Governo assina protocolos para promoção do Arrendamento Acessível
O Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana assinou dois protocolos com plataformas e agentes imobiliários para a divulgação do arrendamento acessível.

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou dois protocolos com plataformas e agentes imobiliários para a divulgação do arrendamento acessível. O primeiro dos dois documentos assinados estabelece uma “Parceria para a Promoção de Arrendamento Acessível”, celebrado com as entidades que gerem diversos portais e plataformas e CRM imobiliárias e visa a divulgação e pesquisa da oferta de alojamento do Programa de Arrendamento Acessível nas plataformas electrónicas imobiliárias. O segundo protocolo visa a capacitação e formação dos agentes imobiliários no PAA.
Criado na anterior legislatura, inserido na “Nova Geração de Políticas de Habitação”, o PAA não tem tido grande adesão. Com estas medidas o Governo espera, por um lado, que senhorios e arrendatários possam pesquisar ou anunciar pelo marcador “arrendamento acessível”, e que potenciais interessados possam fazer directamente uma simulação através da ligação à plataforma do IHRU. Por outro lado, ao promover um melhor conhecimento do PAA juntos dos agentes imobiliários estes estejam capacitados para divulgar as potencialidades e as vantagens do programa.
Estas medidas surgem depois de no início do ano terem sido lançados os primeiros seguros para senhorios e arrendatários.
(Na foto: Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos na assinatura de protocolos com plataformas e agentes imobiliários para divulgação de arrendamento acessível)