OH Lisboa 2018: Programa Júnior, Plus e Acessibilidades voltam nesta edição
A programação conta com 13 actividades para crianças, 10 eventos Plus e 14 visitas de acessibilidade em 6 espaços de diferentes tipologias

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Museu do Dinheiro recebe iniciativas dos Programas Júnior e Plus, bem como 3 Visitas de Acessibilidades ©José Manuel Rodrigues
No próximo fim-de-semana, 22 e 23 de Setembro, o Open House Lisboa volta a abrir as portas de 84 espaços das cidade – 38 deles em estreia -, e como novidade oferece ainda Percursos Urbanos e visitas com Especialistas aos mesmos. O evento que acontece pela sétima vez na cidade, mantém os programas paralelos – Programa Júnior e Plus – propondo uma programação que integra 13 actividades para crianças entre os 6 e os 12 anos e 10 eventos (Plus) que vão desde os concertos às performances de dança, passando pelos debates.
A edição volta a contar com o Programa de Visitas de Acessibilidades, de modo a permitir uma experiência mais completa a pessoas cegas, com baixa visão, surdas ou com deficiência cognitiva. O objectivo, explica a organização, é o de “permitir a compreensão dos espaços e da sua função com recurso à descrição e a experiências tácteis e ainda outras com interpretação em Língua Gestual Portuguesa”. Ao todo são 14 visitas que se realizam em 6 espaços de diferentes tipologias.
A Biblioteca de Marvila, o Cine-Teatro Capitólio, o Hub Criativo do Beato, o MAAT, o Museu do Aljube, o Museu do Dinheiro, a Reitoria da Universidade de Lisboa e o Teatro Thalia (por confirmar), são os espaços que recebem as actividades do Programa Plus.
O Atelier Júlio Pomar, a Biblioteca de Marvila, a Casa dos Bicos, o Centro Cultural de Belém, o Edifício Manifesto, a Estufa Fria, o Hub Criativo do Beato, o LU.CA, o MAAT, o Museu do Dinheiro, e o Museu Nacional dos Coches, recebem as iniciativas do Programa Júnior.
Para esta 7ªedição, o OH Lisboa tem um novo website com o objectivo de “criar uma experiência online imersiva” que assenta numa nova dinâmica “mais intuitiva, centrada nos espaços do roteiro, tendo como objectivo preencher duas funções em dois momentos distintos: primeiro, como principal guia de divulgação, informação e planeamento de visitas durante a edição do Open House a decorrer. Segundo, como guia de arquitectura online da cidade de Lisboa, durante todo o ano.
Nesse sentido, todos os programas paralelos – Júnior, Plus e Acessibilidades -, podem ser consultados aqui.