Matosinhos defende mais e melhor política de habitação
A MatosinhosHabit está apostada num novo ciclo de gestão habitacional e numa intervenção alargada no parque habitacional do concelho.

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Ao longo de 2019 a Câmara Municipal de Matosinhos investiu 887 545 mil euros no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA), um programa que ao longo dos últimos dez anos apoiou mais de seis mil famílias, num investimento global de aproximadamente 7,5 milhões de euros. O programa tem como objectivo apoiar indivíduos que revelem dificuldade no pagamento dos seus arrendamentos privados, potenciando, assim, a reorganização e capacitação sócio económicas das famílias, evitando o seu despejo.
Mas as preocupações com o desenvolvimento de uma política de habitação, visando colmatar as necessidades habitacionais da região abrangida não de esgotam no PMAA, programa que, em 2019, aprovou 145 novas candidaturas. A Habitação Social e o Arrendamento acessível são outros vectores da actividade da MatosinhosHabit. Ao longo de 2019 a MatosinhosHabit apoiou 97 famílias através da atribuição de habitação social. “O nosso objectivo primordial é procurar garantir o direito à habitação, ajudando as famílias matosinhenses que precisam de uma habitação digna e apropriada”, sublinhou Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.
Apostando num novo ciclo de gestão habitacional e numa intervenção alargada no parque habitacional do concelho, a entidade responsável pela gestão do parque habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos vai redimensionar a política social da empresa, potenciando a exclusão dos ciclos de vulnerabilidade associados às famílias do concelho. Nesse sentido, foram definidos quatro importantes eixos de acção a desenvolver em 2020. “O nosso foco de actuação incidirá na promoção e qualificação da habitação, no trabalho das envolventes sociais, promovendo ambientes inclusivos e saudáveis, no incentivo à cooperação inter e intra institucionais e no garante de uma gestão adequada à prestação de um serviço público”, salientou Tiago Maia.