“A DecorHotel está mais abrangente”
O promotor da feira Profissional Equipotel, Construção, Produtos e Serviços para hotéis e similares fala ao Construir sobre o potencial da edição de 2018, que se realiza na Exponor. Para 2019, o evento regressa a Lisboa não estando ainda definido o local
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Em declarações ao CONSTRUIR, José Frazão, director geral da ExpoSalão e promotor da DECORHOTEL, abre as portas da edição deste ano ao evento que transita do Centro de Congressos de Lisboa para a Exponor, em Matosinhos
Quais as expectativas para a edição deste ano da DecorHotel, depois do sucesso que foi, sobretudo, a última edição?
Temos a presença de 200 empresas, com mais de 400 marcas de fabricantes Nacionais e Internacionais. Reunimos a massa crítica que fornece o sector e durante os 3 dias de DECORHOTEL, os profissionais encontrarão uma grande diversidade de propostas e soluções para construir, equipar e decorar as suas unidades hoteleiras.
As expectativas são muitas. Temos uma grande feira, com uma grande oferta e esperamos receber de 8 a 10 000 visitantes profissionais durante os 3 dias.
Quais as linhas fortes da edição deste ano?
Este ano a feira está mais abrangente quer ao nível do espaço, número de empresas e equipamentos, produtos e serviços expostos. O destaque vai para a construção, com a presença de várias empresas de projecto com soluções de chave na mão. A feira contempla todas as áreas necessárias para a construção, remodelação e decoração de unidades hoteleiras. Construção (sanitários, portas, janelas, pavimentos e revestimentos e iluminação); Arquitectura e design de interiores, com projectos integrados de chave na mão; Decoração (mobiliário, colchões, estofos, alcatifas e tapeçarias); Têxteis: tecidos, atoalhados (cama, banho e mesa) e vestuário profissional; Equipamentos: cozinha, lavandaria, spas e fitness; Gestão e tecnologia: domótica; controlo de acessos, softwatre, fechaduras, cofres e sinalética; Amenities e produtos de higiene e limpeza; e para o exterior, mobiliário e iluminação. Paralelamente à exposição, há espaço para a discussão de ideias, com a realização de conferências e palestras onde são apresentados e discutidos os desafios e as tendências da hotelaria e da arquitectura hoteleira.
Que radiografia traçam do “sector” no momento em que decorre a DecorHotel deste ano?
O turismo é a maior actividade económica exportadora do país, sendo responsável por 50,1% das exportações de serviços e 18% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 7,8% no PIB português.
Acompanhar esta evolução do sector, num cenário em que os níveis de crescimento do turismo batem recordes ano após ano, é primordial para os players que se movimentam no sector, a actualização constante das soluções e novidades, por forma a se apresentarem de forma competitiva ao mercado. A DECORHOTEL surge como um espaço que promove o encontro entre a oferta e a procura, com vista à concretização de negócios, e é uma oportunidade privilegiada para promover contactos entre todos os profissionais.
A opção pela Exponor é para manter ou é expectável que haja uma estratégia de “rodar” a localização do evento?
A estratégia é não fixar a feira. Vamos acompanhar o sector e realizar a DECORHOTEL, sempre com o foco nas necessidades do sector e das empresas que o servem.
Que percepção tem da reacção dos expositores a este evento, nomeadamente a edição deste ano? É sentido o entusiasmo turístico que se vive no País também ao nível dos expositores?
As reacções são as melhores e as expectativas são altas. Pelos resultados da primeira edição, pela aderência à realização no Porto, pelos excelentes indicadores do Turismo.
O tecido empresarial que sustenta esta área de actividade é composto por empresas muito dinâmicas e profissionais que trabalham ao mais alto nível num mercado com elevados níveis de exigência. E sim, percebemos o empolgamento das empresas perante o cenário de crescimento que se vive no sector e o entusiasmo em se apresentarem ao mercado, com a participação na DECORHOTEL, pela forma e empenho que colocam na preparação do stand e na comunicação da sua presença na feira.