Predibisa instala Finerge em Matosinhos
A especialista em produção de energia eólica prepara-se para transferir as suas instalações para um edifício, promovido pela Geo Investmentos, localizado na nova rotunda da Avenida D. Afonso Henriques e Rua Sousa Aroso, em Matosinhos Sul, onde contará com uma área de 1600 m2

Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Na sequência do seu crescimento no mercado e numa altura em que integra mais de 889 MW de energia eólica, a Finerge prepara-se para transferir as suas instalações para um edifício localizado na nova Rotunda da Avenida D. Afonso Henriques e Rua Sousa Aroso, em Matosinhos Sul, onde contará com uma área de 1600 m2.
O imóvel, actualmente em reabilitação e com uma área total de 4.000 m2, está a ser comercializado pela Predibisa.
“O Porto continua a consolidar a sua atractividade neste mercado. Porém, a escassez de produto compatível com o perfil actual da procura, obriga-nos a uma maior atenção e leva as empresas a ajustarem a procura a locais onde a sua instalação seja mais rápida e que conjuguem boas acessibilidades, estacionamento, infraestruturas de qualidade, estações de metro nas proximidades, enquadramento urbano e área para expansão”, sublinha Graça Cunha, responsável pelo departamento de escritórios da Predibisa.
A Geo Investimentos, promotor deste edifício, destinado a escritórios moduláveis entre 600 m2 a 4.000 m2, entregará o espaço de acordo com o fitout previamente analisado e estudado com a Finerge adaptando o seu layout e optimizando o mesmo relativamente aos requisitos específicos desta empresa.
Fundada em 1996, altura em que começou a desenvolver actividades de cogeração eléctrica em Portugal, a Finerge, com sede actualmente no Porto, conta com cerca de 500 aerogeradores instalados nas 40 Centrais Eólicas que explora, produzindo cerca de 1,77 TW/h por ano e evitando a emissão de cerca de 800.000 toneladas de CO2.
A par das actividades de construção e exploração de centrais eólicas, a Finerge possui, desde 2007, um Centro de Despacho no Porto que faz a monitorização de todas as centrais eólicas em actividade, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
A empresa, que ainda recentemente adquiriu o projecto Âncora Wind, justifica a mudança para instalações maiores e com mais condições para a prossecução do seu trajecto de crescimento.