CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em 2019 a Certif registou um aumento da sua carteira de clientes, com 160 novos clientes, com especial incidência na área da construção (certificação de produtos e Marcação CE) e em empresas que trabalham com gases fluoretados (certificação de Serviços).
Com actividade em 20 países, a área internacional continuou a ocupar um espaço relevante na actividade da Certif, representando em 2019 36% da facturação da entidade. O core business da empresa é a certificação de produtos que, em conjugação com a Marcação CE, teve um peso de 76,7% do volume de negócios total da entidade certificadora. De salientar que 74% da certificação de produtos referiu-se a produtos de construção e, destes, uma grande maioria está associada a produtos que se destinam à exportação. Uma tendência que levou a Certif a desenvolver, em parceria com organismos estrangeiros, processos que se destinam à obtenção de certificações indispensáveis ao acesso a esses mercados. A Certif é o único Organismo Notificado nacional no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção que pode oferecer esse serviço às empresas e que, se isso não acontecesse, teriam de recorrer a organismos noutros países europeus.
Embora em várias normas o número de fabricantes seja muito reduzido face à dimensão do setor, naquelas em que há mais fabricantes a Certif tem sempre uma quota de mercado significativa. Durante o ano transacto, foram emitidos 55 novos certificados, com várias reemissões para enquadrar novos produtos de clientes já existentes destinando-se muitos dos certificados emitidos a processos de exportação.
Para dar resposta às solicitações, a Certif estendeu a actividade a novas normas para cabos de energia monocondutores e multicondutores com bainha, pré-lajes, betume de pavimentação e produtos laminados a quente de aços de construção (fabricante do Brasil). Na Marcação CE existem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Dinamarca, Espanha, Grécia, Itália, Irão, Reino Unido, República Checa, Suíça e Turquia.
Esta é, também, a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, actua no âmbito do Sistema DAP Habitat.
Em 2019 foram concluídos seis processos de verificação de DAP’s relativos a lã de rocha, agregado leve de argila expandida, agregado siderúrgico, revestimento cerâmico e dois tipos de pavimentos cerâmicos.
A área internacional teve em 2019 um peso de 36% na facturação desta entidade.