Centro histórico de Lisboa valoriza perto dos 20% no final de 2018
A evolução acumulada dos preços no Centro histórico de Lisboa face ao 1º semestre de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo, é já de 134%
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
DR
O preço das casas no Centro Histórico de Lisboa subiu 19% no 2º semestre de 2018 comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Tal subida recoloca o desempenho dos preços neste território em torno dos 20%, nível verificado desde o 2º semestre de 2015 e apenas interrompido no 1º semestre de 2018, quando a variação homóloga dos preços caiu para 5,6%.
Os dados resultam do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, o qual incide sobre as freguesias de Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia. O índice é apurado pela Confidencial Imobiliário, acompanhando a dinâmica dos preços de transacção de habitação neste território central de Lisboa.
Em termos semestrais, a subida dos preços foi de 18,8%, igualmente em forte aceleração face ao semestre anterior, quando os valores de transacção se mantiveram praticamente inalterados, apresentando uma variação residual de apenas 0,1%. Com a recuperação registada no 2º semestre de 2018, a evolução acumulada dos preços no Centro Histórico de Lisboa face ao 1º semestre de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo, é já de 134%.
No contexto mais amplo da cidade de Lisboa, a subida dos preços das casas continuou a suavizar, observando-se um crescimento homólogo de 16% no 4º trimestre de 2018 de acordo com o índice de Preços Residenciais da Confidencial imobiliário. No 1º trimestre de 2018, esta subida era de 22,8%, mas desde então o crescimento dos preços em Lisboa tem vindo a abrandar. Em termos trimestrais, a subida foi de 1,7%, igualmente em desaceleração face aos 5,3% observados no início do ano e sendo esta a subida em cadeia mais baixa dos últimos três anos.