Dinamismo do mercado com expressão no SIL de 2018
350 expositores, 150 investidores e cerca de 65 mil visitantes. Estes são os números esperados para a 21ª edição do SIL. Um aumento de 30%, em comparação a 2017, e que justificou a ocupação de dois pavilhões. Cada vez mais internacional, o SIL espera, também, um número recorde de investidores estrangeiros, em particular oriundos de França, Brasil e Inglaterra
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
“Mais empresas, mais projectos, mais investidores, mais actividades para os profissionais e para o publico em geral”. É assim que Sandra Fragoso, gestora do Salão Imobiliário de Portugal, caracteriza mais uma edição. Em entrevista ao CONSTRUIR, revela as inúmeras iniciativas previstas que deverão ser o ‘espelho’ da dinâmica do sector
Que radiografia traçam do mercado imobiliário neste momento em que se abrem as portas de mais uma edição do SIL?
Considero que o mercado esta a travessar uma fase muito favorável espelhando assim o contexto económico favorável que o Pais atravessa. O ano de 2017 e o de 2018 estão a ser uns anos de expansão e de crescimento sustentado para o sector, há uma maior liquidez financeira, o sector bancário está novamente a conceder crédito, e ainda o aumento da oferta imobiliária de qualidade e estrategicamente localizada.
Os portugueses estão mais confiantes e voltam a olhar para o imobiliário como uma opção segura e rentável.
O segmento Luxury vai continuar a liderar a preferência da reabilitação imobiliária nos centros históricos das cidades (Lisboa e Porto), apesar de ser cada vez mais difícil encontrar activos imobiliários.
Quais são as principais novidades da edição deste ano?
O SIL este ano apresenta um conjunto de novidades que vão de encontro com as tendências e necessidades do sector, criando assim oportunidades de negócios e de networking.
Vamos ter pela primeira vez o SIL Investment Pro: É um evento só para os profissionais do sector e para convidados e que decorrerá no primeiro dia do Salão de manhã, dia 3 de Outubro. Serão debatidos e apresentados três grandes temas: Investimento em Grandes Projectos Imobiliários; Investimento no Turismo Residencial e Projectos Estruturantes das Cidades.
Teremos investidores nacionais e estrangeiros de diversas nacionalidades, bem como Fundos de Investimento a contactar com os grandes projectos nacionais e estrangeiros. O SIL Investment PRO, culminará com um almoço onde o networking irá continuar entre os presentes.
Para além do aumento do investimento estrangeiro em Portugal, há cada vez mais figuras públicas internacionais dos mais variados sectores que decidiram vir residir em Portugal.
Assim vamos organizar um evento mediático com Intercâmbio de experiências e vivências, onde as personalidades estrangeiras irão contar a sua história e a dizer porque escolheram Portugal para Viver!
A Embaixadora do I Choose Portugal é a Beatriz Rubio, também ela um exemplo claro de uma mulher (no caso espanhola) que escolheu Portugal para viver e para ter sucesso.
Uma outra novidade é Roteiro das Vantagens SIL, o visitante quando chegar ao SIL terá acesso a uma APP com a planta do SIL e onde lhe indicará quais as empresas que estão presente, bem todas as actividades que decorrem no âmbito do SIL, proporcionado uma oferta diversificada bem como as que têm condições especiais para as aquisições de imóveis/serviços que sejam realizadas no SIL.
Tendo em conta que o mercado imobiliário de luxo está em franco crescimento, teremos a primeira edição do “SIL Luxury”, vai ser um espaço privilegiado, onde estarão representadas diversas marcas de Luxo e prestígio, dos mais variados sectores, imobiliário, automóveis, bebidas, acessórios , entre outras.
Nesta zona, teremos ainda o “Lounge SIL Luxury”, ponto de encontro de networking entre as empresas, investidores e convidados.
Para além destas novidades teremos as acções organizadas pelos nossos expositores e parceiro, designadamente conferências, sobre diversos temas relacionados com a actualidade do mercado, encontro de marcas, apresentações de produtos, entre outros.
O espaço cresceu perto de 30%. Em que assenta este crescimento e como se explica?
O crescimento do Salão está a acompanhar a evolução positiva do sector, quer por via do investimento interno, quer por via do investimento estrangeiro, e por isso vamos duplicar o espaço do Salão, teremos o Pavilhão “Pessoa” e o Pavilhão “Camões”.
O SIL é a grande mostra representativa do sector imobiliário em Portugal, proporcionando ao investidor e ao consumidor final uma oferta diversificada e de qualidade.
O Seixal é promovido como “cidade convidada”. Como surgiu este convite e qual o objectivo de adoptar este modelo de “SIL Cidades”?
Os principais investimentos são feitos nas Cidades, pois são estas que cativam mais a procura, assim faz-nos todo sentido termos as cidades portuguesas representadas no SIL. As cidades irão promover e divulgar os activos imobiliários, tendo como principal objectivo atrair investimento.
Este ano e pela primeira vez temos a Cidade Convidada que será o Seixal, que irá apresentar os projectos estruturantes que vai desenvolver no seu município.
Teremos obviamente a cidade anfitriã Lisboa, cidades do Norte e Sul do País.
E temos ainda e, também pela primeira vez, a Região Autónoma da Madeira como Região Convidada, que estará representada pela Invest Madeira.
Que papel pode ter o SIL no acompanhamento da dinâmica a que temos assistido no mercado imobiliário nacional?
Como referi há pouco, o SIL tem acompanhado o crescimento do sector imobiliário, e o impacto é francamente positivo, pois vamos ter mais empresas, mais projectos, mais investidores, mais actividades para os profissionais e para o publico em geral, contribuindo assim para o desenvolvimento estratégico e dinamização do Sector Imobiliário.
O SIL é a grande mostra representativa do sector imobiliário em Portugal, proporcionando ao investidor e ao consumidor final uma oferta diversificada e de qualidade.
De que modo têm procurado atrair investidores para as oportunidades que estarão em exposição no SIL ?
O SIL investe há mais de uma década em participações internacionais, levando as empresas portuguesas a eventos em mercados promissores como a China, França, o Brasil, o Reino Unido, entre outros. Por outro lado, os investidores são convidados a visitar o SIL em Lisboa e assim se vão cimentando relações e concretizando negócios. Enquanto o mercado o ditar, o SIL acompanhará as tendências, optimizando os contactos e colhendo os frutos do reconhecimento deste esforço pelas empresas envolvidas.
Como bem sabe, em 2017 o sector atingiu 21,7mil milhões e de investimento estrangeiro 4,7 mil milhões.
O investimento estrangeiro tem vindo a crescer nos últimos quatro anos, cerca de 20% ao ano e é um dos principais motores do crescimento do sector. Assim sendo, faz-nos todo o sentido organizar eventos e programas que possam gerar ainda mais negócios, quer na promoção dos activos imobiliários portugueses, quer na captação de investimento estrangeiro.