IP participa no desenvolvimento de comboio movido a hidrogénio
A IP integra o consórcio escolhido pela CE para desenvolver o projecto de comboio movido a hidrogénio. Avaliado em 14 M€, o projecto arranca em Janeiro de 2020.

CONSTRUIR
APLOG realiza terceira edição do ‘Imobiliário Logístico’
Presidentes de Câmara europeus apelam à União Europeia para soluções urgentes na habitação
Fundo Valor Prime compra edifício de escritórios em Matosinhos por 13M€
Cantanhede investe 3,3M€ em 24 habitações a custos acessíveis
Abrantes lança concurso de 6,5M€ para construção de nova escola superior
Setúbal: Alterações ao Regulamento de Edificação e Urbanização vão a discussão pública
Assimagra lança 2ª edição do prémio internacional “Stone by Portugal”UGAL”
O ‘Portugal 2030’ na Construção, a expansão do Metro Sul do Tejo, o Masterplan Arcaya e a estratégia da Corum na edição 525 do CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
A IP integra o consórcio escolhido pela CE para desenvolver o projecto de comboio movido a hidrogénio. Avaliado em 14 M€, o projecto arranca em Janeiro de 2020.
A Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), agência da Comissão Europeia dedicada à promoção do desenvolvimento do hidrogénio e das células de combustível, seleccionou a proposta FCH2RAIL para iniciar as negociações do acordo de subvenção da União Europeia no valor de 10 milhões de euros.
O projecto FCH2RAIL permitirá o desenvolvimento de um veículo protótipo ferroviário movido a hidrogénio, com financiamento significativo de fundos europeus através do programa H2020. A participação da Infraestruturas de Portugal (IP) acontecerá essencialmente na fase de testes, através da disponibilização da infraestrutura ferroviária para o efeito.
Este projecto irá abranger, nas suas diferentes fases, tanto a concepção e construção de um veículo protótipo inovador, como os testes necessários à sua validação e aprovação. O objectivo é alcançar um veículo com zero emissões e desempenho operacional competitivo com os actuais comboios movidos a diesel, tanto em veículos novos como em reabilitados.
O consórcio escolhido é formado pelas empresas IP, CAF, DLR, RENFE, TOYOTA MOTOR EUROPE, ADIF, CNH2 e FAIVELEY Stemmann Technik, prevendo-se o início do projecto em janeiro de 2021.
O projecto, que conta com a participação de empresas de quatro países europeus (Espanha, Bélgica, Alemanha e Portugal), terá uma duração de cerca de quatro anos e terá um orçamento superior a 14 milhões de euros, dos quais aproximadamente 70% serão apoiados por fundos europeus.