CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Apenas 9,2% das casas para venda e arrendamento em Portugal têm ar condicionado, é no mercado de arrendamento que se concentra a maior percentagem de habitação climatizada e as cidades onde existem mais casas com sistema de refrigeração são Faro, Lisboa e Setúbal.
As conclusões são do Marketplace imobiliário de Portugal, publicado por o idealista, que fundamentou os números avançados após ter analisadas mais de 177.400 casas à venda e em arrendamento anunciadas na sua base de dados a 6 de Agosto de 2018.
Do universo de imóveis analisado, Faro é a cidade que apresenta mais casas com ar condicionado anunciadas para venda ou arrendamento (21,5%). Seguem-se na lista Lisboa (15,1%), Setúbal (11,5%), Viseu (11,2%) e Braga (10%), por esta ordem. O idealista salienta que, no Porto apenas 8,8% dos imóveis têm ar condicionado, menos que a média nacional.
No lado oposto da tabela, encontramos Guarda com apenas 1% de casas equipadas com ar condicionado, seguida Bragança (1.8%), Leiria (3,1%) e Funchal (4,2%).
Por regiões, o Algarve lidera como a região onde existe uma maior percentagem de casas climatizadas (15,8%), seguida por Lisboa (12,1%) e Alentejo (11,9%). Na Madeira é onde menos há (3,3%), seguida do Centro do País (4,8%) e Norte (6,5%).
O estudo demonstra ainda que, “a diferença entre as casas climatizadas à venda e para arrendar é significativa, ganhando vantagem o arrendamento”. Traduzido em números, “das casas disponíveis para arrendar, 14,6% conta com esta comodidade, enquanto das casas que se encontram para venda apenas 9,1% tem ar condicionado”.