MALEO lança ciclo de conversas dedicado à economia e empresas
As maleo.talks podem ser acompanhadas nas redes sociais. Primeira sessão contou com a presença de Bruno Bobone, presidente da CCIP
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A MALEO, operador nacional de full-serviced office spaces, iniciou um ciclo de conversas informais, denominado maleo.talks. Com uma cadência mensal, serão convidados para estas sessões decisores empresariais e académicos, os quais, numa perspectiva informal e lúdica, abordarão temas para reflexão junto de um vasto público. No decorrer das maleo.talks, os convidados procurarão antecipar tendências no comportamento dos agentes económicos e das pessoas em geral.
Na primeira conversa, o orador convidado foi Bruno Bobone, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), do conselho de administração do Grupo Pinto Basto e presidente da Associação Mundial de Empresários Cristãos, foi desafiado a falar sobre “Os desafios para as empresas no durante e pós-pandemia”. Depois de nove meses, que muitas incertezas levantaram no espírito de todos, e com uma luz ao fundo do túnel em forma de vacina, a primeira maleo.talks centrou-se no futuro e nos desafios e soluções que se apresentam às empresas.
Com especial atenção ao mercado nacional, Bruno Bobone salientou a importância da Economia do Mar para o nosso país. Mais de uma década depois da apresentação do estudo “Hypercluster da Economia do Mar”, a cargo da equipa do professor Ernâni Lopes, financiado por um grupo de empresas sob a coordenação e iniciativa da ACL-CCIP, muito há ainda por fazer.
De acordo com Bruno Bobone, “a consciência da importância do mar ainda não é clara junto dos decisores políticos, pelo que é importante trabalhar a esse nível. Portugal tem no mar a sua maior riqueza, com um potencial elevado, muito para lá dos tradicionais setores económicos que lhe estão associados, como o turismo ou a componente marítimo-portuária. A importância mineral do fundo marítimo português para a indústria farmacêutica e para a descarbonização da economia, por exemplo, são aspetos que merecem maior atenção e especial interesse”.
O presidente da CCIP abordou ainda outros temas relevantes para Portugal, como a internacionalização: “se queremos que a economia cresça, dificilmente o faremos dentro do país, por via da sua dimensão. Temos que aproveitar uma mais valia nacional, a capacidade de comercializarmos e nos adaptarmos a qualquer ambiente social, para sermos um pivot no mercado internacional. É também esse o trabalho da CCIP, a identificação de mercados interessantes e a preparação dos empresários portugueses para a entrada nesses mesmos mercados. E temos assegurado uma percentagem muito elevada de sucesso”, explicou.
Por fim, para Bruno Bobone, a recuperação da economia portuguesa terá que implicar algumas alterações estruturais, pois “é um facto que as dificuldades criam constrangimentos nos investimentos. Mas é nas alturas difíceis que devemos apostar e arriscar, para depois retirar os respectivos rendimentos”. E concluiu: “torna-se fundamental também investir na indústria e na energia, não apenas no turismo ou nos serviços. Com isso, vamos dar maior qualidade de vida às pessoas e permitir que, numa próxima crise, o país trabalhe em stock e crie resiliência na economia. Só assim conseguiremos diminuir dependências de países terceiros, que apenas fragilizam o país”.
As maleo.talks são eventos digitais, transmitidos em direto do Facebook e You Tube da Maleo. Após o anúncio de cada sessão, as inscrições podem ser efetuadas em https://maleo.com/maleo-talks/.