Centro histórico de Lisboa valoriza perto dos 20% no final de 2018
A evolução acumulada dos preços no Centro histórico de Lisboa face ao 1º semestre de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo, é já de 134%

CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
DR
O preço das casas no Centro Histórico de Lisboa subiu 19% no 2º semestre de 2018 comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Tal subida recoloca o desempenho dos preços neste território em torno dos 20%, nível verificado desde o 2º semestre de 2015 e apenas interrompido no 1º semestre de 2018, quando a variação homóloga dos preços caiu para 5,6%.
Os dados resultam do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, o qual incide sobre as freguesias de Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia. O índice é apurado pela Confidencial Imobiliário, acompanhando a dinâmica dos preços de transacção de habitação neste território central de Lisboa.
Em termos semestrais, a subida dos preços foi de 18,8%, igualmente em forte aceleração face ao semestre anterior, quando os valores de transacção se mantiveram praticamente inalterados, apresentando uma variação residual de apenas 0,1%. Com a recuperação registada no 2º semestre de 2018, a evolução acumulada dos preços no Centro Histórico de Lisboa face ao 1º semestre de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo, é já de 134%.
No contexto mais amplo da cidade de Lisboa, a subida dos preços das casas continuou a suavizar, observando-se um crescimento homólogo de 16% no 4º trimestre de 2018 de acordo com o índice de Preços Residenciais da Confidencial imobiliário. No 1º trimestre de 2018, esta subida era de 22,8%, mas desde então o crescimento dos preços em Lisboa tem vindo a abrandar. Em termos trimestrais, a subida foi de 1,7%, igualmente em desaceleração face aos 5,3% observados no início do ano e sendo esta a subida em cadeia mais baixa dos últimos três anos.