IP participa no desenvolvimento de comboio movido a hidrogénio
A IP integra o consórcio escolhido pela CE para desenvolver o projecto de comboio movido a hidrogénio. Avaliado em 14 M€, o projecto arranca em Janeiro de 2020.
CONSTRUIR
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
A IP integra o consórcio escolhido pela CE para desenvolver o projecto de comboio movido a hidrogénio. Avaliado em 14 M€, o projecto arranca em Janeiro de 2020.
A Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), agência da Comissão Europeia dedicada à promoção do desenvolvimento do hidrogénio e das células de combustível, seleccionou a proposta FCH2RAIL para iniciar as negociações do acordo de subvenção da União Europeia no valor de 10 milhões de euros.
O projecto FCH2RAIL permitirá o desenvolvimento de um veículo protótipo ferroviário movido a hidrogénio, com financiamento significativo de fundos europeus através do programa H2020. A participação da Infraestruturas de Portugal (IP) acontecerá essencialmente na fase de testes, através da disponibilização da infraestrutura ferroviária para o efeito.
Este projecto irá abranger, nas suas diferentes fases, tanto a concepção e construção de um veículo protótipo inovador, como os testes necessários à sua validação e aprovação. O objectivo é alcançar um veículo com zero emissões e desempenho operacional competitivo com os actuais comboios movidos a diesel, tanto em veículos novos como em reabilitados.
O consórcio escolhido é formado pelas empresas IP, CAF, DLR, RENFE, TOYOTA MOTOR EUROPE, ADIF, CNH2 e FAIVELEY Stemmann Technik, prevendo-se o início do projecto em janeiro de 2021.
O projecto, que conta com a participação de empresas de quatro países europeus (Espanha, Bélgica, Alemanha e Portugal), terá uma duração de cerca de quatro anos e terá um orçamento superior a 14 milhões de euros, dos quais aproximadamente 70% serão apoiados por fundos europeus.