Candidaturas abertas para o Prémio André Jordan 2020
As propostas podem ser apresentadas até 31 de Março de 2020, referente a trabalhos de Doutoramentos e Mestrados concluídos em 2018 e 2019
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Prémio André Jordan é uma iniciativa bienal da Confidencial Imobiliário que decorre há já 10 anos, visando a promoção da realização de trabalhos de investigação sobre economia de imobiliário, e a subsequente disseminação desse conhecimento pelos profissionais do mercado. As candidaturas para 2020 já estão abertas e decorrem até dia 31 de Março, dirigidas a trabalhos concluídos nos anos 2018 e 2019.
Além de distinguir os melhores trabalhos de investigação académica relacionados com o mercado imobiliário e as cidades, o Prémio também promove a difusão desse conhecimento pelos profissionais do mercado. Este ano, volta a abranger áreas como a Economia e gestão imobiliária; Finanças, investigação e avaliação; Marketing e informação; Fiscalidade; Economia urbana; Planeamento e urbanismo; Sustentabilidade e ambiente; e Imobiliário e turismo do mercado.
“O Prémio André Jordan tem tido um efeito mobilizador junto do meio académico, batendo na Edição de 2018 um recorde de 43 candidaturas. Entre os estudos admitidos a concurso constam 15 Teses de Doutoramento e outros 15 Artigos Científicos, um volume que sinaliza a crescente motivação da comunidade de investigadores para partilhar o seu conhecimento com o mercado, fazendo-o através do Prémio”, explica Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário. “Um traço que se consolida também é o da presença de universidades internacionais, desde Turim, Sevilha, Goiás ou Memphis, às quais se juntam o Instituto Universitário de Lisboa e as Universidades Católica, de Aveiro, de Coimbra, de Évora, de Lisboa, do Algarve, do Minho, do Porto, Fernando Pessoa, Lusófona e Nova de Lisboa”, conclui o responsável.
As categorias a concurso são os Doutoramentos e Artigos Científicos cujo vencedor recebe um prémio pecuniário de 7.500 euros, e as Dissertações de Mestrado, cujo vencedor recebe um prémio pecuniário de 1.000 euros. Um dos mais relevantes contributos do Prémio é o facto de em cada edição produzir uma publicação com versões síntese dos trabalhos premiados, a qual é distribuída gratuitamente pelos operadores do mercado, levando dessa forma o conhecimento a esses agentes, promovendo a interligação entre a ciência e a actividade económica. Os trabalhos premiados serão ainda publicados numa edição adaptada para distribuição pelos profissionais do mercado.
O júri do Prémio André Jordan 2020 é constituído por Augusto Mateus (Economista e Presidente do Júri); Gilberto Jordan (Gestor); José da Silva Costa (Prof. Catedrático FEP-UP); José Crespo de Carvalho (Prof. Catedrático Nova SBE); Francisco Rocha Antunes (RICS – Royal Institution of Chartered Survey) e Eduardo Abreu (ULI – Urban Land Institute).