CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Bosch Ferramentas Eléctricas Profissionais colocou em teste o sistema X – Lock, a sua mais recente inovação em sistemas de substituição de acessórios para rebarbadoras angulares. O local escolhido foi o Vale de Fils, na Alemanha, onde está a ser construída uma ponte.
A nova gama X-LOCK é muito completa, dispondo de um total de doze mini rebarbadoras – oito modelos com fio de 900 até 1 900 W, assim como quatro modelos sem fio com 18V – bem como mais de 130 acessórios. Para trabalhar metal, Martin Mayer tem uma ampla oferta de discos de corte, de desbaste, de fibra, SCM e de lamelas, assim como catrabuchas tipo tacho e redondas.
Martin Mayer, encarregado da obra que representa no terreno a equipa da Max Bögl, explica que “de momento estamos a trabalhar na armadura”, que inclui por exemplo uma tarefa diária de assentar, rapidamente, mais de 160 toneladas de metal para que o betão possa ser vazado. “A armadura é muito estreita. Se as posições não estiverem correctas, o metal deve ser cortado com rebarbadoras. Portanto, a equipa deve ter as ferramentas e os acessórios à mão. Se falta algum destes elementos, há um longo caminho a percorrer até ao armazém de ferramentas. Isto custa-nos tempo”.
“Com o uso de rebarbadoras estamos quase sempre à procura da chave. Está sempre em qualquer lado. Também perdemos tempo quando o disco fica bloqueado e a porca de aperto encrava”, descreve Martin Mayer sublinhado a constante preocupação com o tempo. Com o sistema X-LOCK da Bosch esta luta contra o tempo é minimizada: “O novo sistema é rápido. Consigo substituir o disco em apenas alguns segundos. E nem necessito de uma ferramenta.”
Com a GWX 18V-10 SC Professional da Bosch, Martin Mayer consegue fazer tudo com um só clique: basta posicionar o disco no encaixe X-LOCK, fixar com um clique e está pronto. Se precisar de substituir um disco, basta desbloqueá-lo com a alavanca para o poder retirar de imediato. A rebarbadora com sistema X-LOCK oferece-lhe uma vantagem decisiva também ao nível da segurança para o utilizador: “a função de travão faz com que o disco se imobilize em apenas um segundo depois da desconexão da ferramenta. Isto reduz em muito o risco de lesões”.