CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A ARCH Valadares marcou presença na feira Concreta 2019 onde apresentou a sua mais recente inovação para espaços de banho – o UNIWC. Apresentada em conjunto com o arquitecto Pedro Devesas, através da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), o projecto foi o vencedor da 1ª Edição do Prémio Arquétipo.
O UNIWC é uma peça de higiene pessoal que agrega tudo aquilo que costumamos desenhar na instalação sanitária: a sanita, o lavatório e o duche. “Adapta-se às casas de forma acessória, libertando o espaço de várias premissas e obrigações técnicas. Trata-se de uma proposta disruptiva, que traz novos ângulos e novas respostas”, considera a empresa.
“Maior higiene na limpeza da peça e do espaço, aquecimento do assento e abertura e descarga automáticas, possível aproveitamento das águas saponáceas e instalação simplificada estilo “maquina de lavar” são algumas das características salientadas pela ARCH Valadares em relação ao UNIWC.
Para o desenvolvimento deste projecto, a ARCH contou também com o apoio da MCT, empresa que desenvolveu as torneiras para o UNIWC e a Alcima, que executou as tampas metálicas.
A casa de banho, tal como a conhecemos hoje, em formato de espaço único de higiene pessoal, tem muito pouco tempo de História. Só perto da Idade Moderna, com as revoluções industriais, o aumento da população e a produção em grande escala, é que a sanita em porcelana com descargas hídricas começou a ser usada habitualmente. Por questões técnicas e espaciais, actualmente, cada função da higiene pessoal tem dedicada uma peça independente (sanita, banheira, lavatório, bidé), o que resulta num conjunto heterogéneo e, segundo o arquitecto Pedro Devesas, “difícil de organizar”. Em resposta, o projecto UNIWC, desenvolvido pela ARCH, tem “a capacidade de juntar todas as funções e acessórios necessários à nossa casa de banho numa peça única, capaz de libertar os arquitetos para desenharem espaço”.
A ARCH (Advanced Research Ceramic Heritage) é uma empresa portuguesa nascida na quase centenária Valadares, dedicada à produção de louças sanitárias de alta qualidade. “A produção da ARCH é 100% feita em Portugal e fortemente orientada para o cliente”, destaca a empresa que salienta ainda a sua versatilidade através da capacidade de produzirem “artigos feitos sob medida para design personalizado ou para fins técnicos específicos”.
Além disso, a ARCH procura inovar, também, ao nível dos materiais no sector de louças sanitárias, como o Gresanit e HighCer, bem como soluções técnicas orientadas para a sustentabilidade e a eficiência ambiental.