de arrendamento a situar-se em €820. O distrito de Lisboa é o que apresenta, à semelhança do verificado na venda, o preço por metro quadrado mais elevado, a rondar os 13 euros/m².

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *